Inovação tecnológica e digital em cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcias, Maria do Céu Ferreira Monge Valente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52145
Resumo: Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2020, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.
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spelling Inovação tecnológica e digital em cosméticosInovação tecnológicaProdutos cosméticosDispositivos digitaisCosméticosMestrado Integrado - 2020Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2020, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.A era digital mudou o comportamento do consumidor. Da inteligência artificial à impressão 3D, incluindo a realidade aumentada e a análise de ADN, a indústria cosmética está a centrar-se cada vez mais na tecnologia e no suporte digital. As tecnologias digitais permitem que os consumidores experimentem os produtos de maneiras totalmente novas. O objetivo principal deste trabalho foi descrever o impacto das novas tecnologias e inovações digitais nas necessidades dos consumidores de produtos cosméticos. Avaliaram-se as diversas ferramentas digitais que auxiliam os consumidores no diagnóstico dos seus problemas, na utilização correta dos produtos adquiridos e na avaliação dos resultados obtidos com os diversos produtos. A utilização do digital para o diagnóstico da pele e do cabelo pelos consumidores atende às diferentes necessidades que estes enfrentam, como a ajuda na escolha dos produtos mais indicados de uma dada marca, o apoio de especialistas, os produtos personalizados, o conhecimento do tipo de ingredientes utilizados nas formulações, o conhecimento genético e as experiências interativas nas lojas de produtos cosméticos. Tão importante como fazer um bom diagnóstico das condições da pele ou cabelo é saber como utilizar corretamente os produtos cosméticos e, neste ponto os consumidores podem dispor de várias ferramentas, tais como tutoriais em vídeos e/ou texto, desenvolvidos quer por parte das marcas, quer por parte dos influenciadores de beleza. Todavia, uma avaliação dos resultados obtidos com os cosméticos que utilizam, torna-se fulcral na confiança dos consumidores com os seus produtos e já existem diversos aplicativos que os auxiliam nesta tarefa. Apesar das fragilidades que os dipositivos digitais ainda têm, estes já são de extrema utilidade para os consumidores e são um passo essencial na sua rotina diária de cuidados com a pele e cabelo. Sem dúvida que a inovação tecnológica e digital na indústria cosmética vai continuar a desenvolver-se exponencialmente e nos próximos anos iremos assistir ao aparecimento de novas tecnologias cada vez mais evoluídas, assertivas e completas.The digital age has changed consumer behaviour. From artificial intelligence to 3D printing, including augmented reality and DNA analysis, cosmetic industry is increasingly focusing on technology and digital support. Digital technologies allow consumers to experience cosmetic products in completely new ways. The main objective of this work is to describe the impact of the new technologies and the digital innovations on the needs of the consumers of cosmetic products. It was evaluated the different digital tools that support consumers in the diagnosis of their problems, in the correct use of the purchased cosmetic products and in the evaluation of the results obtained with the different products. The use of digital technologies for the diagnosis of skin and hair health meet the different needs that consumers have and help them choosing products from a brand range with multiple variants, to have support from specialists, to have personalized products, to understand the type of ingredients used in formulations, to have genetic awareness and to have interactive experiences in beauty stores. As important as making a good diagnosis of skin or hair conditions is to know how to properly apply the beauty products. In this case, consumers have several digital tools such as video and/or text tutorials, delivered by brands or by beauty influencers. An evaluation of the performance of each cosmetic product is key to the consumer's trust with their beauty product and brand and, there are already several applications that assist them in this mission. Despite the weaknesses that digital devices still have, they are already extremely useful for consumers and an essential step in their skin and hair routine. Undoubtedly, technological and digital innovation in the beauty industry will continue to develop exponentially and in the coming years new technologies will continue to be launched even more accurate, assertive and complete.Ribeiro, Helena Margarida de Oliveira MarquesRepositório da Universidade de LisboaGarcias, Maria do Céu Ferreira Monge Valente2022-04-04T11:53:31Z2020-10-072020-09-292020-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52145TID:202681769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:17.811122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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