Os exames nacionais do ensino secundário como modelo de avaliação externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Maria Isabel do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16745
Resumo: Com este trabalho de reflexão e análise crítica do nosso percurso profissional relevamos a nossa experiência de professora classificadora de exames nacionais do ensino secundário, como um dos aspetos que mais marcou o nosso percurso. Selecionamos os exames nacionais, especificamente da disciplina de Economia A, quer pelo impacto que tiveram na prática pedagógica, em sala de aula, quer em contexto da organização escolar como elemento de avaliação externa. Consideramos pertinente refletir sobre a importância dos exames como instrumento de avaliação externa, não esquecendo que, na prática letiva, tivemos sempre como objetivos principais o sucesso escolar dos alunos e contribuir para o plano de melhoria da escola. A escola atual está a passar por alterações profundas devido às mudanças organizacionais, tecnológicas, económicas, sociais e culturais. Assim, ao professor compete exercer uma diversidade de funções que o tornam um profissional profundamente complexo, de modo a acompanhar todas as mudanças que se verificam na sociedade. Partindo do pressuposto que o desenvolvimento profissional é contínuo, reconhecemos que é necessária uma atualização permanente de conhecimentos que contribua para a melhoria do exercício da atividade docente. Ao fazermos a análise do contributo das formações realizadas, tivemos como objetivo principal contribuir com reflexões e vivências de forma a partilhar saberes adquiridos. Das formações que frequentamos ao longo da vida é de salientar este Curso de Mestrado em Ciências da Educação, sendo uma oportunidade de partilhar, de forma singela, a experiência reflexiva da nossa prática docente, à luz de trabalhos realizados por importantes investigadores educacionais.
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