A evolução do conceito biodiversidade em alunos do 8º ano de escolaridade : uma abordagem em torno da noção de ecossistemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sandra Marina da Serra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24168
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling A evolução do conceito biodiversidade em alunos do 8º ano de escolaridade : uma abordagem em torno da noção de ecossistemas57:372.857372.857:57Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente projeto de intervenção pedagógica assumiu a forma de uma investigação e tem como tópico de estudo a Biodiversidade incluída na unidade "Ecossistemas”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 8º ano de escolaridade na Escola Cooperativa de Vale de S.Cosme – Didáxis. A metodologia de ensino-aprendizagem seguiu nos seus traços gerais, uma estratégia de mudança concetual. Os principais objetivos delineados foram: (1) detetar quais as ideias prévias dos alunos em relação ao conceito de biodiversidade; (2) planear uma aula de campo em função das ideias detetadas; (3) avaliar a evolução das ideias prévias dos alunos em relação ao conceito de biodiversidade. Para atingir o primeiro objetivo traçado os alunos responderam a um questionário (pré-teste) no qual explicitaram as suas ideias sobre o conceito de biodiversidade. Este questionário foi aplicado antes da aula de campo que foi planeada tendo em conta a resposta dos alunos. Os resultados obtidos indicaram que o conceito de biodiversidade é, essencialmente associado a diversidade de seres vivos e/ou espécies e que os alunos reconhecem poucos elementos da biodiversidade, centrando-se principalmente nos seres vivos mais evidentes como os animais e, em alguns casos, as plantas. De forma a promover a evolução das ideias que os alunos possuíam acerca do conceito de biodiversidade e concretizar o segundo objetivo, foi planeada uma aula de campo. Esta aula de campo requereu a existência de três momentos: a aula pré-campo, a aula de campo propriamente dita e a aula póscampo. A aula pré-campo visou preparar os alunos para as atividades a realizar em campo, a aula de campo teve por objetivo reconhecer evidências de biodiversidade e a sua relação com o meio envolvente e a aula pós-campo visou analisar e tratar o material biológico recolhido. Para atingir o terceiro objetivo, os alunos responderam a um novo questionário (pós-teste) de forma a detetar se existiu ou não evolução do conceito biodiversidade. Os resultados obtidos indicaram que os alunos foram capazes de enunciar uma maior diversidade de seres vivos, particularmente seres vivos que são menos evidentes e que lhes são menos familiares. O conceito de biodiversidade não sofreu uma evolução apreciável para a maioria dos alunos. A variabilidade intraespecífica, demonstrou ser um conceito difícil de atingir, tendo sido compreendido por uma minoria de alunos. Os alunos manifestaram uma visível motivação durante a intervenção pedagógica, que exprimiram por escrito numa notícia publicada no jornal da escola.The present project of pedagogical intervention took the form of a research and its study topic was the Biodiversity included in the “Ecosystems” unity. This project was developed in a group of students of 8th grade in Escola Cooperativa de Vale de S.Cosme – Didáxis. The methodology of teaching and learning, in its general outlines, followed a conceptual change strategy. The main goals outlined were: (1) detect which were the previous ideas that students had about the biodiversity concept; (2) plan a field class based on the ideas detected; (3) evaluate the evolution of students’ previous ideas related with the concept of biodiversity. To achieve the first proposed goal, students answered a questionnaire (pre-test) in which they expose their ideas about the biodiversity concept. This questionnaire was applied before the field class, which was planned based on the answers of students. The obtained results indicated that the biodiversity concept it’s mainly associate to the diversity of living beings or species and that the students recognize just a few elements of biodiversity focusing their attention on the living beings most evident, like animals and, in some cases, plants. In order to promote the evolution of students’ ideas about the biodiversity concept and to achieve the second goal, a field class was planned. This class demanded the existence of three moments: a pre-field class, a field class per se and a post-field class. The pre-field class aimed to prepare the students for the activities to be held in field; the field class per se aimed to recognize evidences of biodiversity and it’s relation with the surrounding environment; the post-field class aimed to analyze and process the biological material collected. To attain the third goal, students answered a new questionnaire (post-test) in order to detect if any kind of evolution in the biodiversity concept was accomplished. The results indicated that students were able to enunciate a larger diversity of living beings, especially some less familiar and evident. The biodiversity concept didn’t suffer an appreciable evolution. The concept of intra-specific diversity, shown to be a difficult concept to reach, being understood only for a minority of students. The students were motivated during the pedagogical intervention and they expressed their motivation in a publication in the school newspaper.Borges, Francisco Alberto MarquesFonseca, ManuelaUniversidade do MinhoFernandes, Sandra Marina da Serra20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:14.911442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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