Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Liliana de Fátima Sarmento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12009
Resumo: O presente relatório que apresentamos representa o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este mestrado, atualmente em vigor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. A Prática de Ensino Supervisionada diz respeito à realização de um estágio profissional no domínio do 1.º iclo e nas áreas de português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza do 2.º CEB. Esta unidade curricular dá-nos a possibilidade de colocar em prática, em contexto real, conhecimentos adquiridos obtidos durante toda a nossa prática académica. A supervisão em ambiente de formação torna-se, assim, indispensável à qualidade educativa e ao desenvolvimento de capacidades no futuro professor para adotar uma postura de análise e reflexão, de modo a perfeiçoar as suas práticas profissionais, servindo como base para que este seja empreendedor, investigador, reflexivo e interventivo. Este relatório encontra-se estruturado em diferentes partes, inicialmente apresentamos a contextualização escolar, onde procuraremos dar a conhecer as diferentes turmas e meio escolar onde se desenvolveu a PES. Segue-se, a apresentação das experiências de ensino e aprendizagem selecionadas cuja descrição, análise e reflexão incide sobre cada experiência observada e desenvolvida durante as diferentes atividades realizadas, bem como a relação da planificação e a execução das atividades na sala de aula. Durante a prática educativa as estratégias desenvolvidas tiveram como finalidade valorizar o aluno como um ser ativo na construção do seu conhecimento, através do diálogo, da partilha e da cooperação, que foram uma constante no processo de ensino e aprendizagem. Finalmente, o relatório termina com uma reflexão final sobre a PES, onde se abordam os aspetos mais importantes sobre o estágio, aspetos esses que nos influenciaram e contribuíram para o nosso desenvolvimento profissional.
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