Inteligência emocional e empatia: um retrato dos estudantes universitários de áreas do cuidar
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7530 |
Resumo: | A Inteligência Emocional e a Empatia são construtos relevantes para formar profissionais capazes de prestar cuidados focados nas pessoas. O trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte consiste num artigo de revisão sistemática da literatura cujo objetivo é descrever a Inteligência Emocional e Empatia em estudantes universitários de áreas do cuidar tendo em conta o sexo, área de curso e anos de formação. De uma forma geral, os resultados sugerem que as mulheres apresentam valores mais elevados de Inteligência Emocional e Empatia. Relativamente aos anos de formação, os resultados apontam a não existência de associação, relação positiva e relação negativa. Existe concordância de que estas duas variáveis estão positivamente associadas. A segunda parte integra um artigo em que apresenta um estudo que tem como objetivo geral descrever os níveis de Inteligência Emocional e Empatia numa amostra de 133 estudantes, tendo em consideração o seu sexo, áreas de estudo e ano de estudo que frequentam. Foram administrados, um Questionário Sociodemográfico, o Índice de Reatividade Interpessoal e o Questionário de Competência Emocional. Os resultados mostraram que as mulheres apresentam valores mais elevados de Inteligência Emocional e Empatia do que os homens; que não existem diferenças estatisticamente significativas para a Inteligência Emocional; a dimensão da Empatia Desconforto Pessoal mostrou-se superior nos estudantes de Ciências Humanas e Sociais; que a Fantasia (Empatia) é inferior nos anos mais avançados; e que existe associação entre a Inteligência Emocional e a Empatia. Conclui-se, assim, que é importante haver um investimento na formação dos futuros profissionais. |
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Inteligência emocional e empatia: um retrato dos estudantes universitários de áreas do cuidarInteligência EmocionalEmpatiaEstudantes UniversitáriosÁreas do cuidarEmotional IntelligenceEmpathyUniversity StudentsCare areDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA Inteligência Emocional e a Empatia são construtos relevantes para formar profissionais capazes de prestar cuidados focados nas pessoas. O trabalho está organizado em duas partes. A primeira parte consiste num artigo de revisão sistemática da literatura cujo objetivo é descrever a Inteligência Emocional e Empatia em estudantes universitários de áreas do cuidar tendo em conta o sexo, área de curso e anos de formação. De uma forma geral, os resultados sugerem que as mulheres apresentam valores mais elevados de Inteligência Emocional e Empatia. Relativamente aos anos de formação, os resultados apontam a não existência de associação, relação positiva e relação negativa. Existe concordância de que estas duas variáveis estão positivamente associadas. A segunda parte integra um artigo em que apresenta um estudo que tem como objetivo geral descrever os níveis de Inteligência Emocional e Empatia numa amostra de 133 estudantes, tendo em consideração o seu sexo, áreas de estudo e ano de estudo que frequentam. Foram administrados, um Questionário Sociodemográfico, o Índice de Reatividade Interpessoal e o Questionário de Competência Emocional. Os resultados mostraram que as mulheres apresentam valores mais elevados de Inteligência Emocional e Empatia do que os homens; que não existem diferenças estatisticamente significativas para a Inteligência Emocional; a dimensão da Empatia Desconforto Pessoal mostrou-se superior nos estudantes de Ciências Humanas e Sociais; que a Fantasia (Empatia) é inferior nos anos mais avançados; e que existe associação entre a Inteligência Emocional e a Empatia. Conclui-se, assim, que é importante haver um investimento na formação dos futuros profissionais.Emotional Intelligence and Empathy are relevant constructs to form professionals capable of providing people-centered care. The work is organized in two parts. The first part consists of an article of systematic review of the literature whose objective is to describe Emotional Intelligence and Empathy in university students of areas of care taking into account the gender, area of course and years of formation. In general, the results suggest that women have higher values of Emotional Intelligence and Empathy. Regarding the formation years, the results point that there is no association, positive relation and negative relation. There is agreement that these two variables are positively associated. The second part integrates an article in which it presents a study that has as general goal to describe the levels of Emotional Intelligence and Empathy in a sample of 137 students, taking into consideration their gender, areas of study and year of study that they attend. The following were administered: Sociodemographic Questionnaire, the Interpersonal Reactivity Index and the Emotional Competency Questionnaire. The results showed that women present higher values of Emotional Intelligence and Empathy than men; that there are no statistically significant differences for Emotional Intelligence; the dimension of the Personal Discomfort Empathy showed to be superior in the students of Human and Social Sciences; that Fantasy (Empathy) is inferior in the later years; and that there is an association between Emotional Intelligence and Empathy. It is therefore concluded that it is important to invest in the formation of future professionals.Silva, IsabelRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinto, Rafaela Cerdeirinha2021-04-15T00:30:12Z2019-04-15T00:00:00Z2019-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:55Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:27.267569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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