A importância do estudo orientado no ensino básico de violino – um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarinho, Inês da Cruz Ramalho Quelhas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17291
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, Ramo Instrumento, Violino, na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/Escola Superior de Educação decorrente no ano letivo 2019/2020. Deste trabalho faz parte o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório de Música do Porto apresentando-se a descrição da prática pedagógica supervisionada, caracterização e contextualização da escola onde se realizou, sendo inerentes as planificações e observações das aulas bem como a respetiva reflexão. Como terceiro capítulo apresenta-se o projeto de intervenção “A importância do estudo orientado no Ensino Básico de Violino - um estudo de caso”. Este estudo foi desenvolvido e aplicado em contexto da unidade curricular de Metodologia e Didática do Instrumento II. A aprendizagem de instrumento musical é uma tarefa lenta, gradual, complexa e de elevada exigência mental e física. Nos alunos mais novos, o papel do professor poderá ser preponderante para auxiliar na prática individual, na planificação, organização e avaliação/reflexão do seu estudo ou prática individual, realizado entre as aulas. Através da metodologia de estudo de caso pretendeu perceber a importância que o estudo orientado por parte dos professores, adquire no ensino básico de violino e como os alunos reagem em termos performativos à intervenção, orientação, acompanhamento do seu estudo individual do instrumento. Depois de delineada e aplicada essa intervenção procede-se à sua avaliação através da análise dos dados obtidos obtendo-se as conclusões que daí advêm.
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