Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Lais, Queiroz, Glória Regina Pessoa Campello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.6373
Resumo: A educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências.
id RCAP_2827332939cf6f5174f3d922224bfaa9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTSArtigosA educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2015-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.6373por1646-2335Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima deRodrigues, LaisQueiroz, Glória Regina Pessoa Campelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:48.282438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
title Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
spellingShingle Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Artigos
title_short Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
title_full Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
title_fullStr Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
title_full_unstemmed Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
title_sort Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
author Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
author_facet Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Rodrigues, Lais
Queiroz, Glória Regina Pessoa Campello
author_role author
author2 Rodrigues, Lais
Queiroz, Glória Regina Pessoa Campello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Rodrigues, Lais
Queiroz, Glória Regina Pessoa Campello
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.6373
url https://doi.org/10.25755/int.6373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948793532416