A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Helena Pedro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2393
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico.
id RCAP_52494578943757583d84454c03b78027
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentesenvolvimentoparticipaçãodocentesfamíliainvolvementparticipationteachersfamilyRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico.O Relatório “A Relação entre os Encarregados de Educação e os Educadores / Professores do Primeiro Ciclo” espelha o percurso realizado em dois anos de Mestrado de Educação de Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, através da componente investigativa. Este está dividido em dois grandes capítulos. O primeiro é referente aos quatro níveis de ensino pela qual passámos, fazendo uma breve caracterização, contextualização e reflexão do percurso. O segundo capítulo é referente à revisão da literatura e à investigação, realizámos várias pesquisas para fundamentar os contributos e os obstáculos do envolvimento das famílias, assim como as tipologias de Joyce Epstein e a evolução do sistema educativo. A investigação foi realizada ao longo dos tempos de estágios, em que foram aplicadas várias entrevistas a docentes, crianças e EE (Encarregados de Educação). A análise dos dados recolhidos apresenta diferenças nas dificuldades sentidas pelos EE assim como os docentes1. No entanto, também, é notória a falta de aspetos negativos e os diferentes aspetos positivos existentes.The Report entitled "The Relationship Between Guardians and Educators / Teachers of Grade School" mirrors the course created along two years of Pre-School and Grade School Education Masters, through the investigative component. The prior is divided in two big chapters. The first concerns the four levels of teaching for which we've been through, making a brief characterization, contextualization and reflection of the course. The second chapter concerns the revision of literature and investigation, fulfilling innumerous researches to justify the contributions and the obstacles of the involvement of their families, as well as the typologies of Joyce Epstein and the evolution of the educational system. The research was conducted during the internships, in which several interviews were carried out to the teachers, children and guardians. The analysis of the collected data features differences in difficulties felt by both guardians and teachers. However, also, it’s notorious the lack of negative aspects and the difference in different positive aspects.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBrites, Helena Pedro2019-01-04T16:28:26Z2018-12-122018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2393TID:202127095por202127095info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:22Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:27.971857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
title A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
spellingShingle A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
Brites, Helena Pedro
envolvimento
participação
docentes
família
involvement
participation
teachers
family
title_short A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
title_full A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
title_fullStr A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
title_full_unstemmed A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
title_sort A relação entre encarregados de educação e educadores de infância/professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: as perceções de crianças, encarregados de educação e docentes
author Brites, Helena Pedro
author_facet Brites, Helena Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ramiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Helena Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv envolvimento
participação
docentes
família
involvement
participation
teachers
family
topic envolvimento
participação
docentes
família
involvement
participation
teachers
family
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2018-12-12T00:00:00Z
2019-01-04T16:28:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2393
TID:202127095
url http://hdl.handle.net/10400.15/2393
identifier_str_mv TID:202127095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202127095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137034402529280