A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Catarina Manuel Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21276
Resumo: O presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música (ESMAE/IPP), com especialização em Violino. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2021/2022 na Academia de Música de Paços de Brandão. Este trabalho está dividido em três capítulos principais. No Capítulo I é apresentada a instituição que me acolheu ao longo deste ano letivo. É descrita a missão e valores pelos quais se rege, a sua comunidade escolar, oferta educativa e principais atividades. No Capítulo II são explicados todos os processos que envolveram a Prática Educativa – os conceitos que a fundamentam, a forma como foi orientada, as atividades que englobou e as reflexões que dela resultaram. No Capítulo III é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco é a perceber qual a importância da disponibilização de material de apoio ao estudo, a alunos do ensino básico, em formato audiovisual. A investigação teve a duração de seis semanas e envolveu três alunos de Violino, do ensino básico da AMPB. O desempenho dos alunos foi avaliado por três professores observadores. Os resultados foram recolhidos através do preenchimento de grelhas de observação por parte dos professores observadores e questionários dirigidos aos alunos participantes. Foram evidentes os benefícios desta ferramenta para o desenvolvimento musical de cada aluno participante, bem como da sua capacidade para aumentar a eficácia do estudo individual do instrumento.
id RCAP_28837026293640b8c943c75b515c2384
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básicoPrática educativaRecursos audiovisuaisMaterial de apoio ao estudoEstudo individualAprendizagem musicalViolinoEducational practiceAudiovisual resourcesPractice support materialIndividual practiceMusical learningViolinO presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música (ESMAE/IPP), com especialização em Violino. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2021/2022 na Academia de Música de Paços de Brandão. Este trabalho está dividido em três capítulos principais. No Capítulo I é apresentada a instituição que me acolheu ao longo deste ano letivo. É descrita a missão e valores pelos quais se rege, a sua comunidade escolar, oferta educativa e principais atividades. No Capítulo II são explicados todos os processos que envolveram a Prática Educativa – os conceitos que a fundamentam, a forma como foi orientada, as atividades que englobou e as reflexões que dela resultaram. No Capítulo III é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco é a perceber qual a importância da disponibilização de material de apoio ao estudo, a alunos do ensino básico, em formato audiovisual. A investigação teve a duração de seis semanas e envolveu três alunos de Violino, do ensino básico da AMPB. O desempenho dos alunos foi avaliado por três professores observadores. Os resultados foram recolhidos através do preenchimento de grelhas de observação por parte dos professores observadores e questionários dirigidos aos alunos participantes. Foram evidentes os benefícios desta ferramenta para o desenvolvimento musical de cada aluno participante, bem como da sua capacidade para aumentar a eficácia do estudo individual do instrumento.This following report is the final work of the Music Education Master`s at ESMAE/IPP, with specialization in Violin. It is part of the subject Supervised Teaching Practice and focuses on the Educational Practice and the Intvestigation Project developed over the academic year of 2021/2022 at Academia de Música de Paços de Brandão. This work is divided into three main chapters. Chapter I introduces the institution where the project took place over this academic year, describes its mission and values, its community, its educational offer and its main activities. Chapter II explains all the processes involved in the Educational Practice, from its fundamental concepts, to the way it was guided, the activities involved and the reflections that resulted from it. In Chapter III, an Investigation Project is justified, developed and implemented, whose main focus is to understand the importance of availability of practice support material to elementary school students in audiovisual format. The intervention lasted six weeks and involved three violin students from AMPB. The students' performance was evaluated by three observing teachers. The results were collected through the completion of observation grids by the observing teachers and questionnaires addressed to the participating students. The benefits of this tool for the musical development of each participating student were evident, as well as its ability to increase the effectiveness of individual practice of the instrument.Vieira, Vítor Macedo AntunesSantos, TiagoOliveira, BrízidaRamos, AdrianaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoResende, Catarina Manuel Gonçalves de2023-01-03T19:03:17Z2022-11-222022-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21276TID:203134605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:21.114891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
title A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
spellingShingle A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
Resende, Catarina Manuel Gonçalves de
Prática educativa
Recursos audiovisuais
Material de apoio ao estudo
Estudo individual
Aprendizagem musical
Violino
Educational practice
Audiovisual resources
Practice support material
Individual practice
Musical learning
Violin
title_short A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
title_full A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
title_fullStr A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
title_full_unstemmed A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
title_sort A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
author Resende, Catarina Manuel Gonçalves de
author_facet Resende, Catarina Manuel Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Vítor Macedo Antunes
Santos, Tiago
Oliveira, Brízida
Ramos, Adriana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Catarina Manuel Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Recursos audiovisuais
Material de apoio ao estudo
Estudo individual
Aprendizagem musical
Violino
Educational practice
Audiovisual resources
Practice support material
Individual practice
Musical learning
Violin
topic Prática educativa
Recursos audiovisuais
Material de apoio ao estudo
Estudo individual
Aprendizagem musical
Violino
Educational practice
Audiovisual resources
Practice support material
Individual practice
Musical learning
Violin
description O presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música (ESMAE/IPP), com especialização em Violino. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2021/2022 na Academia de Música de Paços de Brandão. Este trabalho está dividido em três capítulos principais. No Capítulo I é apresentada a instituição que me acolheu ao longo deste ano letivo. É descrita a missão e valores pelos quais se rege, a sua comunidade escolar, oferta educativa e principais atividades. No Capítulo II são explicados todos os processos que envolveram a Prática Educativa – os conceitos que a fundamentam, a forma como foi orientada, as atividades que englobou e as reflexões que dela resultaram. No Capítulo III é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco é a perceber qual a importância da disponibilização de material de apoio ao estudo, a alunos do ensino básico, em formato audiovisual. A investigação teve a duração de seis semanas e envolveu três alunos de Violino, do ensino básico da AMPB. O desempenho dos alunos foi avaliado por três professores observadores. Os resultados foram recolhidos através do preenchimento de grelhas de observação por parte dos professores observadores e questionários dirigidos aos alunos participantes. Foram evidentes os benefícios desta ferramenta para o desenvolvimento musical de cada aluno participante, bem como da sua capacidade para aumentar a eficácia do estudo individual do instrumento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
2022-11-22T00:00:00Z
2023-01-03T19:03:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21276
TID:203134605
url http://hdl.handle.net/10400.22/21276
identifier_str_mv TID:203134605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131501299761152