A experiência do consumidor em loja e a fidelização à marca Ikea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23444 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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A experiência do consumidor em loja e a fidelização à marca IkeaConsumidorExperiência do consumidor em lojaFidelizaçãoConsumerIn-store consumer experienceLoyaltyMestrado Bolonha em MarketingNum mercado cada vez mais competitivo, existindo uma grande variedade de marcas, torna-se difícil para as marcas encontrarem um fator de diferenciação e manter a fidelização dos consumidores. As marcas devem fornecer experiências de compra em loja memoráveis para reter e atrair novos clientes. Quando os clientes decidem fazer compras em lojas físicas, eles esperam aproveitar a visita, usufruindo de experiências cognitivas, afetivas, sociais e físicas evocadas por estímulos na loja. O objetivo do presente estudo é compreender o impacto da experiência do consumidor em loja na fidelização à marca, tendo como contexto empírico a marca IKEA em Portugal. Foi efetuada uma investigação, através da revisão de literatura que deu resultado às hipóteses de investigação do estudo. Foi realizado um estudo quantitativo, através da recolha de dados questionários, construídos no Qualtrics. No total obtiveram-se 272 respostas válidas, sendo posteriormente feita uma análise através do software SPSS Statistics 26. Os resultados obtidos fornecem evidências que as experiências cognitivas e afetivas se encontram positivamente relacionadas com a fidelização à marca. Pelo contrário, as dimensões sociais com os clientes, sociais com os colaboradores, sociais e físicas não se encontram estatisticamente relacionadas com a satisfação. Assim sendo, será possível aumentar a fidelização à marca, se houver uma maior atenção nas experiências cognitivas e afetivas.In an increasingly competitive market where there is a wide variety of brands, it is difficult for brands to find a differentiating factor and maintain consumer loyalty. Brands must provide memorable shopping experiences to retain and attract new customers. When customers decide to shop in physical stores, they expect to enjoy the visit, enjoying cognitive, affective, social and physical experiences evoked by stimuli in the store. The aim of this study is to understand the impact of the consumer in store experience to brand loyalty, based in this case the brand IKEA in Portugal. An investigation was carried out, through literature review, which resulted in the study's research hypotheses. A quantitative study was carried out, through the collection of questionnaire data, built in Qualtrics. In total, 272 valid responses were obtained, which was subsequently analyzed using the SPSS Statistics 26 software. The results obtained provides evidence that cognitive and affective experiences are positively related to brand loyalty. On the contrary, the social dimensions with customers, social with employees, social and physical dimensions are not statistically related to satisfaction. Therefore, it will be possible to increase brand loyalty, if there is greater attention to cognitive and affective experiences.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaLopes, Nuno Miguel Neto Félix2022-02-09T15:49:17Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23444porLopes, Nuno Miguel Neto Félix (2021). “A experiência do consumidor em loja e a fidelização à marca Ikea”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:41.024025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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