Concept stores, marcas e clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17010 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_28ccd54aa73fb36d0ab42a03c8770c2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concept stores, marcas e clientesConcept storeIn-store experienceConsumer relationshipExperiência em lojaRelação com o consumidorDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O mercado tem vindo a mudar, principalmente com as novas tecnologias, seja ao nível da realidade aumentada, realidade virtual ou através da inteligência artificial. No entanto, é através das lojas físicas que é possível o consumidor ter o contacto humano, que irá sempre precisar. Vários são os formatos que as lojas de retalho podem estar dispostas, mas é nas Concept Stores, que este estudo é focado. Através das entrevistas a gestores de loja, obteve-se um estudo de carácter exploratório, que visa perceber se as estratégias e as táticas aplicadas pelos gestores das Concept Stores são pensadas no sentido da otimização do relacionamento com o cliente, sendo que se pretende diferenciar a relação da loja com o cliente e a relação das marcas, expostas na loja, com o cliente. Como objetivos secundários tem-se como entender as características das Concept Store, a evolução das lojas e a relação do consumidor com as lojas. Os resultados vão ao encontro do aprofundamento sobre o tema das Concept Stores, o seu conceito, a disposição das lojas, as marcas expostas e o sortido, a localização e o público envolvido, assim como o “terceiro espaço”, que é muitas vezes orientado para a socialização, sem estar vinculado à comercialização. Também as relações do consumidor com as Concept Stores são abordadas, de modo a entender como se cria e como são nutridas. A presente investigação vai contribuir para a importância dos estudos sobre as Concept Stores, que é fundamental para o enriquecimento da literatura associado ao tema do retalho e a sua evolução. Dado haver muito poucos estudos, tanto em Portugal como fora, torna-se um estudo pioneiro no tema.ABSTRACT: The market has been changing, especially with new technologies, be it augmented reality, virtual reality or artificial intelligence. However, it is through physical stores that consumers can have the human contact they will always need. There are various formats in which retail stores can be open, but this study focuses on Concept Stores. Through interviews with store managers, an exploratory study was carried out, which aims to understand whether the strategies and tactics applied by the managers of Concept Stores are designed to optimize the relationship with the customer, with the aim of differentiating the relationship between the store and the customer and the relationship between the brands displayed in the store and the customer. The secondary objectives are to understand the characteristics of Concept Stores, the evolution of stores and the relationship between consumers and brands. The results are in line with an in-depth study of Concept Stores, their concept, the layout of the stores, the brands on display and the assortment, the location and the public involved, as well as the "third space", which is often geared towards socializing, without being linked to marketing. Consumer relationships with Concept Stores are also addressed, in order to understand how they are created and nurtured. This research will contribute to the importance of studies on Concept Stores, which is fundamental for enriching the literature associated with the theme of retail and its evolution. As there are very few studies, both in Portugal and abroad, it is a pioneering study on the subject.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaSantos, ZéliaRCIPLFernandes, Inês Filipa Caetano2024-01-25T18:04:28Z2023-11-232023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17010TID:203471571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:15.124749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concept stores, marcas e clientes |
title |
Concept stores, marcas e clientes |
spellingShingle |
Concept stores, marcas e clientes Fernandes, Inês Filipa Caetano Concept store In-store experience Consumer relationship Experiência em loja Relação com o consumidor |
title_short |
Concept stores, marcas e clientes |
title_full |
Concept stores, marcas e clientes |
title_fullStr |
Concept stores, marcas e clientes |
title_full_unstemmed |
Concept stores, marcas e clientes |
title_sort |
Concept stores, marcas e clientes |
author |
Fernandes, Inês Filipa Caetano |
author_facet |
Fernandes, Inês Filipa Caetano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Ana Teresa Santos, Zélia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Inês Filipa Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concept store In-store experience Consumer relationship Experiência em loja Relação com o consumidor |
topic |
Concept store In-store experience Consumer relationship Experiência em loja Relação com o consumidor |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23 2023-11-23T00:00:00Z 2024-01-25T18:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/17010 TID:203471571 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/17010 |
identifier_str_mv |
TID:203471571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137076196671488 |