Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40010
Resumo: Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários
id RCAP_281f191bd91304fd9e823f64f170b6e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académicoTo quote and refer: a formative strategy for the ethical use of information and plagiarism prevention in academiaLiteracia da informaçãoFormação de utilizadoresPlágioEscrita académicaCitações e referênciasPartindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitáriosStarting from the hypothesis of having a greater impact in the prevention of plagiarism if a significant intervention is carried out along the academic formation of the students, in particular in information literacy, it is intended to observe how the specific training in citations and references contributes to prevent plagiarism. A case study is presented, focusing on the analysis of questionnaire surveys for higher education students. A training module is described – To quote and refer with the APA style - considered strategic for the prevention of academic plagiarism, framed as a response to users' needs and supported in the teaching of competences in information literacy, as a strategy to prevent plagiarism. The library's training program, based on international standards for teaching information literacy, and devoted itself to instruction in research, selection, evaluation, use and presentation techniques, added a module whose evaluation and self-assessment results of acquired knowledge proved to be very positive. It is concluded that this case may serve as a reflection and inspiration for other libraries that seek to promote good practices in university student’s academic writing.Repositório da Universidade de LisboaSanches, Tatiana2019-10-29T16:06:49Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40010porSanches, T. (2019). Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico. Perspectivas em Ciência da Informação, 24(3), 60-73.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:32.363267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
To quote and refer: a formative strategy for the ethical use of information and plagiarism prevention in academia
title Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
spellingShingle Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
Sanches, Tatiana
Literacia da informação
Formação de utilizadores
Plágio
Escrita académica
Citações e referências
title_short Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_full Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_fullStr Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_full_unstemmed Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
title_sort Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Formação de utilizadores
Plágio
Escrita académica
Citações e referências
topic Literacia da informação
Formação de utilizadores
Plágio
Escrita académica
Citações e referências
description Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T16:06:49Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40010
url http://hdl.handle.net/10451/40010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sanches, T. (2019). Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico. Perspectivas em Ciência da Informação, 24(3), 60-73.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134473455927296