Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8777
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_2875291f9c48d2d95f5d0e4716845a33
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionadosEnsino do pianoIniciação musicalMétodos para pianoPiano teachingMusical initiationPiano methodsRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - O presente Relatório de Estágio tem como objetivo dar a conhecer a experiência do estagiário, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no ano lectivo de 2015/16. Foram seleccionados três alunos de diferentes níveis de ensino para avaliar a actividade do estagiário enquanto docente de piano. Com este intuito, foi feita a caraterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Por fim, foi elaborada uma análise crítica da actividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta prática.Resumo II - Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de métodos de iniciação para piano usados actualmente. Após a análise de cerca de vinte métodos diferentes, foram seleccionados quatro métodos para este estudo. Este documento pretende dotar o leitor de informação sistematizada acerca dos materiais estudados, permitindo assim uma eventual adopção de algum destes métodos por professores ou futuros professores de piano para as suas aulas de piano. Inicialmente, apresenta-se o projecto de investigação. De seguida é feita a revisão da literatura e explicada a metodologia de investigação adoptada. Na apresentação e análise dos resultados é feita a exposição dos dados recolhidos após a análise de cada um dos métodos seleccionados. Por fim, é apresentada a conclusão e reflexão final do documento.Abstract I - This internship report aims to describe the experience of the intern, as part of the Master in Music Pedagogy at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa requirements. The internship was done at the Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo in Linda-a-Velha, during the academic year of 2015/16. Three students of different levels were selected in order to evaluate the intern activity as a piano teacher. To achieve the above mentioned goal, it was done a description of the school and of the students that were involved in the internship. A comprehensive explanation of the developed educational practices was included as well. Finally, it was exposed a critical analysis of the teaching activity that was developed during the internship and the description of the conclusions resulting from this experience.Abstract II - This work is an analysis of a group of different piano methods for beginners used today. After analyzing about twenty different methods, four were selected for this study. This document aims to give the reader compiled information about these methods thus creating an eventual chance of them being adopted by current or future piano instructors. Firstly, the research project is presented. After that, a revision of the literature is made and the research methodology is explained. The description of the obtained results is mainly done by the exposition of the retrieved data from the analysis made to each method studied. At last, a conclusion and a final reflection is presented.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMoyano, JorgeFigueiredo, PedroRCIPLOliveira, Paulo César Aguiar da Silva2018-08-03T15:22:43Z2016-072016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8777TID:201708892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:29.809665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
title Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
spellingShingle Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva
Ensino do piano
Iniciação musical
Métodos para piano
Piano teaching
Musical initiation
Piano methods
title_short Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
title_full Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
title_fullStr Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
title_full_unstemmed Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
title_sort Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
author Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva
author_facet Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moyano, Jorge
Figueiredo, Pedro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do piano
Iniciação musical
Métodos para piano
Piano teaching
Musical initiation
Piano methods
topic Ensino do piano
Iniciação musical
Métodos para piano
Piano teaching
Musical initiation
Piano methods
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2016-07-01T00:00:00Z
2018-08-03T15:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8777
TID:201708892
url http://hdl.handle.net/10400.21/8777
identifier_str_mv TID:201708892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133437539385344