Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/103061 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_6f1c5a57e54120e9e3209bd44d8c1f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/103061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de CoimbraAnalysis and proposal for process improvement in the Tourism Stores of the University of CoimbraSouvenirsRetalhoGestão de StocksDemandReaprovisionamentoSouvenirsRetailStock ManagementDemandReplenishmentDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO setor do turismo em Portugal tem verificado um grande crescimento nos últimos anos, sendo um fator importantíssimo para a economia do país. No entanto, esse crescimento acarreta dificuldades na gestão dos serviços associados a este setor, principalmente com a recente pandemia de COVID-19 que em nada ajudou essa tarefa.O turismo da Universidade de Coimbra não é exceção. Apesar do seu crescimento desde a elevação da Universidade a património mundial da UNESCO, o turismo da UC não considera ter o sucesso que esperaria ser proporcional ao património e localização privilegiada que possui. Com uma grande diversidade de produtos, a procura sazonal e incerta e um processo de compra limitado ao processo de contratação pública, o turismo da UC sente alguma dificuldade na gestão da atividade de vendas das suas lojas de merchandising. Posto isto, o objetivo desta dissertação é tentar oferecer ao turismo da UC bases para que possam melhorar o seu inventário, sistema de aprovisionamento e processos, permitindo que melhorem os seus resultados e tenham um atividade mais rentável.Ao longo do documento será apresentada um revisão da literatura sobre lojas de retalho do setor de turismo e souvenirs, uma análise do armazém e sistema de reaprovisionamento, uma análise ABC às famílias de produtos mais importantes de forma identificar os produtos com maior impacto nas vendas e uma análise XYZ de forma a caracterizar os produtos consoante a variação da procura.O setor do turismo em Portugal tem verificado um grande crescimento nos últimos anos, sendo um fator importantíssimo para a economia do país. No entanto, esse crescimento acarreta dificuldades na gestão dos serviços associados a este setor, principalmente com a recente pandemia de COVID-19 que em nada ajudou essa tarefa.O turismo da Universidade de Coimbra não é exceção. Apesar do seu crescimento desde a elevação da Universidade a património mundial da UNESCO, o turismo da UC não considera ter o sucesso que esperaria ser proporcional ao património e localização privilegiada que possui. Com uma grande diversidade de produtos, a procura sazonal e incerta e um processo de compra limitado ao processo de contratação pública, o turismo da UC sente alguma dificuldade na gestão da atividade de vendas das suas lojas de merchandising. Posto isto, o objetivo desta dissertação é tentar oferecer ao turismo da UC bases para que possam melhorar o seu inventário, sistema de aprovisionamento e processos, permitindo que melhorem os seus resultados e tenham um atividade mais rentável.Ao longo do documento será apresentada um revisão da literatura sobre lojas de retalho do setor de turismo e souvenirs, uma análise do armazém e sistema de reaprovisionamento, uma análise ABC às famílias de produtos mais importantes de forma identificar os produtos com maior impacto nas vendas e uma análise XYZ de forma a caracterizar os produtos consoante a variação da procura.The tourism sector in Portugal has seen great growth in recent years, being a very important factor for the country's economy. However, this growth causes difficulties in the management of services associated with this sector, especially with the recent COVID- 19 pandemic, which in no way helped this task.Tourism at the University of Coimbra is no exception. Despite its growth since the elevation of the University to UNESCO's World Heritage status, UC tourism does not consider itself to have the success that would be expected to be proportional to its heritage and privileged location. With a great diversity of products, seasonal and uncertain demand and a purchase process limited to the public procurement process, UC tourism has some difficulty in managing the sales activity of its merchandising stores.That said, the objective of this dissertation is to try to provide UC tourism with bases so that they can improve their inventory, supply system and processes, allowing them to improve their results and have a more profitable activity.Throughout the document, a review of the literature on retail stores in the tourism and souvenir sector will be presented, an analysis of the warehouse and replenishment system, an ABC analysis of the most important product families in order to identify the products with the greatest impact on sales and an XYZ analysis in order to characterize the products according to the variation in demand. The tourism sector in Portugal has seen great growth in recent years, being a very important factor for the country's economy. However, this growth causes difficulties in the management of services associated with this sector, especially with the recent COVID- 19 pandemic, which in no way helped this task.Tourism at the University of Coimbra is no exception. Despite its growth since the elevation of the University to UNESCO's World Heritage status, UC tourism does not consider itself to have the success that would be expected to be proportional to its heritage and privileged location. With a great diversity of products, seasonal and uncertain demand and a purchase process limited to the public procurement process, UC tourism has some difficulty in managing the sales activity of its merchandising stores.That said, the objective of this dissertation is to try to provide UC tourism with bases so that they can improve their inventory, supply system and processes, allowing them to improve their results and have a more profitable activity.Throughout the document, a review of the literature on retail stores in the tourism and souvenir sector will be presented, an analysis of the warehouse and replenishment system, an ABC analysis of the most important product families in order to identify the products with the greatest impact on sales and an XYZ analysis in order to characterize the products according to the variation in demand.2022-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103061http://hdl.handle.net/10316/103061TID:203078322porDuarte, Luís Pedro Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:38:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:55.813870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra Analysis and proposal for process improvement in the Tourism Stores of the University of Coimbra |
title |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra |
spellingShingle |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra Duarte, Luís Pedro Rodrigues Souvenirs Retalho Gestão de Stocks Demand Reaprovisionamento Souvenirs Retail Stock Management Demand Replenishment |
title_short |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra |
title_full |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra |
title_fullStr |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra |
title_full_unstemmed |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra |
title_sort |
Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra |
author |
Duarte, Luís Pedro Rodrigues |
author_facet |
Duarte, Luís Pedro Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Luís Pedro Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Souvenirs Retalho Gestão de Stocks Demand Reaprovisionamento Souvenirs Retail Stock Management Demand Replenishment |
topic |
Souvenirs Retalho Gestão de Stocks Demand Reaprovisionamento Souvenirs Retail Stock Management Demand Replenishment |
description |
Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/103061 http://hdl.handle.net/10316/103061 TID:203078322 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/103061 |
identifier_str_mv |
TID:203078322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134092894142464 |