Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12041 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança com o objetivo de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este relatório é representativo do meu percurso ao longo do estágio, realizado nos diversos contextos do Ensino Básico e reflete as dificuldades que surgiram, as reações dos alunos no decorrer das atividades e as minhas reflexões sobre o trabalho desenvolvido. O estágio realizou-se em duas escolas da cidade de Bragança, uma do 1.º Ciclo e a outra do 2.º Ciclo, onde lecionei as quatro áreas para as quais o mestrado que frequentei me habilita: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, a um total de 90 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Além das cinco experiências de ensino-aprendizagem (uma do 1.º Ciclo e uma por cada área do 2.ºCiclo), que irei descrever, analisar e refletir e, para complementar o meu trabalho desenvolvido ao longo do estágio, decidi debruçar-me sobre um tema transversal aos dois ciclos de ensino. Assim, a questão de investigação deste trabalho é: Serão os trabalhos de casa importantes para a aprendizagem dos alunos? Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos costumam realizar as atividades prescritas pelos professores e consideram que os trabalhos para casa são importantes para melhorar os resultados escolares, auxiliando os discentes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula e ajudam também a desenvolver neles o sentido de responsabilidade. |
id |
RCAP_280e526545e4b6a2d128fcd7815df9a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12041 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança com o objetivo de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este relatório é representativo do meu percurso ao longo do estágio, realizado nos diversos contextos do Ensino Básico e reflete as dificuldades que surgiram, as reações dos alunos no decorrer das atividades e as minhas reflexões sobre o trabalho desenvolvido. O estágio realizou-se em duas escolas da cidade de Bragança, uma do 1.º Ciclo e a outra do 2.º Ciclo, onde lecionei as quatro áreas para as quais o mestrado que frequentei me habilita: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, a um total de 90 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Além das cinco experiências de ensino-aprendizagem (uma do 1.º Ciclo e uma por cada área do 2.ºCiclo), que irei descrever, analisar e refletir e, para complementar o meu trabalho desenvolvido ao longo do estágio, decidi debruçar-me sobre um tema transversal aos dois ciclos de ensino. Assim, a questão de investigação deste trabalho é: Serão os trabalhos de casa importantes para a aprendizagem dos alunos? Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos costumam realizar as atividades prescritas pelos professores e consideram que os trabalhos para casa são importantes para melhorar os resultados escolares, auxiliando os discentes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula e ajudam também a desenvolver neles o sentido de responsabilidade.This report is the result of the curricular unit Supervised Teaching Practice and is part of the Master degree in Teaching the first and second cycles of Basic School, ministered the School of Education , the Polytechinc of Bragança. Its main objective is to detail the work carried out along this training and to reflect upon it. This report is proof of my path along the traineeship in its different contexts of Basic School and gives word to the difficulties encountered, the student’s reactions during the activities and my own thoughts about the developed work. The training period was developed in two schools in Bragança, one from the first cycle and the other from the second. There I taught the four disciplinar areas which are part of my global training: Portuguese language, Portuguese History and Geography, Natural Sciences and Mathematics. The total number of students I taught was 90 aged 9 to 15. I will describe the five teaching/learning contexts I have experienced (one in the first cycle and the remaining in the second). Apart from that and in order to complement this experience, I decided to dwell on a transversal theme concerning the two cycles of education. So, the question of investigation in this work is: “Homework is important to student learning?” The results of this work show that students usually complete the tasks teachers ask them to do and they also consider homework important to improve their school achievements. That is to say that homework serves as an auxiliary to the learning of contents taught in the classroom.Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoBiblioteca Digital do IPBCardoso, Carla2015-08-05T11:15:15Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12041TID:201011190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:29.179867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico Cardoso, Carla |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Cardoso, Carla |
author_facet |
Cardoso, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Carla |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança com o objetivo de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este relatório é representativo do meu percurso ao longo do estágio, realizado nos diversos contextos do Ensino Básico e reflete as dificuldades que surgiram, as reações dos alunos no decorrer das atividades e as minhas reflexões sobre o trabalho desenvolvido. O estágio realizou-se em duas escolas da cidade de Bragança, uma do 1.º Ciclo e a outra do 2.º Ciclo, onde lecionei as quatro áreas para as quais o mestrado que frequentei me habilita: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza e Matemática, a um total de 90 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Além das cinco experiências de ensino-aprendizagem (uma do 1.º Ciclo e uma por cada área do 2.ºCiclo), que irei descrever, analisar e refletir e, para complementar o meu trabalho desenvolvido ao longo do estágio, decidi debruçar-me sobre um tema transversal aos dois ciclos de ensino. Assim, a questão de investigação deste trabalho é: Serão os trabalhos de casa importantes para a aprendizagem dos alunos? Os resultados deste estudo evidenciam que os alunos costumam realizar as atividades prescritas pelos professores e consideram que os trabalhos para casa são importantes para melhorar os resultados escolares, auxiliando os discentes na aprendizagem dos conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula e ajudam também a desenvolver neles o sentido de responsabilidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-05T11:15:15Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12041 TID:201011190 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12041 |
identifier_str_mv |
TID:201011190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135263847350272 |