A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21276 |
Resumo: | O presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música (ESMAE/IPP), com especialização em Violino. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2021/2022 na Academia de Música de Paços de Brandão. Este trabalho está dividido em três capítulos principais. No Capítulo I é apresentada a instituição que me acolheu ao longo deste ano letivo. É descrita a missão e valores pelos quais se rege, a sua comunidade escolar, oferta educativa e principais atividades. No Capítulo II são explicados todos os processos que envolveram a Prática Educativa – os conceitos que a fundamentam, a forma como foi orientada, as atividades que englobou e as reflexões que dela resultaram. No Capítulo III é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco é a perceber qual a importância da disponibilização de material de apoio ao estudo, a alunos do ensino básico, em formato audiovisual. A investigação teve a duração de seis semanas e envolveu três alunos de Violino, do ensino básico da AMPB. O desempenho dos alunos foi avaliado por três professores observadores. Os resultados foram recolhidos através do preenchimento de grelhas de observação por parte dos professores observadores e questionários dirigidos aos alunos participantes. Foram evidentes os benefícios desta ferramenta para o desenvolvimento musical de cada aluno participante, bem como da sua capacidade para aumentar a eficácia do estudo individual do instrumento. |
id |
RCAP_28837026293640b8c943c75b515c2384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21276 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básicoPrática educativaRecursos audiovisuaisMaterial de apoio ao estudoEstudo individualAprendizagem musicalViolinoEducational practiceAudiovisual resourcesPractice support materialIndividual practiceMusical learningViolinO presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música (ESMAE/IPP), com especialização em Violino. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2021/2022 na Academia de Música de Paços de Brandão. Este trabalho está dividido em três capítulos principais. No Capítulo I é apresentada a instituição que me acolheu ao longo deste ano letivo. É descrita a missão e valores pelos quais se rege, a sua comunidade escolar, oferta educativa e principais atividades. No Capítulo II são explicados todos os processos que envolveram a Prática Educativa – os conceitos que a fundamentam, a forma como foi orientada, as atividades que englobou e as reflexões que dela resultaram. No Capítulo III é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco é a perceber qual a importância da disponibilização de material de apoio ao estudo, a alunos do ensino básico, em formato audiovisual. A investigação teve a duração de seis semanas e envolveu três alunos de Violino, do ensino básico da AMPB. O desempenho dos alunos foi avaliado por três professores observadores. Os resultados foram recolhidos através do preenchimento de grelhas de observação por parte dos professores observadores e questionários dirigidos aos alunos participantes. Foram evidentes os benefícios desta ferramenta para o desenvolvimento musical de cada aluno participante, bem como da sua capacidade para aumentar a eficácia do estudo individual do instrumento.This following report is the final work of the Music Education Master`s at ESMAE/IPP, with specialization in Violin. It is part of the subject Supervised Teaching Practice and focuses on the Educational Practice and the Intvestigation Project developed over the academic year of 2021/2022 at Academia de Música de Paços de Brandão. This work is divided into three main chapters. Chapter I introduces the institution where the project took place over this academic year, describes its mission and values, its community, its educational offer and its main activities. Chapter II explains all the processes involved in the Educational Practice, from its fundamental concepts, to the way it was guided, the activities involved and the reflections that resulted from it. In Chapter III, an Investigation Project is justified, developed and implemented, whose main focus is to understand the importance of availability of practice support material to elementary school students in audiovisual format. The intervention lasted six weeks and involved three violin students from AMPB. The students' performance was evaluated by three observing teachers. The results were collected through the completion of observation grids by the observing teachers and questionnaires addressed to the participating students. The benefits of this tool for the musical development of each participating student were evident, as well as its ability to increase the effectiveness of individual practice of the instrument.Vieira, Vítor Macedo AntunesSantos, TiagoOliveira, BrízidaRamos, AdrianaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoResende, Catarina Manuel Gonçalves de2023-01-03T19:03:17Z2022-11-222022-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21276TID:203134605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:21.114891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico |
title |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico |
spellingShingle |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico Resende, Catarina Manuel Gonçalves de Prática educativa Recursos audiovisuais Material de apoio ao estudo Estudo individual Aprendizagem musical Violino Educational practice Audiovisual resources Practice support material Individual practice Musical learning Violin |
title_short |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico |
title_full |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico |
title_fullStr |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico |
title_full_unstemmed |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico |
title_sort |
A gravação audiovisual elaborada e disponibilizada pelo professor como ferramenta de apoio ao estudo no ensino básico |
author |
Resende, Catarina Manuel Gonçalves de |
author_facet |
Resende, Catarina Manuel Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Vítor Macedo Antunes Santos, Tiago Oliveira, Brízida Ramos, Adriana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Catarina Manuel Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa Recursos audiovisuais Material de apoio ao estudo Estudo individual Aprendizagem musical Violino Educational practice Audiovisual resources Practice support material Individual practice Musical learning Violin |
topic |
Prática educativa Recursos audiovisuais Material de apoio ao estudo Estudo individual Aprendizagem musical Violino Educational practice Audiovisual resources Practice support material Individual practice Musical learning Violin |
description |
O presente Relatório é o resultado final do Mestrado em Ensino de Música (ESMAE/IPP), com especialização em Violino. Foi construído no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e incide sobre a Prática Educativa e o Projeto de Investigação desenvolvidos ao longo do ano letivo 2021/2022 na Academia de Música de Paços de Brandão. Este trabalho está dividido em três capítulos principais. No Capítulo I é apresentada a instituição que me acolheu ao longo deste ano letivo. É descrita a missão e valores pelos quais se rege, a sua comunidade escolar, oferta educativa e principais atividades. No Capítulo II são explicados todos os processos que envolveram a Prática Educativa – os conceitos que a fundamentam, a forma como foi orientada, as atividades que englobou e as reflexões que dela resultaram. No Capítulo III é fundamentado, desenvolvido e implementado um Projeto de Investigação, cujo principal foco é a perceber qual a importância da disponibilização de material de apoio ao estudo, a alunos do ensino básico, em formato audiovisual. A investigação teve a duração de seis semanas e envolveu três alunos de Violino, do ensino básico da AMPB. O desempenho dos alunos foi avaliado por três professores observadores. Os resultados foram recolhidos através do preenchimento de grelhas de observação por parte dos professores observadores e questionários dirigidos aos alunos participantes. Foram evidentes os benefícios desta ferramenta para o desenvolvimento musical de cada aluno participante, bem como da sua capacidade para aumentar a eficácia do estudo individual do instrumento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 2022-11-22T00:00:00Z 2023-01-03T19:03:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21276 TID:203134605 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21276 |
identifier_str_mv |
TID:203134605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550497312145408 |