Aplicação da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências: casos práticos no 9.º e 10.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3313 |
Resumo: | Este trabalho com base no estágio pedagógico na Escola Secundária de S. Pedro em Vila Real no ano letivo 2010/2011 visa uma reflexão sobre a prática exercida no Ensino das Ciências Naturais no 9º ano e no Ensino da Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade. Apresenta uma fundamentação teórica sobre os métodos e estratégias utilizadas nas unidades curriculares dos respetivos níveis de escolaridade, dos quais foram selecionados a “Vulcanologia” do secundário e “Coordenação do Organismo – Sistema Neuro-Hormonal” do básico. Estas duas unidades curriculares apresentam neste trabalho uma revisão científica, bem como as planificações referentes ao processo de ensino-aprendizagem. As unidades foram planificadas segundo a aprendizagem cooperativa com aplicação de diversas estratégias e recursos didáticos, alguns dos quais apresentaram limitações em consequência da falta de conhecimento dos alunos ou pela morosa execução. Outras estratégias, já mais conhecidas, foram um apoio complementar ao longo da lecionação como os PowerPoints, a exibição de filmes editados, o questionamento e a realização de fichas de trabalho. A aplicação da aprendizagem cooperativa em contexto de sala de aula foi notável na motivação e interesse dos alunos, visivelmente notáveis nos resultados finais, tendo as competências atitudinais, cognitivas e procedimentais sido desenvolvidas e os objetivos inicialmente propostos pelo professor atingidos. |
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Aplicação da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências: casos práticos no 9.º e 10.º ano de escolaridadeEnsino das ciênciasAprendizagem cooperativaEste trabalho com base no estágio pedagógico na Escola Secundária de S. Pedro em Vila Real no ano letivo 2010/2011 visa uma reflexão sobre a prática exercida no Ensino das Ciências Naturais no 9º ano e no Ensino da Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade. Apresenta uma fundamentação teórica sobre os métodos e estratégias utilizadas nas unidades curriculares dos respetivos níveis de escolaridade, dos quais foram selecionados a “Vulcanologia” do secundário e “Coordenação do Organismo – Sistema Neuro-Hormonal” do básico. Estas duas unidades curriculares apresentam neste trabalho uma revisão científica, bem como as planificações referentes ao processo de ensino-aprendizagem. As unidades foram planificadas segundo a aprendizagem cooperativa com aplicação de diversas estratégias e recursos didáticos, alguns dos quais apresentaram limitações em consequência da falta de conhecimento dos alunos ou pela morosa execução. Outras estratégias, já mais conhecidas, foram um apoio complementar ao longo da lecionação como os PowerPoints, a exibição de filmes editados, o questionamento e a realização de fichas de trabalho. A aplicação da aprendizagem cooperativa em contexto de sala de aula foi notável na motivação e interesse dos alunos, visivelmente notáveis nos resultados finais, tendo as competências atitudinais, cognitivas e procedimentais sido desenvolvidas e os objetivos inicialmente propostos pelo professor atingidos.This work is based on the educational internship at school S. Pedro in Vila Real, in the academic year 2010/2011, and it aims to reflect on the practice exercised in the mashing of Natural Science in the 9th grade and Biology and Geology in 10th grade. It presents a theoretical basis about the methods and strategies used in the curricular units and their respective educational levels, of which were selected “Volcanology” from secondary level and “Body Coordination Neuro-Hormonal System” from primary level. These two curricular units as well as lesson plans referred to the teaching-learning process, have a scientific review on this work. The units were planned according to cooperative learning, by applying various strategies a teaching resources, but some of them a limitations, due to the lack of students knowledge or the length execution of the process. Other strategies, better known were a supplementary support through the teaching, such as Power Points, edited movies, filling out forms and worksheets fulfillment. The implementation of cooperative learning in the context of the classroom was remarkable in the students motivation and interest, proved by their final results, acing attitudinal, cognitive and procedural skills, originally proposed by the teacher, were developed and their purposes were achieved.2014-09-15T14:32:19Z2014-09-15T00:00:00Z2014-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3313porMagalhães, Pedro Rafael Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:41.492173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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