Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Catarina
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6254
Resumo: Com o presente estudo intitulado Concepções sobre a digestão/excreção em alunos, professores e futuros professores do Ensino Básico, pretende-se conhecer as concepções sobre a digestão/excreção apresentadas por crianças e adultos: (i) alunos do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos); (ii) estudantes universitários (futuros professores dos três ciclos Ensino Básico) e (iii) professores em serviço dos três ciclos Ensino Básico; e comparar as concepções apresentadas pelas diferentes amostras quer intra-grupos (alunos do Ensino Básico; alunos universitários; professores em serviço), quer intergrupos (alunos do Ensino Básico, estudantes universitários e professores em serviço). As concepções sobre o processo de digestão/excreção identificadas neste trabalho vão genericamente de encontro às identificadas em estudos preliminares do nosso grupo de trabalho, estando essencialmente relacionadas com a representação do tubo digestivo: “confusão” intestinal e com a inter-relação dos diferentes sistemas que intervêm no referido processo (sistemas digestivo, circulatório e urinário), em particular, a continuidade anatómica digestivo-urinário e a ausência de relação funcional entre os sistemas. Estas concepções, de uma maneira geral, são comuns quer aos alunos do EB, quer aos estudantes do Ensino Superior, quer aos professores do EB. Isto significa que todas as situações de ensino formal (ao longo de toda a escolaridade, incluindo o Ensino Superior) relacionadas com o tema em questão, não são suficientes para que ocorra uma efectiva mudança conceptual. Realçamos apenas o facto da continuidade anatómica digestivo-urinário não aparecer entre os grupos de professores do 2º e 3º ciclos do EB, ou seja, a prática docente parece ser eficaz no que respeita a desconstrução desta concepção. Subjacentes a estas concepções encontram-se uma série de obstáculos de aprendizagem, em especial, de natureza epistemológica e didáctica. Alguns destes obstáculos, nomeadamente os didácticos, poderiam ser facilmente ultrapassados se houvesse um especial cuidado, por exemplo, na escolha das imagens a ser exploradas na sala de aula. Contudo, a ultrapassagem destes obstáculos de aprendizagem só é possível se os próprios professores estiverem sensibilizados para esta problemática, procurando identificar e trabalhar, não só as concepções dos alunos, mas também as suas próprias concepções. Neste sentido é fundamental apostar na formação dos futuros professores, preparando-os para esta realidade.
id RCAP_2879bfe6517017e5f1d55921e951c803
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico573:372.857.3Com o presente estudo intitulado Concepções sobre a digestão/excreção em alunos, professores e futuros professores do Ensino Básico, pretende-se conhecer as concepções sobre a digestão/excreção apresentadas por crianças e adultos: (i) alunos do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos); (ii) estudantes universitários (futuros professores dos três ciclos Ensino Básico) e (iii) professores em serviço dos três ciclos Ensino Básico; e comparar as concepções apresentadas pelas diferentes amostras quer intra-grupos (alunos do Ensino Básico; alunos universitários; professores em serviço), quer intergrupos (alunos do Ensino Básico, estudantes universitários e professores em serviço). As concepções sobre o processo de digestão/excreção identificadas neste trabalho vão genericamente de encontro às identificadas em estudos preliminares do nosso grupo de trabalho, estando essencialmente relacionadas com a representação do tubo digestivo: “confusão” intestinal e com a inter-relação dos diferentes sistemas que intervêm no referido processo (sistemas digestivo, circulatório e urinário), em particular, a continuidade anatómica digestivo-urinário e a ausência de relação funcional entre os sistemas. Estas concepções, de uma maneira geral, são comuns quer aos alunos do EB, quer aos estudantes do Ensino Superior, quer aos professores do EB. Isto significa que todas as situações de ensino formal (ao longo de toda a escolaridade, incluindo o Ensino Superior) relacionadas com o tema em questão, não são suficientes para que ocorra uma efectiva mudança conceptual. Realçamos apenas o facto da continuidade anatómica digestivo-urinário não aparecer entre os grupos de professores do 2º e 3º ciclos do EB, ou seja, a prática docente parece ser eficaz no que respeita a desconstrução desta concepção. Subjacentes a estas concepções encontram-se uma série de obstáculos de aprendizagem, em especial, de natureza epistemológica e didáctica. Alguns destes obstáculos, nomeadamente os didácticos, poderiam ser facilmente ultrapassados se houvesse um especial cuidado, por exemplo, na escolha das imagens a ser exploradas na sala de aula. Contudo, a ultrapassagem destes obstáculos de aprendizagem só é possível se os próprios professores estiverem sensibilizados para esta problemática, procurando identificar e trabalhar, não só as concepções dos alunos, mas também as suas próprias concepções. Neste sentido é fundamental apostar na formação dos futuros professores, preparando-os para esta realidade.The aim of this study named Conceptions on digestion/excretion in pupils, in-service and pre-service teachers of Basic Education, is: (i) to identify conceptions on the digestion/excretion presented by children and adults: (a) pupils of Basic Education (1st cycle (5/6 – 9/10 years old), 2nd cycle (10/11 – 11/12) and 3rd cycle (12/13 – 4/15); (b) university students (future teachers of the three cycles of Basic Education) and (c) inservice teachers of the three cycles of Basic Education; (ii) to compare