Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11753 |
Resumo: | Numa época em que se defende uma Escola voltada para a formação integral do aluno, que desenvolva uma verdadeira alfabetização científica e, igualmente, eduque para as atitudes e valores, é necessário que se promovam práticas educacionais que trabalhem competências várias, não só do campo cognitivo, mas também do campo social. Por isso, julgamos que a implementação de práticas cooperativas em sala de aula poderá ser um favorável contributo para o desenvolvimento mais completo do aluno, donde ressalta a importância que o outro assume na formação do EU. Assim, pretendeu-se compreender a influência da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências académicas (cognitivas simples e complexas) e sociais (autonomia, participação e responsabilidade) de elevado nível de abstração, em alunos do 5.º ano de escolaridade de vários estratos sociais, num estudo alicerçado na teoria do desenvolvimento psicológico de Vygotsky e na literatura da Aprendizagem Cooperativa. Para o efeito, implementaram-se dois métodos cooperativos, Jigsaw e Graffiti Cooperativo, na disciplina de Ciências Naturais, durante dezasseis atividades, numa turma composta por vinte e nove alunos de uma escola do Barlavento Algarvio. O estudo de natureza essencialmente qualitativa, em que se utilizaram técnicas apropriadas de observação e inquérito para a prossecução dos objetivos, mostrou que, a metodologia cooperativa promoveu um bom desempenho cognitivo da amostra, de forma mais visível nos alunos pertencentes à classe trabalhadora nas competências cognitivas simples e nos alunos provenientes da classe média baixa, sobretudo nas cognitivas complexas, mas também nas simples. Esta metodologia promoveu, também, o gradual desenvolvimento das competências sociais em análise e motivação imensa em todos os alunos. |
id |
RCAP_27b5f1a8196d807ff9cc9e9d7167c23f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridadeAprendizagem cooperativaJigsawGraffiti cooperativoCiências naturaisNuma época em que se defende uma Escola voltada para a formação integral do aluno, que desenvolva uma verdadeira alfabetização científica e, igualmente, eduque para as atitudes e valores, é necessário que se promovam práticas educacionais que trabalhem competências várias, não só do campo cognitivo, mas também do campo social. Por isso, julgamos que a implementação de práticas cooperativas em sala de aula poderá ser um favorável contributo para o desenvolvimento mais completo do aluno, donde ressalta a importância que o outro assume na formação do EU. Assim, pretendeu-se compreender a influência da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências académicas (cognitivas simples e complexas) e sociais (autonomia, participação e responsabilidade) de elevado nível de abstração, em alunos do 5.º ano de escolaridade de vários estratos sociais, num estudo alicerçado na teoria do desenvolvimento psicológico de Vygotsky e na literatura da Aprendizagem Cooperativa. Para o efeito, implementaram-se dois métodos cooperativos, Jigsaw e Graffiti Cooperativo, na disciplina de Ciências Naturais, durante dezasseis atividades, numa turma composta por vinte e nove alunos de uma escola do Barlavento Algarvio. O estudo de natureza essencialmente qualitativa, em que se utilizaram técnicas apropriadas de observação e inquérito para a prossecução dos objetivos, mostrou que, a metodologia cooperativa promoveu um bom desempenho cognitivo da amostra, de forma mais visível nos alunos pertencentes à classe trabalhadora nas competências cognitivas simples e nos alunos provenientes da classe média baixa, sobretudo nas cognitivas complexas, mas também nas simples. Esta metodologia promoveu, também, o gradual desenvolvimento das competências sociais em análise e motivação imensa em todos os alunos.In an era that advocates a school directed to the integral student education, to develop a true scientific literacy and also educates for attitudes and values, it is necessary to promote educational practices that develop cognitive and social skills. I therefore believe that the implementation of cooperative practices in the classroom may be a positive contribution fuller development, where highlights the importance that the other takes in shaping of ME. Thus, we sought to understand the influence of cooperative methodology in the development of academic skills (simple and complex cognitive) and social (autonomy, participation and responsibility) of high level of abstraction in students of the 5th grade coming from varied social classes, in a study grounded on the psychological development of Vygotsky and the Cooperative Learning literature. For this propose, two cooperative methods were implemented, Jigsaw and Graffiti Cooperative, in Natural Sciences discipline, for sixteen activities in a group of twenty-nine students from a school in the western Algarve. The essentially qualitative study, in which were used appropriate techniques of observation and inquiry in pursuit of goals, showed that the cooperative approach promoted a good cognitive performance of the sample, most visibly in the students belonging to the working class in simple cognitive skills and in the students from lower middle class, especially in complex cognitive but also in simple. This methodology promoted also the gradual development of social skills analyzed and a lot of motivation in all students.Pires, DelminaBiblioteca Digital do IPBSá, Dora Maria Barroso2015-04-16T13:00:23Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11753TID:201022184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:15.245879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade Sá, Dora Maria Barroso Aprendizagem cooperativa Jigsaw Graffiti cooperativo Ciências naturais |
title_short |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa. Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade |
author |
Sá, Dora Maria Barroso |
author_facet |
Sá, Dora Maria Barroso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Delmina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Dora Maria Barroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Jigsaw Graffiti cooperativo Ciências naturais |
topic |
Aprendizagem cooperativa Jigsaw Graffiti cooperativo Ciências naturais |
description |
Numa época em que se defende uma Escola voltada para a formação integral do aluno, que desenvolva uma verdadeira alfabetização científica e, igualmente, eduque para as atitudes e valores, é necessário que se promovam práticas educacionais que trabalhem competências várias, não só do campo cognitivo, mas também do campo social. Por isso, julgamos que a implementação de práticas cooperativas em sala de aula poderá ser um favorável contributo para o desenvolvimento mais completo do aluno, donde ressalta a importância que o outro assume na formação do EU. Assim, pretendeu-se compreender a influência da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências académicas (cognitivas simples e complexas) e sociais (autonomia, participação e responsabilidade) de elevado nível de abstração, em alunos do 5.º ano de escolaridade de vários estratos sociais, num estudo alicerçado na teoria do desenvolvimento psicológico de Vygotsky e na literatura da Aprendizagem Cooperativa. Para o efeito, implementaram-se dois métodos cooperativos, Jigsaw e Graffiti Cooperativo, na disciplina de Ciências Naturais, durante dezasseis atividades, numa turma composta por vinte e nove alunos de uma escola do Barlavento Algarvio. O estudo de natureza essencialmente qualitativa, em que se utilizaram técnicas apropriadas de observação e inquérito para a prossecução dos objetivos, mostrou que, a metodologia cooperativa promoveu um bom desempenho cognitivo da amostra, de forma mais visível nos alunos pertencentes à classe trabalhadora nas competências cognitivas simples e nos alunos provenientes da classe média baixa, sobretudo nas cognitivas complexas, mas também nas simples. Esta metodologia promoveu, também, o gradual desenvolvimento das competências sociais em análise e motivação imensa em todos os alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-16T13:00:23Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/11753 TID:201022184 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/11753 |
identifier_str_mv |
TID:201022184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135260440526848 |