Boas práticas sustentáveis na indústria cosmética:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57844 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia. |
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Boas práticas sustentáveis na indústria cosmética:dimensão da responsabilidade socialIndústria cosméticaSustentabilidadeEstratégiaDimensão socialCiclo de vida do produto cosméticoMestrado integrado - 2022Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.Atualmente, a inovadora e metamórfica indústria cosmética está a revolucionar-se para a construção de um mundo mais sustentável que melhore a qualidade de vida, respeite os direitos humanos e proteja o ambiente, respondendo aos valores e às diversas necessidades da humanidade. A indústria cosmética encontra-se em constante desenvolvimento e atualização, estando esta orientada tanto para a ciência como para o consumidor. É indubitável a sua posição e o seu impacto através das suas atividades e dos seus produtos em todas as dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e económica). Neste sentido, pensar e agir sustentavelmente é sem dúvida uma prioridade incontestável desta indústria agora já no presente e para o futuro. É essencial adaptar o modelo de negócio da indústria cosmética e implementar uma estratégia de sustentabilidade, apoiando-a na justiça social, ambiental e económica ao longo da sua cadeia de valor, não só de modo a assegurar sempre a sua rentabilidade económica, mas também reduzindo o impacto ambiental e maximizando o impacto social. Surge, assim, o desenvolvimento desta monografia que tem como objetivo principal a elaboração de uma ferramenta que auxilia a integração da dimensão social na estratégia de sustentabilidade de uma empresa da indústria cosmética, explorando especificamente as boas práticas e oportunidades deste setor atuar positivamente na sociedade, combinando a sua esfera da ação (produtos e serviços) e influência política e social para transformar realidades por meio de ações de Responsabilidade Social. Para tal, é realizada uma análise crítica ao ciclo de vida do produto cosmético e os seus serviços associados, evidenciando as iniciativas e o potencial social deste setor. Esta ferramenta pretende deste modo orientar e acompanhar a indústria cosmética que tencione criar, rever ou renovar as suas estratégias de sustentabilidade, de modo a tornar esta jornada da sustentabilidade mais agradável, impactante e lucrativa para a indústria cosmética, contribuindo para o impulso global em prol de um mundo mais justo e mais sustentável.Today, the innovative and metamorphic cosmetics industry is revolutionising itself to build a more sustainable world that improves quality of life, respects human rights and protects the environment, responding to the values and the diverse needs of humanity. The cosmetics industry is constantly developing and updating, being both science and consumer oriented. Its position and impact through its activities and products on all dimensions of sustainability (environmental, social and economic) is undoubted. In this context, thinking and acting sustainably is undoubtedly an unquestionable priority for this industry now and for the future. It is essential to adapt the cosmetics industry business model and implement a sustainability strategy, supporting it in environmental, economic, and social justice throughout its value chain, not only to always ensure its economic profitability, but also by reducing the environmental impact and maximizing the social impact. Thus, the development of this thesis appears, having as main objective the elaboration of a tool that helps the integration of the social dimension in the sustainability strategy of a cosmetic industry company, specifically exploring the good practices and opportunities of this sector to act positively in society, combining its sphere of action (products and services) and political and social influence to transform realities through Social Responsibility actions. To this end, a critical analysis of the life cycle of the cosmetic product and its associated services is performed, highlighting the initiatives and social potential of this sector. This tool intends to guide and accompany the cosmetics industry which intends to create, revise, or renew its sustainability strategies, to make this sustainability journey more pleasant, impactful, and profitable for its organisation, contributing to the global push for a fairer and more sustainable world.Marto, Joana MarquesRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Ana Catarina Alves2022-07-192022-06-262025-07-19T00:00:00Z2022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57844TID:203152735porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:53.863396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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