Questionário de avaliação da satisfação de utentes de uma unidade sócio-ocupacional : estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Cristina Neves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40791
Resumo: A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde tem-se tornado um indicador chave na avaliação da qualidade da prestação de cuidados de saúde mental. Desta forma, os utentes passaram a ter um papel central na definição de melhores respostas para as suas necessidades, bem como para implementação de melhores práticas em saúde. Embora nos últimos anos se tenha assistido a um crescimento significativo de investigação nesta área, em Portugal estudos sobre a satisfação dos utentes continuam escassos. O objetivo geral deste estudo é desenvolver e testar um questionário de satisfação dos utentes de uma unidade socio-ocupacional com os serviços prestados. Trata-se de um estudo quantitativo exploratório, no qual se desenvolveu um Questionário de Satisfação para avaliação dos serviços disponibilizados, nomeadamente: consulta de psicologia, estimulação cognitiva, grupos de relaxamento e mindfulness, apoio laboral e social e atividades ocupacionais. Os resultados mostram uma satisfação elevada com a maioria dos serviços, especialmente com a consulta de psicologia, as atividades ocupacionais - principalmente a escrita criativa - e um impacto dos mesmos na recuperação individual dos utentes. Em conclusão, os resultados indicam um grau elevado de satisfação destes utentes e de impacto dos serviços disponibilizados pela instituição, sendo necessário desenvolver mais investigação nesta área, nomeadamente em indicadores ao nível da esperança, crescimento ativo, segurança e bem-estar na recuperação.
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spelling Questionário de avaliação da satisfação de utentes de uma unidade sócio-ocupacional : estudo pilotoIndicadoresSatisfação utentesCuidados integradosSaúde mental comunitáriaIndicatorsUser-services satisfactionIntegrated careCommunity mental healthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA satisfação dos utentes com os cuidados de saúde tem-se tornado um indicador chave na avaliação da qualidade da prestação de cuidados de saúde mental. Desta forma, os utentes passaram a ter um papel central na definição de melhores respostas para as suas necessidades, bem como para implementação de melhores práticas em saúde. Embora nos últimos anos se tenha assistido a um crescimento significativo de investigação nesta área, em Portugal estudos sobre a satisfação dos utentes continuam escassos. O objetivo geral deste estudo é desenvolver e testar um questionário de satisfação dos utentes de uma unidade socio-ocupacional com os serviços prestados. Trata-se de um estudo quantitativo exploratório, no qual se desenvolveu um Questionário de Satisfação para avaliação dos serviços disponibilizados, nomeadamente: consulta de psicologia, estimulação cognitiva, grupos de relaxamento e mindfulness, apoio laboral e social e atividades ocupacionais. Os resultados mostram uma satisfação elevada com a maioria dos serviços, especialmente com a consulta de psicologia, as atividades ocupacionais - principalmente a escrita criativa - e um impacto dos mesmos na recuperação individual dos utentes. Em conclusão, os resultados indicam um grau elevado de satisfação destes utentes e de impacto dos serviços disponibilizados pela instituição, sendo necessário desenvolver mais investigação nesta área, nomeadamente em indicadores ao nível da esperança, crescimento ativo, segurança e bem-estar na recuperação.Patient satisfaction with health care has become a key indicator in assessing the quality of mental health care delivery. In this way, users have come to play a central role in the definition of better responses to their needs, as well as in the implementation of better health practices. Although in recent years there has been a significant growth of research in this area, in Portugal studies on users-services satisfaction are still scarce. The general objective of this study is to develop and test a satisfaction questionnaire for users of a socio-occupational unit with the services provided. This is a quantitative exploratory study, in which a Satisfaction Questionnaire was developed to assess the services provided, namely: psychology consultation, cognitive stimulation, relaxation and mindfulness groups, labor and social support, and occupational activities. The results show a high satisfaction with most of the services, especially with the psychology consultation, the occupational activities, especially creative writing, and their impact on the individual recovery of users. In conclusion, the high level of satisfaction of these users and the impact of the services provided by the institution is confirmed, and further research is needed in this area, namely indicators of hope, active growth, safety and well-being in recovery.Palha, Filipa de Almeida Santos PachecoOsório, Bárbara Freire de Brito César Machado LevyVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Patrícia Cristina Neves da2023-10-11T00:30:25Z2022-11-302022-112022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40791TID:203223870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T01:35:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:29.035903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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