Responsabilidade Social Empresarial e a Comunicação Estratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilchez, Thais dos Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11660
Resumo: Cada vez mais, as organizações se veem desafiadas a manterem-se atualizadas com o ambiente em constante mudança que a globalização traz. As organizações se adaptaram e criaram estratégias para conseguir enfrentar o desafio que o desenvolvimento global trouxe. Uma das indústrias mais afetadas é o objeto deste estudo. A indústria do tabaco enfrenta desafios diários com a rápida disseminação de informações, na sua grande maioria negativas, e as regulamentações contra o consumo do tabaco. Uma das estratégias desse setor é a Responsabilidade Social Empresarial. Com base nisso, a organização escolhida neste estudo é a Japan Tobacco International, multinacional do segmento e que possui a segunda maior participação do mercado de tabaco em Portugal e está entre as líderes mundiais nesse setor. A JTI tem como uma de suas estratégias empresariais a Responsabilidade Social Empresarial e faz demonstrações de ações e projetos sociais regularmente. Sendo assim, este estudo tem como objetivo perceber se as ações sociais realizadas pela indústria do tabaco são comunicadas de forma efetiva e qual a perceção do público, com isso, propõe-se investigar os relatórios anuais da organização bem como observar/participar de ações por ela realizadas e pesquisar a opinião pública. Para isso, investigou-se conceitos de Responsabilidade Social Empresarial, da Comunicação Estratégica, além da importância dos atores sociais. Em síntese, podemos compreender que apesar de a RSE ser usada como uma estratégia empresarial, a grande maioria das ações sociais realizadas é voltada para as áreas mais afetadas pela indústria, ou seja, para comunidades fumiculturas. Apesar do empenho das tabaqueiras em aplicar as estratégias de RSE, suas ações não têm tido efeito na imagem negativa do público em relação à indústria do tabaco.
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