Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Rita Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6321
Resumo: O conhecimento semântico e fonológico, a par da velocidade de nomeação são as principais competências facilitadoras da leitura e escrita. O trabalho do Terapeuta da Fala nestas áreas e competências é reconhecido não só pela sua intervenção, mas também pelas dinâmicas colaborativas com outros profissionais da educação, com as crianças e respetivas famílias. O objetivo deste estudo foi desenvolver e implementar um Programa de Promoção de Competências Facilitadoras da leitura e da escrita (ComFLE), em crianças no último ano da Educação Pré-Escolar. O estudo adotou uma metodologia mista com uma amostra de 12 participantes, distribuídos equitativamente entre os grupos experimental e de controlo. Após implementação do ComFLE, em 8 sessões, foram verificadas diferenças estatisticamente significativas, positivas, nas crianças do grupo experimental, na evocação de palavras pela categoria semântica, nomeação de categorias semânticas, identificação da sílaba inicial, omissão da sílaba inicial e final, adição da sílaba final, omissão e substituição de palavras na frase. Não ocorreram mudanças estatisticamente significativas, no grupo de controlo, em nenhuma das variáveis em estudo. As Educadoras de Infância reconheceram a importância da estimulação de competências facilitadoras da leitura e escrita. A família valorizou a linguagem oral e abordagem à escrita e colaborou em 71.1% das tarefas propostas. Concluiu-se sobre o impacto positivo decorrente da implementação do ComFLE que, não produzindo resultados transversais a todas as variáveis em estudo, demonstrou criar mudanças positivas de desempenho no grupo que beneficiou da sua implementação, em contraste com as restantes crianças (grupo de controlo), em que nenhuma mudança foi verificada. Deste modo, uma das sugestões de estudos futuros relaciona-se com a certificação do ComFLE.
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