A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no 2º e 3º semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, dando a conhecer o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização naqueles dois níveis do sistema educativo. Com estes estágios procurou-se vivenciar uma experiência de prática pedagógica próxima da futura atividade profissional, com uma intervenção respeitadora do Projeto Educativo do estabelecimento e do Projeto Curricular na turma. Partindo da observação, conhecimento e identificação das necessidades da turam, a intervenção educativa foi planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista a construçãodo professor reflexivo e crítico. Para tal utilizaram-se os métodos, as técnicas e os instrumentos adequados. |
id |
RCAP_28606431ba3bc54c6e87a55f43405230 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigmaEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no 2º e 3º semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, dando a conhecer o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização naqueles dois níveis do sistema educativo. Com estes estágios procurou-se vivenciar uma experiência de prática pedagógica próxima da futura atividade profissional, com uma intervenção respeitadora do Projeto Educativo do estabelecimento e do Projeto Curricular na turma. Partindo da observação, conhecimento e identificação das necessidades da turam, a intervenção educativa foi planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista a construçãodo professor reflexivo e crítico. Para tal utilizaram-se os métodos, as técnicas e os instrumentos adequados.2012-07-03T11:36:18Z2013-05-20T14:06:31Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1175porSilva, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.272753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma |
title |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma |
spellingShingle |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma Silva, Marlene Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma |
title_full |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma |
title_fullStr |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma |
title_full_unstemmed |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma |
title_sort |
A (re)concetualização da profissionalização para a docência à luz de um novo paradigma |
author |
Silva, Marlene |
author_facet |
Silva, Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no 2º e 3º semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, dando a conhecer o trabalho desenvolvido ao nível da profissionalização naqueles dois níveis do sistema educativo. Com estes estágios procurou-se vivenciar uma experiência de prática pedagógica próxima da futura atividade profissional, com uma intervenção respeitadora do Projeto Educativo do estabelecimento e do Projeto Curricular na turma. Partindo da observação, conhecimento e identificação das necessidades da turam, a intervenção educativa foi planificada, organizada, concretizada e avaliada, tendo em vista a construçãodo professor reflexivo e crítico. Para tal utilizaram-se os métodos, as técnicas e os instrumentos adequados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-03T11:36:18Z 2012-02-01T00:00:00Z 2012-02 2013-05-20T14:06:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620070916096 |