Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Joana Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21462
Resumo: Os métodos de iniciação ao piano são ferramentas às quais a maioria dos professores de piano recorre nas suas práticas, sendo que a oferta atual de métodos é bastante alargada. O propósito deste estudo consistiu na procura de referenciais para a elaboração de um novo método de iniciação ao piano, para alunos do Curso de Iniciação Musical, em língua portuguesa e com repertório tradicional do universo infantil, que possa dar um contributo para as necessidades atuais dos professores de piano a lecionar em escolas de Música do ensino especializado, em Portugal. Do ponto de vista metodológico, pesquisei práticas apropriadas para a iniciação de piano patentes na literatura, e realizei um inquérito junto de professores de piano para descobrir características das suas práticas de lecionação, aspetos mais apreciados em métodos de piano e quais os métodos mais eficientes segundo as suas opiniões. Os resultados do inquérito foram objeto de um estudo de âmbito quantitativo, procedendo-se à respetiva análise e discussão dos resultados. Foi realizado igualmente um estudo comparativo dos métodos mais citados, sendo elaborada um tabela detalhada segundo categorias e subcategorias / métodos. As conclusões do estudo apontam para a possibilidade de estabelecer um conjunto de princípios orientadores para a criação de um novo método de iniciação de piano, com os requisitos acima citados.
id RCAP_55fb053d18a821f34d1b223e98537915
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didáticoEnsino de músicaEnsino de pianoIniciação ao piano de crianças do Curso de Iniciação MusicalMétodos para iniciação ao pianoMusic teachingPiano teachingPiano initiation for children at elementary school agePiano beginner’s methodsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesOs métodos de iniciação ao piano são ferramentas às quais a maioria dos professores de piano recorre nas suas práticas, sendo que a oferta atual de métodos é bastante alargada. O propósito deste estudo consistiu na procura de referenciais para a elaboração de um novo método de iniciação ao piano, para alunos do Curso de Iniciação Musical, em língua portuguesa e com repertório tradicional do universo infantil, que possa dar um contributo para as necessidades atuais dos professores de piano a lecionar em escolas de Música do ensino especializado, em Portugal. Do ponto de vista metodológico, pesquisei práticas apropriadas para a iniciação de piano patentes na literatura, e realizei um inquérito junto de professores de piano para descobrir características das suas práticas de lecionação, aspetos mais apreciados em métodos de piano e quais os métodos mais eficientes segundo as suas opiniões. Os resultados do inquérito foram objeto de um estudo de âmbito quantitativo, procedendo-se à respetiva análise e discussão dos resultados. Foi realizado igualmente um estudo comparativo dos métodos mais citados, sendo elaborada um tabela detalhada segundo categorias e subcategorias / métodos. As conclusões do estudo apontam para a possibilidade de estabelecer um conjunto de princípios orientadores para a criação de um novo método de iniciação de piano, com os requisitos acima citados.Piano methods for beginners are devices which most of piano teachers use on their practices and the current availability of methods is very wide. The aim of this study consisted on a research for guidelines to create a new piano method for initiation, to elementary school age students, in Portuguese and with traditional repertoire of children’s universe, which meets the current needs of piano teachers who teach in Portuguese music schools. Methodologically, I researched appropriate practices for piano initiation on literature, I performed a questionnaire with piano teachers in order to discover characteristics of their teaching practices, piano methods most appreciated aspects and the most efficient methods on their opinion. The questionnaire results were subject to a quantitative study, which lead to the respective analysis and discussion of results. A comparative study was also carried out with the most quoted methods, with the results being drawn up on a detailed table according to categories and sub-categories / methods. The study's findings point to the possibility of establishing guidelines for a new piano initiation method formulation, with aforementioned requirements.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, Joana Magalhães2017-02-01T10:35:37Z2016-12-1620162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21462TID:201958392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:46.391529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
title Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
spellingShingle Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
Faria, Joana Magalhães
Ensino de música
Ensino de piano
Iniciação ao piano de crianças do Curso de Iniciação Musical
Métodos para iniciação ao piano
Music teaching
Piano teaching
Piano initiation for children at elementary school age
Piano beginner’s methods
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
title_full Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
title_fullStr Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
title_full_unstemmed Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
title_sort Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didático
author Faria, Joana Magalhães
author_facet Faria, Joana Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Joana Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Ensino de piano
Iniciação ao piano de crianças do Curso de Iniciação Musical
Métodos para iniciação ao piano
Music teaching
Piano teaching
Piano initiation for children at elementary school age
Piano beginner’s methods
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Ensino de música
Ensino de piano
Iniciação ao piano de crianças do Curso de Iniciação Musical
Métodos para iniciação ao piano
Music teaching
Piano teaching
Piano initiation for children at elementary school age
Piano beginner’s methods
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Os métodos de iniciação ao piano são ferramentas às quais a maioria dos professores de piano recorre nas suas práticas, sendo que a oferta atual de métodos é bastante alargada. O propósito deste estudo consistiu na procura de referenciais para a elaboração de um novo método de iniciação ao piano, para alunos do Curso de Iniciação Musical, em língua portuguesa e com repertório tradicional do universo infantil, que possa dar um contributo para as necessidades atuais dos professores de piano a lecionar em escolas de Música do ensino especializado, em Portugal. Do ponto de vista metodológico, pesquisei práticas apropriadas para a iniciação de piano patentes na literatura, e realizei um inquérito junto de professores de piano para descobrir características das suas práticas de lecionação, aspetos mais apreciados em métodos de piano e quais os métodos mais eficientes segundo as suas opiniões. Os resultados do inquérito foram objeto de um estudo de âmbito quantitativo, procedendo-se à respetiva análise e discussão dos resultados. Foi realizado igualmente um estudo comparativo dos métodos mais citados, sendo elaborada um tabela detalhada segundo categorias e subcategorias / métodos. As conclusões do estudo apontam para a possibilidade de estabelecer um conjunto de princípios orientadores para a criação de um novo método de iniciação de piano, com os requisitos acima citados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016
2016-12-16T00:00:00Z
2017-02-01T10:35:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21462
TID:201958392
url http://hdl.handle.net/10400.14/21462
identifier_str_mv TID:201958392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131866200014848