Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3142
Resumo: Nesta dissertação propomo-nos a estudar a Responsabilidade Social Empresarial em Portugal e qual a percepção que os stakeholders, neste caso os colaboradores, têm sobre a existência da mesma nas empresas, considerando um caso de estudo. A problemática da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ter uma crescente importância no mundo dos negócios, justificando-se em grande parte pela globalização da economia. Deste modo, para as empresas para além de transparecer uma imagem de solidez financeira, existe cada vez mais a necessidade de demonstrar que cumprem com as suas responsabilidades para com todos os stakeholders, daí o surgimento de um conjunto de normas e a sua consequente implementação. Neste sentido a dissertação foi desenvolvida com o intuito de compreender até que ponto as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas pelos administradores das empresas são percecionadas pelos seus colaboradores. Para isso foi desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu os colaboradores das empresas Moldegama, SA e Plásticos de Injecção Molding, Lda., quanto à perceção, à integração das práticas de responsabilidade social empresarial das empresas em estudo. Posteriormente os dados foram testados numa escala de responsabilidade social empresarial desenvolvida na literatura internacional, através de um estudo de análise fatorial. Nesta abordagem, foram identificados cinco fatores que explicam grande parte da amostra, que nomeámos de responsabilidade social empresarial para com colaboradores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente. Concluímos que os colaboradores têm perceção de grande parte das atividades de responsabilidade social da organização e que são dos stakeholders que têm mais relevância para a mesma, ou seja, sentem-se parte integrante da mesma. Comparando com os resultados de Turker (2008), a ordenação dos fatores foi distinta, apresentandose em primeiro as preocupações com o meio ambiente e a sociedade, seguidos de colaboradores, clientes e governo. Tal disparidade pode justificar-se por questões demográficas, bem como as habilitações literárias, ou mesmo a faixa etária, de cada amostra serem distintas. No que toca ao contributo prático, este trabalho mostra que as empresas podem fazer o uso intencional das suas atividades de responsabilidade social empresarial, incrementando atitudes positivas no plano laboral e por consequência pode resultar na criação de uma estratégia sólida em termos de recursos humanos.
id RCAP_286321cb57724f138478753f3745e14e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de casoResponsabilidade social empresarialStakeholdersPortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNesta dissertação propomo-nos a estudar a Responsabilidade Social Empresarial em Portugal e qual a percepção que os stakeholders, neste caso os colaboradores, têm sobre a existência da mesma nas empresas, considerando um caso de estudo. A problemática da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ter uma crescente importância no mundo dos negócios, justificando-se em grande parte pela globalização da economia. Deste modo, para as empresas para além de transparecer uma imagem de solidez financeira, existe cada vez mais a necessidade de demonstrar que cumprem com as suas responsabilidades para com todos os stakeholders, daí o surgimento de um conjunto de normas e a sua consequente implementação. Neste sentido a dissertação foi desenvolvida com o intuito de compreender até que ponto as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas pelos administradores das empresas são percecionadas pelos seus colaboradores. Para isso foi desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu os colaboradores das empresas Moldegama, SA e Plásticos de Injecção Molding, Lda., quanto à perceção, à integração das práticas de responsabilidade social empresarial das empresas em estudo. Posteriormente os dados foram testados numa escala de responsabilidade social empresarial desenvolvida na literatura internacional, através de um estudo de análise fatorial. Nesta abordagem, foram identificados cinco fatores que explicam grande parte da amostra, que nomeámos de responsabilidade social empresarial para com colaboradores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente. Concluímos que os colaboradores têm perceção de grande parte das atividades de responsabilidade social da organização e que são dos stakeholders que têm mais relevância para a mesma, ou seja, sentem-se parte integrante da mesma. Comparando com os resultados de Turker (2008), a ordenação dos fatores foi distinta, apresentandose em primeiro as preocupações com o meio ambiente e a sociedade, seguidos de colaboradores, clientes e governo. Tal disparidade pode justificar-se por questões demográficas, bem como as habilitações literárias, ou mesmo a faixa etária, de cada amostra serem distintas. No que toca ao contributo prático, este trabalho mostra que as empresas podem fazer o uso intencional das suas atividades de responsabilidade social empresarial, incrementando atitudes positivas no plano laboral e por consequência pode resultar na criação de uma estratégia sólida em termos de recursos humanos.Canadas, Natália Maria Prudêncio RafaelCarreira, Pedro Manuel RodriguesIC-OnlinePeralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva2018-03-26T09:37:49Z2013-12-202013-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3142TID:201889307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:35Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:19.555108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
title Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
spellingShingle Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
Peralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva
Responsabilidade social empresarial
Stakeholders
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
title_full Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
title_fullStr Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
title_full_unstemmed Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
title_sort Responsabilidade social empresarial e os stakeholders internos : estudo de caso
author Peralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva
author_facet Peralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canadas, Natália Maria Prudêncio Rafael
Carreira, Pedro Manuel Rodrigues
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Peralta, Mónica Catarina Pavoeiro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial
Stakeholders
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Responsabilidade social empresarial
Stakeholders
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Nesta dissertação propomo-nos a estudar a Responsabilidade Social Empresarial em Portugal e qual a percepção que os stakeholders, neste caso os colaboradores, têm sobre a existência da mesma nas empresas, considerando um caso de estudo. A problemática da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ter uma crescente importância no mundo dos negócios, justificando-se em grande parte pela globalização da economia. Deste modo, para as empresas para além de transparecer uma imagem de solidez financeira, existe cada vez mais a necessidade de demonstrar que cumprem com as suas responsabilidades para com todos os stakeholders, daí o surgimento de um conjunto de normas e a sua consequente implementação. Neste sentido a dissertação foi desenvolvida com o intuito de compreender até que ponto as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas pelos administradores das empresas são percecionadas pelos seus colaboradores. Para isso foi desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu os colaboradores das empresas Moldegama, SA e Plásticos de Injecção Molding, Lda., quanto à perceção, à integração das práticas de responsabilidade social empresarial das empresas em estudo. Posteriormente os dados foram testados numa escala de responsabilidade social empresarial desenvolvida na literatura internacional, através de um estudo de análise fatorial. Nesta abordagem, foram identificados cinco fatores que explicam grande parte da amostra, que nomeámos de responsabilidade social empresarial para com colaboradores, clientes, governo, sociedade e meio ambiente. Concluímos que os colaboradores têm perceção de grande parte das atividades de responsabilidade social da organização e que são dos stakeholders que têm mais relevância para a mesma, ou seja, sentem-se parte integrante da mesma. Comparando com os resultados de Turker (2008), a ordenação dos fatores foi distinta, apresentandose em primeiro as preocupações com o meio ambiente e a sociedade, seguidos de colaboradores, clientes e governo. Tal disparidade pode justificar-se por questões demográficas, bem como as habilitações literárias, ou mesmo a faixa etária, de cada amostra serem distintas. No que toca ao contributo prático, este trabalho mostra que as empresas podem fazer o uso intencional das suas atividades de responsabilidade social empresarial, incrementando atitudes positivas no plano laboral e por consequência pode resultar na criação de uma estratégia sólida em termos de recursos humanos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
2013-12-20T00:00:00Z
2018-03-26T09:37:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3142
TID:201889307
url http://hdl.handle.net/10400.8/3142
identifier_str_mv TID:201889307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136967412154368