Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.6373 |
Resumo: | A educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências. |
id |
RCAP_2827332939cf6f5174f3d922224bfaa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTSArtigosA educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2015-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.6373por1646-2335Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima deRodrigues, LaisQueiroz, Glória Regina Pessoa Campelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:48.282438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS |
title |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS |
spellingShingle |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de Artigos |
title_short |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS |
title_full |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS |
title_fullStr |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS |
title_full_unstemmed |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS |
title_sort |
Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS |
author |
Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de |
author_facet |
Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de Rodrigues, Lais Queiroz, Glória Regina Pessoa Campello |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Lais Queiroz, Glória Regina Pessoa Campello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de Rodrigues, Lais Queiroz, Glória Regina Pessoa Campello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.6373 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.6373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948793532416 |