Melhoria do processo de reaprovisionamento automático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Fernando Manuel Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39570
Resumo: Atento no Grupo Jerónimo Martins, empresa portuguesa com projeção internacional com mais de 225 anos de existência e que atua no ramo alimentar, distribuída pelos setores da distribuição alimentar, retalho especializado e agroalimentar, e que tem por objetivo continuar a crescer num negócio de excelência e exemplar, obtendo o crescimento e a satisfação dos seus clientes, surge este projeto de mestrado. Pretende-se minimizar o nível de roturas, mas neste caso concreto, indo ao encontro do sistema de reaprovisionamento automático existente na Companhia e, mais concretamente, na insígnia Recheio. Desta forma, propõe-se melhorar o processo de encomendas de artigos tornando a ferramenta de reaprovisionamento mais eficiente. Identificaram-se alguns constrangimentos no processo de encomendas que fazem com que o reaprovisionador esteja sempre em processo crítico e nem sempre valide o que o sistema sugere. Procura-se analisar, identificar e propor melhorias no sistema de reaprovisionamento, com o objetivo de, por um lado melhorar a análise feita pelo sistema, e por outro melhorar o desempenho do reaprovisionador de forma que faça unicamente a gestão do sistema para que este funcione autonomamente. Assim, atendendo aos constrangimentos identificados, foram apresentadas sugestões para tentar eliminá-los e fazer com que todo o processo da cadeia de abastecimento seja otimizado, desde a operação em armazém centralizados (redução de manipulação dos artigos pelos operadores) à loja (considerando a reposição e arrumação dos artigos pelos operadores), passando pelas encomendas a fornecedores diretos, e tornando o nível de serviço às lojas Recheio mais eficiente, reduzindo o nível de roturas, salvaguardando stocks (mínimos, segurança) e, assim, garantir a satisfação e fidelização contínua dos clientes.
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