Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6321 |
Resumo: | O conhecimento semântico e fonológico, a par da velocidade de nomeação são as principais competências facilitadoras da leitura e escrita. O trabalho do Terapeuta da Fala nestas áreas e competências é reconhecido não só pela sua intervenção, mas também pelas dinâmicas colaborativas com outros profissionais da educação, com as crianças e respetivas famílias. O objetivo deste estudo foi desenvolver e implementar um Programa de Promoção de Competências Facilitadoras da leitura e da escrita (ComFLE), em crianças no último ano da Educação Pré-Escolar. O estudo adotou uma metodologia mista com uma amostra de 12 participantes, distribuídos equitativamente entre os grupos experimental e de controlo. Após implementação do ComFLE, em 8 sessões, foram verificadas diferenças estatisticamente significativas, positivas, nas crianças do grupo experimental, na evocação de palavras pela categoria semântica, nomeação de categorias semânticas, identificação da sílaba inicial, omissão da sílaba inicial e final, adição da sílaba final, omissão e substituição de palavras na frase. Não ocorreram mudanças estatisticamente significativas, no grupo de controlo, em nenhuma das variáveis em estudo. As Educadoras de Infância reconheceram a importância da estimulação de competências facilitadoras da leitura e escrita. A família valorizou a linguagem oral e abordagem à escrita e colaborou em 71.1% das tarefas propostas. Concluiu-se sobre o impacto positivo decorrente da implementação do ComFLE que, não produzindo resultados transversais a todas as variáveis em estudo, demonstrou criar mudanças positivas de desempenho no grupo que beneficiou da sua implementação, em contraste com as restantes crianças (grupo de controlo), em que nenhuma mudança foi verificada. Deste modo, uma das sugestões de estudos futuros relaciona-se com a certificação do ComFLE. |
id |
RCAP_75dd561ca8b20aa5d2361ca8f1ea953b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6321 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-EscolarleituraescritaEducação Pré-Escolarprograma de intervençãoO conhecimento semântico e fonológico, a par da velocidade de nomeação são as principais competências facilitadoras da leitura e escrita. O trabalho do Terapeuta da Fala nestas áreas e competências é reconhecido não só pela sua intervenção, mas também pelas dinâmicas colaborativas com outros profissionais da educação, com as crianças e respetivas famílias. O objetivo deste estudo foi desenvolver e implementar um Programa de Promoção de Competências Facilitadoras da leitura e da escrita (ComFLE), em crianças no último ano da Educação Pré-Escolar. O estudo adotou uma metodologia mista com uma amostra de 12 participantes, distribuídos equitativamente entre os grupos experimental e de controlo. Após implementação do ComFLE, em 8 sessões, foram verificadas diferenças estatisticamente significativas, positivas, nas crianças do grupo experimental, na evocação de palavras pela categoria semântica, nomeação de categorias semânticas, identificação da sílaba inicial, omissão da sílaba inicial e final, adição da sílaba final, omissão e substituição de palavras na frase. Não ocorreram mudanças estatisticamente significativas, no grupo de controlo, em nenhuma das variáveis em estudo. As Educadoras de Infância reconheceram a importância da estimulação de competências facilitadoras da leitura e escrita. A família valorizou a linguagem oral e abordagem à escrita e colaborou em 71.1% das tarefas propostas. Concluiu-se sobre o impacto positivo decorrente da implementação do ComFLE que, não produzindo resultados transversais a todas as variáveis em estudo, demonstrou criar mudanças positivas de desempenho no grupo que beneficiou da sua implementação, em contraste com as restantes crianças (grupo de controlo), em que nenhuma mudança foi verificada. Deste modo, uma das sugestões de estudos futuros relaciona-se com a certificação do ComFLE.The semantic and phonological knowledge, alongside the naming speed are the main predictive skills of reading and writing. The work of a Speech and Language Therapist in these areas and skills are recognized not only by the intervention, but also for the collaborative dynamics with other educational professionals, children and their families. The propose of the study was to develop and implement a Program for the Promotion of Predictive Skills of Reading and Writing (ComFLE), in children on the last year of preschool. The study adopted a mixed methodology with a sample of 12 participants, equally distributed among experimental and control groups. After the implementation of ComFLE, in 8 sessions, were found statistically significant differences, positives, in children of the experimental group, in word’s evocation by the semantic category, naming of semantic categories, initial syllable identification, initial and final syllable omission, final syllable addition, word omission and replacement in a sentence. There were no statistically significant differences, in the control group, in any of the variables under study. The teachers recognized the importance of stimulating the predictive skills of reading and writing. The families valued oral language and approach to writing and collaborated in 71.1% of the proposed tasks. We conclude on the positive impact resulting from the ComFLE implementation, which does not produce results to all the variables understudy, demonstrated to create positive changes on the performance of the group that benefited from its implementation, in contrast with the other children (control group), in which no changes were verified. That way, one of the suggestions for future study’s is the ComFLE certification.Ribeiro, Esperança JalesSilva, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMatos, Ana Rita Sousa2021-11-15T01:30:11Z2020-02-272020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6321TID:202497658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:34Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:15.125089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar |
title |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar Matos, Ana Rita Sousa leitura escrita Educação Pré-Escolar programa de intervenção |
title_short |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_full |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Competências Facilitadoras da Leitura e da Escrita: Programa de Intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar |
author |
Matos, Ana Rita Sousa |
author_facet |
Matos, Ana Rita Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Esperança Jales Silva, Ana Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Rita Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura escrita Educação Pré-Escolar programa de intervenção |
topic |
leitura escrita Educação Pré-Escolar programa de intervenção |
description |
O conhecimento semântico e fonológico, a par da velocidade de nomeação são as principais competências facilitadoras da leitura e escrita. O trabalho do Terapeuta da Fala nestas áreas e competências é reconhecido não só pela sua intervenção, mas também pelas dinâmicas colaborativas com outros profissionais da educação, com as crianças e respetivas famílias. O objetivo deste estudo foi desenvolver e implementar um Programa de Promoção de Competências Facilitadoras da leitura e da escrita (ComFLE), em crianças no último ano da Educação Pré-Escolar. O estudo adotou uma metodologia mista com uma amostra de 12 participantes, distribuídos equitativamente entre os grupos experimental e de controlo. Após implementação do ComFLE, em 8 sessões, foram verificadas diferenças estatisticamente significativas, positivas, nas crianças do grupo experimental, na evocação de palavras pela categoria semântica, nomeação de categorias semânticas, identificação da sílaba inicial, omissão da sílaba inicial e final, adição da sílaba final, omissão e substituição de palavras na frase. Não ocorreram mudanças estatisticamente significativas, no grupo de controlo, em nenhuma das variáveis em estudo. As Educadoras de Infância reconheceram a importância da estimulação de competências facilitadoras da leitura e escrita. A família valorizou a linguagem oral e abordagem à escrita e colaborou em 71.1% das tarefas propostas. Concluiu-se sobre o impacto positivo decorrente da implementação do ComFLE que, não produzindo resultados transversais a todas as variáveis em estudo, demonstrou criar mudanças positivas de desempenho no grupo que beneficiou da sua implementação, em contraste com as restantes crianças (grupo de controlo), em que nenhuma mudança foi verificada. Deste modo, uma das sugestões de estudos futuros relaciona-se com a certificação do ComFLE. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-27 2020-02-27T00:00:00Z 2021-11-15T01:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6321 TID:202497658 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6321 |
identifier_str_mv |
TID:202497658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130912730906624 |