O relevo da formação, dos conhecimentos e das aprendizagens adquiridas pelo formador de adultos para o desempenho do seu papel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5699 |
Resumo: | A educação de adultos assume uma importância muito grande na atualidade mundial. Em Portugal na década passada assistiu-se a um enorme dinamismo na educação de adultos, havendo um enorme investimento nesta área. E, embora, nos últimos anos tenha havido um retrocesso o seu dinamismo é inegável. Se devemos dar importância a todas as estruturas e programas criados e desenvolvidos para pôr em prática a educação de adultos, devemos dar também uma enorme importância aos diversos tipos de agentes educativos que em diversos locais a fazem acontecer. As mudanças nos pensamentos e da realidade permitiram que também em contextos mais fechados, como as cadeias, se permitisse estudar e ter formação, tal como a que acontece no exterior das mesmas, servindo sobretudo para que possa haver uma maior inclusão social. Sabemos que o relevo da educação de adultos é cada vez maior, pois a importância dada à educação ao longo da vida é cada vez mais notória. Apesar de alguns autores a questionarem, a Aprendizagem ao Longo da Vida foi uma estratégia na mudança e na reformulação da educação e da formação além da escolaridade que todos conhecemos como obrigatória. O nosso estudo centra-se no perfil e papel do formador de Educação de Adultos sobretudo no contexto prisional. De forma mais concreta procurámos perceber quais as maiores dificuldades/necessidades que cada formador tem dentro da área da E.A no contexto prisional e, perceber o caminho de cada um dentro desta grande área que é a E.A tentando vislumbrar de que é feito o seu saber, conhecimento e aprendizagens. Fizemo-lo através de um estudo de caso e um dos principais resultados da investigação é que estes atores não têm formação específica na área da educação de adultos e a formação que fazem não é, na maior parte dos casos, feita nessa área. |
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