A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marlene
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no 2º e 3º semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, dando a conhecer o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização naqueles dois níveis do sistema educativo. Com estes estágios procurou-se vivenciar uma experiência de prática pedagógica próxima da futura atividade profissional, com uma intervenção respeitadora do Projeto Educativo do estabelecimento e do Projeto Curricular na turma. Partindo da observação, conhecimento e identificação das necessidades da turam, a intervenção educativa foi planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista a construçãodo professor reflexivo e crítico. Para tal utilizaram-se os métodos, as técnicas e os instrumentos adequados.
id RCAP_28606431ba3bc54c6e87a55f43405230
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigmaEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no 2º e 3º semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, dando a conhecer o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização naqueles dois níveis do sistema educativo. Com estes estágios procurou-se vivenciar uma experiência de prática pedagógica próxima da futura atividade profissional, com uma intervenção respeitadora do Projeto Educativo do estabelecimento e do Projeto Curricular na turma. Partindo da observação, conhecimento e identificação das necessidades da turam, a intervenção educativa foi planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista a construçãodo professor reflexivo e crítico. Para tal utilizaram-se os métodos, as técnicas e os instrumentos adequados.2012-07-03T11:36:18Z2013-05-20T14:06:31Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1175porSilva, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.272753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
title A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
spellingShingle A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
Silva, Marlene
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
title_full A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
title_fullStr A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
title_full_unstemmed A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
title_sort A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
author Silva, Marlene
author_facet Silva, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no 2º e 3º semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, dando a conhecer o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização naqueles dois níveis do sistema educativo. Com estes estágios procurou-se vivenciar uma experiência de prática pedagógica próxima da futura atividade profissional, com uma intervenção respeitadora do Projeto Educativo do estabelecimento e do Projeto Curricular na turma. Partindo da observação, conhecimento e identificação das necessidades da turam, a intervenção educativa foi planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista a construçãodo professor reflexivo e crítico. Para tal utilizaram-se os métodos, as técnicas e os instrumentos adequados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-03T11:36:18Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620070916096