Faz a (In)Diferença: diminuição da prevalencia do bullying através da promoção do comportamento de defesa por parte dos bystanders que assistem a estas situações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15186 |
Resumo: | Atualmente o bullying continua a ser um problema que existe nas escolas e que deve ser combatido, visto que muitos dos alunos que estão envolvidos nestas situações podem acabar por ter repercussões ao nível da saúde. Até ao momento, já tem vindo a ser realizado bastante trabalho nesta área, mas só mais recentemente é que se começaram a considerar os bystanders – os alunos que assistem às situações de bullying – como um possível recurso para se combater este problema. Neste sentido, e de forma a explorar esta nova oportunidade, procedeu-se à construção de um guia para a intervenção, passível de ser utilizado pelas escolas, com várias ideias sobre como mobilizar os bystanders, de forma a haver uma diminuição do bullying nas escolas. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, seguida de um diagnóstico de situação, que contou com a aplicação de um questionário a 65 alunos do 5º e 8º anos de escolaridade e a realização de 5 entrevistas a atores-chave. Os resultados obtidos deste diagnóstico vieram reforçar a necessidade e pertinência da existência de mais intervenções desta natureza, visto que se confirmou que o bullying é um problema que continua a existir nas escolas e os bystanders, apesar de estarem disponíveis, não intervêm na maioria das situações. |
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Faz a (In)Diferença: diminuição da prevalencia do bullying através da promoção do comportamento de defesa por parte dos bystanders que assistem a estas situaçõesPsicologia da saúdePrevenção de conflitosBullyingMudança de comportamentoPromoção da saúdeTrabalho de projetoHealth promotionBullyingBystanderDefending behaviorAtualmente o bullying continua a ser um problema que existe nas escolas e que deve ser combatido, visto que muitos dos alunos que estão envolvidos nestas situações podem acabar por ter repercussões ao nível da saúde. Até ao momento, já tem vindo a ser realizado bastante trabalho nesta área, mas só mais recentemente é que se começaram a considerar os bystanders – os alunos que assistem às situações de bullying – como um possível recurso para se combater este problema. Neste sentido, e de forma a explorar esta nova oportunidade, procedeu-se à construção de um guia para a intervenção, passível de ser utilizado pelas escolas, com várias ideias sobre como mobilizar os bystanders, de forma a haver uma diminuição do bullying nas escolas. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, seguida de um diagnóstico de situação, que contou com a aplicação de um questionário a 65 alunos do 5º e 8º anos de escolaridade e a realização de 5 entrevistas a atores-chave. Os resultados obtidos deste diagnóstico vieram reforçar a necessidade e pertinência da existência de mais intervenções desta natureza, visto que se confirmou que o bullying é um problema que continua a existir nas escolas e os bystanders, apesar de estarem disponíveis, não intervêm na maioria das situações.Nowadays bullying continues to be a problem that exists in schools and must be tackled, since many students who are involved in these situations may end up having repercussions on their health. Until now, a lot of work has already been done in this area, but it is only recently that bystanders – students who witness bullying – have begun to be considered as a possible resource to combat this problem. This way, and in order to explore this new opportunity, a guide for intervention was developed, which can be used by schools, with various ideas on how to mobilize bystanders, in order to reduce bullying in schools. Thus, a literature review was carried out, followed by a diagnosis of the situation, which counted with the application of a questionnaire to 65 students in the 5th and 8th grades and the conduction of 5 interviews to key actors. The results obtained from this diagnosis reinforced the necessity and the pertinence of the existence of more interventions of this nature, since it was confirmed that bullying continues to exist in schools and bystanders, despite of their availability, do not intervene in most situations.2018-02-16T13:29:35Z2017-12-13T00:00:00Z2017-12-132017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15186TID:201785340porPinto, Sofia Granado Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:46:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:10.457568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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