Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630 |
Resumo: | Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários |
id |
UFMG-2_d5db7bc0a3d48bdf98db05702820225f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22630 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académicoLiteracia da InformaçãoFormação de UtilizadoresPlágioEscrita AcadémicaCitações e referênciasPartindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitáriosPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de caso, inquérito por questionárioapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 3 (2019); 59-72Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 3 (2019); 59-72Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 3 (2019); 59-721981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630/18214Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Tatiana2020-06-26T12:38:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22630Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:38:23Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico |
title |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico |
spellingShingle |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico Sanches, Tatiana Literacia da Informação Formação de Utilizadores Plágio Escrita Académica Citações e referências |
title_short |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico |
title_full |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico |
title_fullStr |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico |
title_full_unstemmed |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico |
title_sort |
Citar e referenciar: uma estratégia formativa para o uso ético da informação e prevenção do plágio em meio académico |
author |
Sanches, Tatiana |
author_facet |
Sanches, Tatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia da Informação Formação de Utilizadores Plágio Escrita Académica Citações e referências |
topic |
Literacia da Informação Formação de Utilizadores Plágio Escrita Académica Citações e referências |
description |
Partindo da hipótese de haver maior impacto na prevenção do plágio se for realizada uma intervenção significativa ao longo da formação académica dos alunos, em particular em literacia da informação, pretende-se observar como a formação específica em citações e referências contribui para prevenir o plágio. Apresenta-se um estudo de caso, com enfoque na análise de inquéritos por questionário a alunos do ensino superior. Descreve-se um módulo de formação - Citar e referenciar com a norma APA – considerado estratégico para a prevenção do plágio académico, enquadrado como resposta às necessidades dos utilizadores e apoiado no ensino de competências em literacia da informação, como estratégia para prevenir o plágio. O programa de formação da biblioteca, baseado em standards internacionais para o ensino da literacia da informação, além de se dedicar à instrução sobre técnicas de pesquisa, seleção, avaliação, utilização e apresentação da informação, acrescentou um módulo cujos resultados de avaliação e de autoavaliação dos conhecimentos adquiridos se revelaram muito positivos. Conclui-se que este caso poderá servir de reflexão e inspiração a outras bibliotecas que procurem potenciar boas práticas na escrita académica dos alunos universitários |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion estudo de caso, inquérito por questionário |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22630/18214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 3 (2019); 59-72 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 3 (2019); 59-72 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 3 (2019); 59-72 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711080333705216 |