“Tem aí palavras que ela não conhece”. A importância do vocabulário específico no ensino/aprendizagem da História
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/153942 |
Resumo: | O processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de História não deve ser separado das questões que se prendem com as competências científicas associadas à língua. Este relatório parte da constatação da importância do vocabulário específico no processo de ensino e de aprendizagem de História, procurando aferir das potencialidades de metodologias articuladas em três eixos: a prática docente, a especificidade do trabalho de utilização de fontes que incorporem a historicidade da língua e, finalmente, a utilização do modelo de Frayer. |
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“Tem aí palavras que ela não conhece”. A importância do vocabulário específico no ensino/aprendizagem da HistóriaLiteraciaEnsino da HistóriaVocabulário específicoModelo de FrayerLiteracyFrayer ModelHistory TeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de História não deve ser separado das questões que se prendem com as competências científicas associadas à língua. Este relatório parte da constatação da importância do vocabulário específico no processo de ensino e de aprendizagem de História, procurando aferir das potencialidades de metodologias articuladas em três eixos: a prática docente, a especificidade do trabalho de utilização de fontes que incorporem a historicidade da língua e, finalmente, a utilização do modelo de Frayer.The teaching and learning process of History classes should not be separated from the issues related to scientific competences associated with language. In this work the starting point is the observation of the importance of specific vocabulary in the teaching and learning process of History, seeking to assess the potential of methodologies articulated in three axes: teaching practice, the specificity of the work of using sources that incorporate the historicity of the language and , finally, the use of the Frayer model.Ceia, Carlos Francisco MafraHenriques, Raquel PereiraRUNSamara, Maria Alice Dias de Albergaria2023-06-15T14:35:45Z2023-01-242022-11-142023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153942TID:203209400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:24Zoai:run.unl.pt:10362/153942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:26.209038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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