...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ewbank, Mara Silvia Andre
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_81f39b4fe5fe7036c61f143f7b546ed2
oai_identifier_str oai::83956
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SPLeituraEscritaAlfabetizaçãoEducação pré-escolarOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as concepções de escrita de crianças que iniciavam o Ciclo Básico, tendo frequentado Pré-Escolas com dois modelos distintos de alfabetização - o considerado tradicional e o considerado funcional - e crianças que não freqüentaram Pré-Escola. Participaram apenas crianças de nível sócio-econômico baixo, na faixa etáriade 07 anos. Foram avaliadas 90 crianças, divididas em três grupos: 30 do Gl - modelo considerado tradicional, 30 do G2 - modelo considerado funcional e 30 do G3 - sem pré escola. Em cada grupo foram divididas, de forma igualitária, por sexo.Os dados coletados através de um instrumento de avaliação composto de 57sub-itens, que verificaram: a Concepção de Escrita, Elementos do processo de Leitura e Escrita e Noções Básicas de Metalinguagem - Portadores de Textos (Identificação, Critério Ie Função).O estudo teve como fundamentação teórica os pressupostos da teoria construtivista de Jean Piaget e os aspectos de caráter social da aprendizagem da leitura e escrita de acordo com Jean Foucambert. A análise dos dados foi realizada através dos testes Qui-Quadrado e Exato de Fisher, para verificar as diferenças significativas entre as respostas apresentadas pelos três grupos.Os resultados apontaram uma associação possitiva entre as respostas apresentadas pelo G2 - modelo considerado funcional de alfabetização em relação aos outros grupos G 1 e G3. No entanto as respostas apresentadas pelo G3 - sem pré-escola demonstratam-se superiores ao G 1 - modelo considerado tradicional de alfabetização. Neste sentido, os dados sugerem que não é qualquer tipo de proposta pré escolar que promove avanços no processo de aquisição da leitura e escrita, uma vez que crianças que não frequentaram pré-escola, apresentaram desempenho superior ao de um dos grupos (GI). Tal questão foi objeto de discussãoAbstract: The aim of this piece of work was to evaluate the writing concepts of children in Primary School who had either attented pre-primary school which promote the acquisition of reading and writing ability through two different methodological approaches - the traditional one and the functional one, or who had not attented pré-primary school at all. All the children evaluated come from working class families and are aged seven years old. Ninety children were evaluated in three groups of thirty: Group 1 - tradicional approach, Group 2 - functional approach, Group 3 - no pre-primary schooI. The children were equally divided into the groups according to sex The data was collected by means of an evaluation tool consisting of 57 sub items which analysed: the Writing Concept, Aspects ofthe Reading and Writing Process and Basic Notions of Metalanguage, Text Holders (Identification, Criteris and Function). The analysis was based on the assumptions of Jean Piaget's constructivist theory and the social components in the learning of reading and writing, according to Jean Foucambert. The data analysis was done through Fisher's test, to check the significant differences in the answers given by the three groups. The results showed a positive association in the answers given by Group 2 functional approach - in relation to Groups 1 and 3. However, the answers given by Group 3 - no pre-primary school - proved superior to Group l's - traditional approach. The data, therefore, show that not all teaching methodologies in pre-primary schools promote development in the process of acquisition of the reading and writing skills since the performance of children who had not attented pre-primary school proved to be better than one ofthe other groups' (Group 1). Such issue was object of discussionMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEwbank, Mara Silvia Andre19941994-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080EWBANK, Mara Silvia Andre. ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose?: avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP. 1994. 172f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83956porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:16:49Zoai::83956Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:16:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
title ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
spellingShingle ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
Ewbank, Mara Silvia Andre
Leitura
Escrita
Alfabetização
Educação pré-escolar
title_short ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
title_full ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
title_fullStr ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
title_full_unstemmed ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
title_sort ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose? : avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP
author Ewbank, Mara Silvia Andre
author_facet Ewbank, Mara Silvia Andre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ewbank, Mara Silvia Andre
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Alfabetização
Educação pré-escolar
topic Leitura
Escrita
Alfabetização
Educação pré-escolar
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-12-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080
EWBANK, Mara Silvia Andre. ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose?: avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP. 1994. 172f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
EWBANK, Mara Silvia Andre. ...Eu (não) fiz o pre, e agora Jose?: avaliando concepções de escrita de crianças no ciclo basico que fizeram ou não a pre-escola municipal em Franca/SP. 1994. 172f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
172f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188772078682112