A eficácia diferencial dos suplementos na performance desportiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10932 |
Resumo: | O consumo de suplementos é cada vez mais frequente e usual entre os praticantes de desporto, por tal, e dado que não tem sido alvo de estudos aprofundados, importa conhecer quais são os mais consumidos, a motivação que conduz os desportistas a tomarem certo tipo de suplementos e acima de tudo a perceção da eficácia real que é percepcionada pelos consumidores. Para esta dissertação apoiámo-nos na revisão bibliográfica em estudos científicos sobre suplementos e na área do marketing, baseando-nos em alguns dos “gurus” do marketing tal como Kotler, Solomon ou Malhotra, entre outros autores. Foi ainda aplicado um estudo qualitativo a duas lojas da especialidade e a uma amostra de cerca 126 praticantes de desporto e consumidores de suplementos. Determinámos que os suplementos mais consumidos pelos desportistas são a proteína, ómega 3 e vitaminas, sendo a proteína um dos suplementos de estudo desta dissertação. O perfil dos praticantes de desporto e consumidores de suplementos é maioritariamente do género masculino, na faixa etária dos 26 aos 35 anos e que recorrem a profissionais da área ou fazem pesquisa em revistas ou na internet, antes de começarem a tomar a suplementação. Os motivos que levam um desportista a consumir suplementos prendem-se com o facto de quererem aumentar o peso e/ou o volume muscular, procurando compensar uma alimentação inadequada. Por outro lado, as razões que os levam a não tomar suplementos são maioritariamente por não julgarem necessário o seu consumo, por duvidarem dos seus efeitos reais, ou dos seus componentes. A perceção da eficácia que os consumidores têm relativamente aos suplementos é a de que estes resultam, sendo o principal efeito sentido quando tomam o aumento da resistência ao treino. Contudo verifica-se que ainda existe alguma conotação negativa face à utilização de suplementos. O word of mouth é o processo de publicidade com mais impacto nesta área da suplementação e dos 8Ps do Marketing os mais relevantes para este estudo são o produto, o preço, a promoção, o local, o processo e o programa. |
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A eficácia diferencial dos suplementos na performance desportivaMarketing MixTomada de DecisãoMotivaçãoConsumidorSuplementos AlimentaresNutrição DesportivaO consumo de suplementos é cada vez mais frequente e usual entre os praticantes de desporto, por tal, e dado que não tem sido alvo de estudos aprofundados, importa conhecer quais são os mais consumidos, a motivação que conduz os desportistas a tomarem certo tipo de suplementos e acima de tudo a perceção da eficácia real que é percepcionada pelos consumidores. Para esta dissertação apoiámo-nos na revisão bibliográfica em estudos científicos sobre suplementos e na área do marketing, baseando-nos em alguns dos “gurus” do marketing tal como Kotler, Solomon ou Malhotra, entre outros autores. Foi ainda aplicado um estudo qualitativo a duas lojas da especialidade e a uma amostra de cerca 126 praticantes de desporto e consumidores de suplementos. Determinámos que os suplementos mais consumidos pelos desportistas são a proteína, ómega 3 e vitaminas, sendo a proteína um dos suplementos de estudo desta dissertação. O perfil dos praticantes de desporto e consumidores de suplementos é maioritariamente do género masculino, na faixa etária dos 26 aos 35 anos e que recorrem a profissionais da área ou fazem pesquisa em revistas ou na internet, antes de começarem a tomar a suplementação. Os motivos que levam um desportista a consumir suplementos prendem-se com o facto de quererem aumentar o peso e/ou o volume muscular, procurando compensar uma alimentação inadequada. Por outro lado, as razões que os levam a não tomar suplementos são maioritariamente por não julgarem necessário o seu consumo, por duvidarem dos seus efeitos reais, ou dos seus componentes. A perceção da eficácia que os consumidores têm relativamente aos suplementos é a de que estes resultam, sendo o principal efeito sentido quando tomam o aumento da resistência ao treino. Contudo verifica-se que ainda existe alguma conotação negativa face à utilização de suplementos. O word of mouth é o processo de publicidade com mais impacto nesta área da suplementação e dos 8Ps do Marketing os mais relevantes para este estudo são o produto, o preço, a promoção, o local, o processo e o programa.Romão, IsabelRepositório ComumCorreia, Ana Sofia2016-01-18T16:49:05Z2015-12-17T00:00:00Z2015-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10932201008980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:55.876692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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