Gestão de conflitos interpessoais em jardim de infância: As estratégias e o papel da equipa educativa e das crianças numa abordagem ao modelo High/Scope
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10153 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Gestão de conflitos interpessoais em jardim de infância: As estratégias e o papel da equipa educativa e das crianças numa abordagem ao modelo High/ScopePrática profissional supervisionadaGestão de conflitos interpessoaisHigh/scopePapel da criançaPapel da equipa educativaSupervised professional practiceManagement of interpersonal conflictsChildren’s roleAdult roleRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada (PPS), Módulo II, numa organização socioeducativa, de natureza privada, que segue os princípios orientadores do modelo High/Scope. A prática supervisionada ocorreu numa sala de Jardim de Infância com um grupo de criança entre os 4 e os 5 anos. Este relatório tem como objetivo principal espelhar e retratar o percurso reflexivo durante aproximadamente quatro meses de intervenção pedagógica com uma componente investigativa. A elaboração desde relatório partiu de uma análise aprofundada da organização socioeducativa e dos vários intervenientes, equipa educativa, grupo de crianças e suas famílias. No seguimento desta caracterização, partiu-se para a definição das intencionalidades a desenvolver com estes mesmos intervenientes. Tendo por base o registo das observações realizadas, surge o interesse por desenvolver uma investigação que permitisse compreender como se processa a gestão de conflitos numa abordagem ao modelo High/Scope, designadamente: (i) conhecer o papel das crianças e da equipa educativa nos momentos de gestão de conflitos interpessoais; (ii) identificar as estratégias das crianças e da equipa educativa nos momentos de gestão de conflitos interpessoais; (iii) perceber de que forma o ambiente educativo organizado numa abordagem ao modelo High/Scope suporta essa mesma gestão e (iv) conhecer a visão da organização socioeducativa no que concerne à gestão de conflitos interpessoais. Considerando a problemática e os objetivos traçados, optou-se pela realização de um estudo de caso, assente numa abordagem qualitativa. A recolha de dados passou pela combinação de diferentes técnicas e instrumentos. Para além da realização de momentos de observação participante e não participante, de onde resultaram inúmeros registo de observação, focados em momentos de gestão de conflitos, foram realizadas consultas de fontes documentais e duas entrevistas semidiretivas, uma à educadora responsável pela sala onde decorreu o estudo e outra à coordenadora pedagógica. Os dados reunidos permitiram constatar que o tempo em que a criança se encontra em contacto com o modelo High/Scope, influencia a forma como gere e resolve conflitos interpessoais. As crianças, de um modo autónomo ou por iniciativa dos adultos, recorreram com frequência à partilha de ideias e sentimentos, bem como aos materiais disponibilizados no ambiente educativo, materiais esses que caracterizam o modelo pedagógico. Por último, importa salientar que a equipa educativa valoriza os momentos de gestão de conflitos como promotores para o seu desenvolvimento e aprendizagem da criança.ABSTRACT The report presented here was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice (PPS), Module II, which was held in a socio-educational organization of private nature, which follows the guiding principles of the High/Scope model. This supervised practice took place in a Private Kindergarten, with a group of children between 4 and 5 years old. This report has as main objective to present and describe the reflexive path taken during the four months of pedagogical intervention with and investigative component. The preparation of this report was based on an in-depth analysis of the socio-educational organization and its various stakeholders, the educational team, the group of children and their families. Following this characterization, it was established the definition of intentionality to be developed with the previous stakeholders. Based on the record of the observations made, the interest arises to develop an investigation to understand how conflict management is handled in an approach to the High/Scope model, namely: (i) knowing the role of children and the educational team in the management of interpersonal conflicts; (ii) identify the strategies of the children and the educational team in the management of interpersonal conflicts; (iii) to understand how the educational environment organized in an approach to the High/Scope model supports this same management and (iv) to know the vision of the socio-educational organization regarding the management of interpersonal conflicts. Considering the problem and the outlined objectives, it was decided to carry out a case study, based on a qualitative approach. Data collection has gone through the combination of different techniques and instruments. In addition to the realization of moments of participant and non-participant observation, which resulted in numerous observation records, focused on moments of conflict management, consultations were conducted on documentary sources and two semi-directives interviews, one to the educator responsible for the room where the study was carried out and another to the pedagogical coordinator. With the data analysis and its discussion, it was possible to verify that the time that the child is in contact with the High/Scope model, influences the way in which they manage and solve interpersonal conflicts. Children, on an autonomous basis or on the initiative of adults, have often used the sharing of ideas and feelings, as well as the materials available in the educational environments, which characterize the pedagogical model. Finally, it should be noted that the educational team values these moments, considering that the child is stimulating and contributing to their development and learning.Lino, DalilaRCIPLRibeiro, Marta Patrícia Guimarães2019-06-14T08:12:56Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10153TID:202249697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:37.687778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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