...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080 |
Resumo: | Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite |
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...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SPLeituraEscritaAlfabetizaçãoEducação pré-escolarOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as concepções de escrita de crianças que iniciavam o Ciclo Básico, tendo frequentado Pré-Escolas com dois modelos distintos de alfabetização - o considerado tradicional e o considerado funcional - e crianças que não freqüentaram Pré-Escola. Participaram apenas crianças de nível sócio-econômico baixo, na faixa etáriade 07 anos. Foram avaliadas 90 crianças, divididas em três grupos: 30 do Gl - modelo considerado tradicional, 30 do G2 - modelo considerado funcional e 30 do G3 - sem pré escola. Em cada grupo foram divididas, de forma igualitária, por sexo.Os dados coletados através de um instrumento de avaliação composto de 57sub-itens, que verificaram: a Concepção de Escrita, Elementos do processo de Leitura e Escrita e Noções Básicas de Metalinguagem - Portadores de Textos (Identificação, Critério Ie Função).O estudo teve como fundamentação teórica os pressupostos da teoria construtivista de Jean Piaget e os aspectos de caráter social da aprendizagem da leitura e escrita de acordo com Jean Foucambert. A análise dos dados foi realizada através dos testes Qui-Quadrado e Exato de Fisher, para verificar as diferenças significativas entre as respostas apresentadas pelos três grupos.Os resultados apontaram uma associação possitiva entre as respostas apresentadas pelo G2 - modelo considerado funcional de alfabetização em relação aos outros grupos G 1 e G3. No entanto as respostas apresentadas pelo G3 - sem pré-escola demonstratam-se superiores ao G 1 - modelo considerado tradicional de alfabetização. Neste sentido, os dados sugerem que não é qualquer tipo de proposta pré escolar que promove avanços no processo de aquisição da leitura e escrita, uma vez que crianças que não frequentaram pré-escola, apresentaram desempenho superior ao de um dos grupos (GI). Tal questão foi objeto de discussãoAbstract: The aim of this piece of work was to evaluate the writing concepts of children in Primary School who had either attented pre-primary school which promote the acquisition of reading and writing ability through two different methodological approaches - the traditional one and the functional one, or who had not attented pré-primary school at all. All the children evaluated come from working class families and are aged seven years old. Ninety children were evaluated in three groups of thirty: Group 1 - tradicional approach, Group 2 - functional approach, Group 3 - no pre-primary schooI. The children were equally divided into the groups according to sex The data was collected by means of an evaluation tool consisting of 57 sub items which analysed: the Writing Concept, Aspects ofthe Reading and Writing Process and Basic Notions of Metalanguage, Text Holders (Identification, Criteris and Function). The analysis was based on the assumptions of Jean Piaget's constructivist theory and the social components in the learning of reading and writing, according to Jean Foucambert. The data analysis was done through Fisher's test, to check the significant differences in the answers given by the three groups. The results showed a positive association in the answers given by Group 2 functional approach - in relation to Groups 1 and 3. However, the answers given by Group 3 - no pre-primary school - proved superior to Group l's - traditional approach. The data, therefore, show that not all teaching methodologies in pre-primary schools promote development in the process of acquisition of the reading and writing skills since the performance of children who had not attented pre-primary school proved to be better than one ofthe other groups' (Group 1). Such issue was object of discussionMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEwbank, Mara Silvia Andre19941994-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080EWBANK, Mara Silvia Andre. ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose?: avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP. 1994. 172f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83956porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:16:49Zoai::83956Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:16:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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