Investimentos privados em educação: o caso dos cursinhos comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Andreia dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10547
Resumo: O recurso por parte dos alunos a apoio educativo fora da escola surge cada vez mais a cargo de empresas – de reforço escolar (Brasil), de explicações (Portugal) – no quadro de um mercado educacional cada vez mais competitivo. Estudar este tipo de oferta nomeadamente ao que aos cursinhos comerciais na cidade de Brasília diz respeito é o objetivo principal deste trabalho. Para estudar esta temática foi decidido entrevistar diretores de cursinhos comerciais para melhor conhecer a sua opinião sobre este fenómeno que conhece nos dias de hoje um significativo aumento no crescimento da oferta empresarial; e inquirir os alunos que frequentam este tipo de centros para perceber os motivos que os levam a recorrer a esta atividade de apoio extraescolar. A investigação empírica deste trabalho consistiu: na recolha e análise documental de obras bibliográficas de referência e na pesquisa através da Internet de páginas oficiais de cursinhos a operar na cidade de Brasília; nas entrevistas aos diretores dos cursinhos comerciais; e na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos que frequentam esses centros. Os resultados obtidos com esta investigação apontam para: uma crescente expansão deste tipo de negócio; uma perceção positiva de retorno em termos de resultados escolares sob a perspetiva quer de alunos quer de diretores; a inferência de críticas à escola formal; a visível importância da preparação para os exames/concursos e a centralidade das explicações na disciplina de Matemática.
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