A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Cristela Sofia Lopes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bento, Joaquim Rodrigues
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1920
Resumo: Este relatório final de estágio tem como finalidade apresentar a experiência vivida na Prática de Ensino Supervisionada, nos 2.º e 3.º semestres da formação na área da docência, no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Ao longo destes dois semestres, realizámos atividades de estágio em dois contextos diferentes: numa turma do 1.º ciclo do ensino básico e num grupo de crianças, num jardim-de-infância. Devido às especificidades que cada um destes dois ciclos apresenta, explicitamos os contextos educacionais em que os estágios decorreram, bem como as práticas realizadas, perspetivadas de acordo com os perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Considerando que a leitura é uma competência que surge nas crianças em idade pré-escolar, antes do ensino formal, damos conta do percurso e resultados do nosso estudo, dedicado ao tema “A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar”.
id RCAP_a73268d06f5262090b6924e872ef6067
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia emergente em crianças de idade pré-escolarEducação Pré-escolarDesenvolvimento da criançaLeituraLiteraciaAaprendizagem da língua escritaLiteracia emergenteAquisição da linguagemEste relatório final de estágio tem como finalidade apresentar a experiência vivida na Prática de Ensino Supervisionada, nos 2.º e 3.º semestres da formação na área da docência, no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Ao longo destes dois semestres, realizámos atividades de estágio em dois contextos diferentes: numa turma do 1.º ciclo do ensino básico e num grupo de crianças, num jardim-de-infância. Devido às especificidades que cada um destes dois ciclos apresenta, explicitamos os contextos educacionais em que os estágios decorreram, bem como as práticas realizadas, perspetivadas de acordo com os perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Considerando que a leitura é uma competência que surge nas crianças em idade pré-escolar, antes do ensino formal, damos conta do percurso e resultados do nosso estudo, dedicado ao tema “A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar”.Abstract: This final report has the propose to present the lived experience within the second and third semesters of the Formation in Teaching Area, resulting from Master Degree in Pre-school Education and Primary School. Along these two semesters, traineeship activities were made in two different contexts: in one class from primary school and in a group of children from pre-school. Because of the specific aspects of these two levels, presents and explain the educational contexts in which the traineeship occurred, as long as the realized practices, perspective from the required specific profiles of the professional performing from the pre-school and primary school teacher. Considering reading a skill that arises in children at the pre-school level, before the formal teaching, we realize the course and results from our work dedicated to the topic: «The emergent literacy in pre-school children».Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSalgueiro, Cristela Sofia LopesBento, Joaquim Rodrigues2013-11-20T14:49:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1920porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:12.442140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
Salgueiro, Cristela Sofia Lopes
Educação Pré-escolar
Desenvolvimento da criança
Leitura
Literacia
Aaprendizagem da língua escrita
Literacia emergente
Aquisição da linguagem
title_short A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_full A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_sort A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
author Salgueiro, Cristela Sofia Lopes
author_facet Salgueiro, Cristela Sofia Lopes
Bento, Joaquim Rodrigues
author_role author
author2 Bento, Joaquim Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueiro, Cristela Sofia Lopes
Bento, Joaquim Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Desenvolvimento da criança
Leitura
Literacia
Aaprendizagem da língua escrita
Literacia emergente
Aquisição da linguagem
topic Educação Pré-escolar
Desenvolvimento da criança
Leitura
Literacia
Aaprendizagem da língua escrita
Literacia emergente
Aquisição da linguagem
description Este relatório final de estágio tem como finalidade apresentar a experiência vivida na Prática de Ensino Supervisionada, nos 2.º e 3.º semestres da formação na área da docência, no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Ao longo destes dois semestres, realizámos atividades de estágio em dois contextos diferentes: numa turma do 1.º ciclo do ensino básico e num grupo de crianças, num jardim-de-infância. Devido às especificidades que cada um destes dois ciclos apresenta, explicitamos os contextos educacionais em que os estágios decorreram, bem como as práticas realizadas, perspetivadas de acordo com os perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Considerando que a leitura é uma competência que surge nas crianças em idade pré-escolar, antes do ensino formal, damos conta do percurso e resultados do nosso estudo, dedicado ao tema “A literacia emergente em crianças de idade pré-escolar”.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-11-20T14:49:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1920
url http://hdl.handle.net/10400.19/1920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130877431644160