the conceptions presented by the different samples, intra-groups (pupils of Basic Education; university students; in-service teachers), and inter-groups (university pupils of Basic Education, university students and in-service teachers). In general, the conceptions on the digestion/excretion identified in this work are similar to the ones identified in some preliminary studies carried out by our research team: essentially related to the representation of the digestive tube: intestinal “confusion” and to the interrelation established between the different systems involved in this process (digestive, circulatory and urinary systems), especially, the anatomic continuity digestive-urinary and the absence of functional relation between the systems. These conceptions, in a general way, are common to pupils of Basic Education, university students, and in-service Basic Education teachers. This means that all the situations of formal education (throughout all the school levels) related to the subject in question, are not enough to lead to an effective conceptual change. We highlight the digestion-excretion continuity representation, which disappear among in-service teachers of 2nd and 3rd cycles of the Basic Education. Therefore, in-service practice seems to be efficient in what concerns the deconstruction of this conception. Underlying these conceptions we have some learning obstacles, for example the epistemological and didactical ones. Some of these obstacles, mainly the didactical ones, might be easily overcame if there is a special attention, for instance, in the choice of the images that will be explored in the classroom. However, to overcome these learning obstacles in-service teachers must bee aware of this problem, looking for identifying and working not only pupils conceptions but also their own conceptions. In this context, it is important to invest in the teachers’ training, in order to prepare them for this reality.Dissertação mestradoFundação para a Ciência e Tecnologia - POCTI/CED/44187/2002.Projecto Europeu FP6 Biohead-Citizen CIT2-CT-2004-506015.Carvalho, Graça Simões deUniversidade do MinhoDantas, Catarina2006-07-192006-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:02.753842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
title Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
spellingShingle Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
Dantas, Catarina
573:372.857.3
title_short Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
title_full Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
title_fullStr Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
title_full_unstemmed Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
title_sort Concepções sobre a digestão : excreção em alunos, professores e futuros professores do ensino básico
author Dantas, Catarina
author_facet Dantas, Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Graça Simões de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv 573:372.857.3
topic 573:372.857.3
description Com o presente estudo intitulado Concepções sobre a digestão/excreção em alunos, professores e futuros professores do Ensino Básico, pretende-se conhecer as concepções sobre a digestão/excreção apresentadas por crianças e adultos: (i) alunos do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos); (ii) estudantes universitários (futuros professores dos três ciclos Ensino Básico) e (iii) professores em serviço dos três ciclos Ensino Básico; e comparar as concepções apresentadas pelas diferentes amostras quer intra-grupos (alunos do Ensino Básico; alunos universitários; professores em serviço), quer intergrupos (alunos do Ensino Básico, estudantes universitários e professores em serviço). As concepções sobre o processo de digestão/excreção identificadas neste trabalho vão genericamente de encontro às identificadas em estudos preliminares do nosso grupo de trabalho, estando essencialmente relacionadas com a representação do tubo digestivo: “confusão” intestinal e com a inter-relação dos diferentes sistemas que intervêm no referido processo (sistemas digestivo, circulatório e urinário), em particular, a continuidade anatómica digestivo-urinário e a ausência de relação funcional entre os sistemas. Estas concepções, de uma maneira geral, são comuns quer aos alunos do EB, quer aos estudantes do Ensino Superior, quer aos professores do EB. Isto significa que todas as situações de ensino formal (ao longo de toda a escolaridade, incluindo o Ensino Superior) relacionadas com o tema em questão, não são suficientes para que ocorra uma efectiva mudança conceptual. Realçamos apenas o facto da continuidade anatómica digestivo-urinário não aparecer entre os grupos de professores do 2º e 3º ciclos do EB, ou seja, a prática docente parece ser eficaz no que respeita a desconstrução desta concepção. Subjacentes a estas concepções encontram-se uma série de obstáculos de aprendizagem, em especial, de natureza epistemológica e didáctica. Alguns destes obstáculos, nomeadamente os didácticos, poderiam ser facilmente ultrapassados se houvesse um especial cuidado, por exemplo, na escolha das imagens a ser exploradas na sala de aula. Contudo, a ultrapassagem destes obstáculos de aprendizagem só é possível se os próprios professores estiverem sensibilizados para esta problemática, procurando identificar e trabalhar, não só as concepções dos alunos, mas também as suas próprias concepções. Neste sentido é fundamental apostar na formação dos futuros professores, preparando-os para esta realidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-19
2006-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6254
url http://hdl.handle.net/1822/6254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132957857808384