Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.399 |
Resumo: | O objectivo do presente artigo é caracterizar bullying/provocação nos jovens Portugueses e os diferentes tipo de vitimas e agressores, assim como comportamentos e as competências associadas. São apresentados os resultados do estudo internacional em colaboração com a OMS, Health Behavior School Aged Children ao longo de três estudos 1998; 2002 e 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). É apresentada a comparação da violência e dos padrões de provocação ao longo dos 3 estudos. De seguida são apresentados dois estudos de investigação aprofundados: (1) é analisada associação entre uma série de diferentes tipos de comportamentos de bullying (enquanto provocado e provocador) e algumas variáveis preditoras, variáveis comportamentais. A maior parte das variáveis comportamentais ligadas ao risco está a associada positivamente e significativamente com todos os comportamentos de bullying. (2) é analisado o impacto de determinados factores no envolvimento em situações de bullying desenvolveu-se um modelo explicativo. De acordo com este modelo, os principais contextos de vida (família, amigos, colegas e professores) estão relacionados com o bullying através do seu impacto na satisfação com a escola e nos sintomas físicos e psicológicos. Os resultados do primeiro estudo aprofundado traduzem-se em linhas práticas de intervenção com o problema do bullying, a salientar a importância dos alunos percepcionarem segurança nas escolas, evitar o porte de arma e contribuir para a satisfação dos alunos. Os resultados do segundo estudo aprofundado permitem afirmar que as determinantes do bullying diferem no tipo ou no grau de impacto que apresentam nestes comportamentos. A satisfação com a escola parece ser mais importante para a provocação e para o duplo envolvimento e, por seu turno, os professores e os colegas o factor mais importante para a satisfação com a escola. Os sintomas físicos e psicológicos parecem ser um factor de risco para os 3 perfis, e a família e os colegas aparecem como o factor protector mais importante neste campo. Nas conclusões são discutidas respostas escolares ao bullying/provocação entre pares na escola, apresentado o Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais na prevenção da violência entre jovens, em Portugal e defendida a Prevenção da violência nas escolas portuguesas, numa perspectiva de Educação para a Saúde. |
id |
RCAP_5c28e545e1a8ada0280749caa06d7b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/399 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anosNúmero 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.O objectivo do presente artigo é caracterizar bullying/provocação nos jovens Portugueses e os diferentes tipo de vitimas e agressores, assim como comportamentos e as competências associadas. São apresentados os resultados do estudo internacional em colaboração com a OMS, Health Behavior School Aged Children ao longo de três estudos 1998; 2002 e 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). É apresentada a comparação da violência e dos padrões de provocação ao longo dos 3 estudos. De seguida são apresentados dois estudos de investigação aprofundados: (1) é analisada associação entre uma série de diferentes tipos de comportamentos de bullying (enquanto provocado e provocador) e algumas variáveis preditoras, variáveis comportamentais. A maior parte das variáveis comportamentais ligadas ao risco está a associada positivamente e significativamente com todos os comportamentos de bullying. (2) é analisado o impacto de determinados factores no envolvimento em situações de bullying desenvolveu-se um modelo explicativo. De acordo com este modelo, os principais contextos de vida (família, amigos, colegas e professores) estão relacionados com o bullying através do seu impacto na satisfação com a escola e nos sintomas físicos e psicológicos. Os resultados do primeiro estudo aprofundado traduzem-se em linhas práticas de intervenção com o problema do bullying, a salientar a importância dos alunos percepcionarem segurança nas escolas, evitar o porte de arma e contribuir para a satisfação dos alunos. Os resultados do segundo estudo aprofundado permitem afirmar que as determinantes do bullying diferem no tipo ou no grau de impacto que apresentam nestes comportamentos. A satisfação com a escola parece ser mais importante para a provocação e para o duplo envolvimento e, por seu turno, os professores e os colegas o factor mais importante para a satisfação com a escola. Os sintomas físicos e psicológicos parecem ser um factor de risco para os 3 perfis, e a família e os colegas aparecem como o factor protector mais importante neste campo. Nas conclusões são discutidas respostas escolares ao bullying/provocação entre pares na escola, apresentado o Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais na prevenção da violência entre jovens, em Portugal e defendida a Prevenção da violência nas escolas portuguesas, numa perspectiva de Educação para a Saúde.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.399por1646-2335Matos, Margarida Gaspar deSimões, CelesteGaspar, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:37.152433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos |
title |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos |
spellingShingle |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos Matos, Margarida Gaspar de Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares. |
title_short |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos |
title_full |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos |
title_fullStr |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos |
title_full_unstemmed |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos |
title_sort |
Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos |
author |
Matos, Margarida Gaspar de |
author_facet |
Matos, Margarida Gaspar de Simões, Celeste Gaspar, Tânia |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Celeste Gaspar, Tânia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Margarida Gaspar de Simões, Celeste Gaspar, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares. |
topic |
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares. |
description |
O objectivo do presente artigo é caracterizar bullying/provocação nos jovens Portugueses e os diferentes tipo de vitimas e agressores, assim como comportamentos e as competências associadas. São apresentados os resultados do estudo internacional em colaboração com a OMS, Health Behavior School Aged Children ao longo de três estudos 1998; 2002 e 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). É apresentada a comparação da violência e dos padrões de provocação ao longo dos 3 estudos. De seguida são apresentados dois estudos de investigação aprofundados: (1) é analisada associação entre uma série de diferentes tipos de comportamentos de bullying (enquanto provocado e provocador) e algumas variáveis preditoras, variáveis comportamentais. A maior parte das variáveis comportamentais ligadas ao risco está a associada positivamente e significativamente com todos os comportamentos de bullying. (2) é analisado o impacto de determinados factores no envolvimento em situações de bullying desenvolveu-se um modelo explicativo. De acordo com este modelo, os principais contextos de vida (família, amigos, colegas e professores) estão relacionados com o bullying através do seu impacto na satisfação com a escola e nos sintomas físicos e psicológicos. Os resultados do primeiro estudo aprofundado traduzem-se em linhas práticas de intervenção com o problema do bullying, a salientar a importância dos alunos percepcionarem segurança nas escolas, evitar o porte de arma e contribuir para a satisfação dos alunos. Os resultados do segundo estudo aprofundado permitem afirmar que as determinantes do bullying diferem no tipo ou no grau de impacto que apresentam nestes comportamentos. A satisfação com a escola parece ser mais importante para a provocação e para o duplo envolvimento e, por seu turno, os professores e os colegas o factor mais importante para a satisfação com a escola. Os sintomas físicos e psicológicos parecem ser um factor de risco para os 3 perfis, e a família e os colegas aparecem como o factor protector mais importante neste campo. Nas conclusões são discutidas respostas escolares ao bullying/provocação entre pares na escola, apresentado o Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais na prevenção da violência entre jovens, em Portugal e defendida a Prevenção da violência nas escolas portuguesas, numa perspectiva de Educação para a Saúde. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.399 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947363274752 |