Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8777 |
Resumo: | Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música |
id |
RCAP_2875291f9c48d2d95f5d0e4716845a33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8777 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionadosEnsino do pianoIniciação musicalMétodos para pianoPiano teachingMusical initiationPiano methodsRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - O presente Relatório de Estágio tem como objetivo dar a conhecer a experiência do estagiário, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no ano lectivo de 2015/16. Foram seleccionados três alunos de diferentes níveis de ensino para avaliar a actividade do estagiário enquanto docente de piano. Com este intuito, foi feita a caraterização da escola e dos alunos envolvidos no estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Por fim, foi elaborada uma análise crítica da actividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta prática.Resumo II - Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de métodos de iniciação para piano usados actualmente. Após a análise de cerca de vinte métodos diferentes, foram seleccionados quatro métodos para este estudo. Este documento pretende dotar o leitor de informação sistematizada acerca dos materiais estudados, permitindo assim uma eventual adopção de algum destes métodos por professores ou futuros professores de piano para as suas aulas de piano. Inicialmente, apresenta-se o projecto de investigação. De seguida é feita a revisão da literatura e explicada a metodologia de investigação adoptada. Na apresentação e análise dos resultados é feita a exposição dos dados recolhidos após a análise de cada um dos métodos seleccionados. Por fim, é apresentada a conclusão e reflexão final do documento.Abstract I - This internship report aims to describe the experience of the intern, as part of the Master in Music Pedagogy at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa requirements. The internship was done at the Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo in Linda-a-Velha, during the academic year of 2015/16. Three students of different levels were selected in order to evaluate the intern activity as a piano teacher. To achieve the above mentioned goal, it was done a description of the school and of the students that were involved in the internship. A comprehensive explanation of the developed educational practices was included as well. Finally, it was exposed a critical analysis of the teaching activity that was developed during the internship and the description of the conclusions resulting from this experience.Abstract II - This work is an analysis of a group of different piano methods for beginners used today. After analyzing about twenty different methods, four were selected for this study. This document aims to give the reader compiled information about these methods thus creating an eventual chance of them being adopted by current or future piano instructors. Firstly, the research project is presented. After that, a revision of the literature is made and the research methodology is explained. The description of the obtained results is mainly done by the exposition of the retrieved data from the analysis made to each method studied. At last, a conclusion and a final reflection is presented.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMoyano, JorgeFigueiredo, PedroRCIPLOliveira, Paulo César Aguiar da Silva2018-08-03T15:22:43Z2016-072016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8777TID:201708892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:29.809665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados |
title |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados |
spellingShingle |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva Ensino do piano Iniciação musical Métodos para piano Piano teaching Musical initiation Piano methods |
title_short |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados |
title_full |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados |
title_fullStr |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados |
title_full_unstemmed |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados |
title_sort |
Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos seleccionados |
author |
Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva |
author_facet |
Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moyano, Jorge Figueiredo, Pedro RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo César Aguiar da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do piano Iniciação musical Métodos para piano Piano teaching Musical initiation Piano methods |
topic |
Ensino do piano Iniciação musical Métodos para piano Piano teaching Musical initiation Piano methods |
description |
Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07 2016-07-01T00:00:00Z 2018-08-03T15:22:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8777 TID:201708892 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8777 |
identifier_str_mv |
TID:201708892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133437539385344 |