Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5821 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar. |
id |
RCAP_290094c4706da719139b4f68632f28e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5821 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo BrancoNegligência educacionalEscolaEncarregado de educaçãoParticipação e envolvimentoEducational neglectSchoolParentParticipation and involvementDomínio/Área Científica::Ciências SociaisTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.A relação Família-Escola tem sido caracterizada, ao longo dos tempos, como sendo pouco consistente, pouco profícua e nalguns casos inexistentes. Esta relação torna-se essencial para que os resultados dos alunos sejam positivos e assim alcancem o sucesso educativo. No entanto, muitos são os problemas que surgem dentro e fora da sala de aula, devido também ao período da adolescência. É nesta fase de desenvolvimento que ocorrem transformações físicas, psicológicas, socioculturais e cognitivas, levando a que os jovens, por vezes adotem comportamentos conflituosos e de desvio às normas. Daí ser importante a colaboração dos pais na resolução de problemas que vão surgindo ao longo do ano letivo. Assim, é importante que a família desempenhe um papel essencial na vida escolar dos jovens, tendo como dever apoiar emocionalmente e controlar a escolaridade, envolvendo-se de forma regular na vida escolar. A falta de interesse, participação e supervisão parental escolar é um fator que poderá levar o adolescente a desinteressar-se por esta instituição e torna-se uma forma de negligência por parte da família. A negligência educacional chega por vezes a ser igualmente preocupante tal como os restantes tipos de negligência. A investigação deste Trabalho de Projeto teve como foco principal a identificação e caracterização dos pais negligentes em âmbito escolar. Assim, no que diz respeito à metodologia, optou-se por um estudo de caso e por uma metodologia de carácter misto, adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa. Respeitante à recolha de dados, foram aplicados inquéritos por questionários aos alunos do 8ºano; aos pais/EE e aos DT de cada turma. Para o Coordenador de Estabelecimento, assim como par o Técnico do Gabinete de Ação Social Escolar e para o Presidente da Associação de Pais recorreu-se a entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados recolhidos através das entrevistas foi realizado através da análise de conteúdo, bem como as questões abertas colocadas dos inquéritos por questionário realizados aos DT. Os dados recolhidos pelos questionários foram analisados segundo uma análise estatística com recurso a representações gráficas. Analisados os resultados, e a partir dos sinais que a bibliografia aponta, identificaram-se pais com comportamentos/atitudes negligentes face à educação dos seus educandos. Perante esta situação, procedeu-se à elaboração de um plano de intervenção com várias atividades a implementar no Agrupamento.The relationship school-family has been characterised through time as lacking consistency, minimally fruitful and in some cases, non-existent. This relationship is essential for students to be positive and as such to be able to achieve academic success. However, there are many problems that arise both inside and outside the classroom, as well as through the adolescence period. It is during this phase of development that there are physical, psychological, socio-cultural and cognitive changes, which sometimes lead young people to having behaviours that are confrontational and which deviate from norms and regulations. It becomes therefore important for there to be a collaboration between the parents to solve these problems as they arise during the school year. Consequently, it is paramount that the family forms an essential part of the young person’s school life, having the obligation of emotionally supporting them and of controlling their school life, being actively involved in school life. The lack of interest, participation and participation of the parents in school is a factor that may lead the adolescent to lose interest in the institution and as such it becomes a form of neglect on the part of the family. Educational neglect may sometimes be as worrying as other forms of neglect. The investigation of this Project Work had as main focus the identification and characterization of the negligent parents at the school scope. Thus, with regard to the methodology, a case study and a mixed methodology were chosen, adopting a qualitative and quantitative approach. In what concerns to the data collection, questionnaire surveys were applied to the students of the 8th grade, their parents, Education Chargers and Class Directors of each class. For the School Director, as well as for the Technician of the School Office of Social Action and for the President of Parents’ Association resorted to semi-structured interviews. The treatment of the collected data of the interviews was carried out through the content analysis, as well as the open questions posed from the questionnaire surveys conducted to the and Class Directors. The collected data by the questionnaires were analyzed according to a statistical analysis using graphical representations. Analyzing the results and from the signs that the bibliography appoints, parents with negligent behaviours and attitudes were identified in relation to the education of their learners. Faced this situation, an interference plan was drawn up with several activities to be implemented in the Grouping School.Moreira, Maria João da Silva GuardadoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRamos, Marlene André Bernardo2018-01-04T15:44:58Z2017-11-292017-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5821TID:201809559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:19Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:35.608821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco |
title |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco |
spellingShingle |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco Ramos, Marlene André Bernardo Negligência educacional Escola Encarregado de educação Participação e envolvimento Educational neglect School Parent Participation and involvement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco |
title_full |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco |
title_fullStr |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco |
title_full_unstemmed |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco |
title_sort |
Estudo do perfil de encarregados de educação negligentes em âmbito escolar. O caso de uma escola do Agrupamento Amato Lusitano em Castelo Branco |
author |
Ramos, Marlene André Bernardo |
author_facet |
Ramos, Marlene André Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Maria João da Silva Guardado Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Marlene André Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negligência educacional Escola Encarregado de educação Participação e envolvimento Educational neglect School Parent Participation and involvement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Negligência educacional Escola Encarregado de educação Participação e envolvimento Educational neglect School Parent Participation and involvement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-29 2017-11-29T00:00:00Z 2018-01-04T15:44:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5821 TID:201809559 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5821 |
identifier_str_mv |
TID:201809559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130826470850560 |