O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Miguel Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24073
Resumo: Para um bom desenvolvimento psicossocial dos alunos, a presença e o suporte dos seus encarregados de educação (EE) são fundamentais. Este apoio é especialmente importante nos primeiros patamares do percurso académico, nomeadamente da infância até à adolescência, sendo necessário e benéfico para os educandos (E) verem este apoio distribuído entre professores e EE. O objetivo primário deste estudo passa por clarificar se os EE motivam e apoiam o estudo diário dos seus E. Como segundo objetivo, pretende-se explorar se o maior acompanhamento por parte dos EE influencia positivamente o nível de motivação dos alunos para um estudo regular. Por fim e, em terceiro lugar, será analisado o desenvolvimento dos alunos a nível da sua performance após este programa de acompanhamento. Para responder às questões levantadas neste projeto educativo, foi então pedido, aos onze alunos da classe de clarinete da Academia de Música de Santa Maria da Feira e aos seus respetivos EE, a participação num IQ, tendo como referência os resultados e acompanhamento do 2.º período do ano letivo 2016/2017. O questionário para os dois grupos (E e EE) foi distinto mas partilhou a origem – explorar o apoio ao estudo por parte dos EE. Ainda que com um carácter exploratório, este projeto constituiu um dos primeiros trabalhos científicos sobre o impacto dos EE no estudo individual do ensino vocacional da música. Através do IQ aplicado e posterior análise, concluí que os EE são vistos como agentes indispensáveis, que devem ter um papel ativo no estudo dos seus E e que são necessários para melhorar a sua metodologia de estudo.
id RCAP_395a9a65a0905f665a832f4d213cdd91
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da músicaMúsicaClarineteEncarregados de EducaçãoEnvolvimentoPara um bom desenvolvimento psicossocial dos alunos, a presença e o suporte dos seus encarregados de educação (EE) são fundamentais. Este apoio é especialmente importante nos primeiros patamares do percurso académico, nomeadamente da infância até à adolescência, sendo necessário e benéfico para os educandos (E) verem este apoio distribuído entre professores e EE. O objetivo primário deste estudo passa por clarificar se os EE motivam e apoiam o estudo diário dos seus E. Como segundo objetivo, pretende-se explorar se o maior acompanhamento por parte dos EE influencia positivamente o nível de motivação dos alunos para um estudo regular. Por fim e, em terceiro lugar, será analisado o desenvolvimento dos alunos a nível da sua performance após este programa de acompanhamento. Para responder às questões levantadas neste projeto educativo, foi então pedido, aos onze alunos da classe de clarinete da Academia de Música de Santa Maria da Feira e aos seus respetivos EE, a participação num IQ, tendo como referência os resultados e acompanhamento do 2.º período do ano letivo 2016/2017. O questionário para os dois grupos (E e EE) foi distinto mas partilhou a origem – explorar o apoio ao estudo por parte dos EE. Ainda que com um carácter exploratório, este projeto constituiu um dos primeiros trabalhos científicos sobre o impacto dos EE no estudo individual do ensino vocacional da música. Através do IQ aplicado e posterior análise, concluí que os EE são vistos como agentes indispensáveis, que devem ter um papel ativo no estudo dos seus E e que são necessários para melhorar a sua metodologia de estudo.In the interests of students’ psychosocial development, the presence and the support of their legal guardian are fundamental factors. This support is especially important in the first years of school education, namely from childhood to adolescence, and it is necessary and beneficial for learners to see this support shared between teachers and guardians. The primary objective of this study is to establish the extent to which guardians motivate and support their dependents in their daily studies. As a secondary objective this paper aims to explore whether greater follow-up on the part of guardians positively influences students’ motivation to study regularly. Finally, and thirdly, the development of students’ performance will be analyzed after this monitoring program. In response to the questions raised in this educational project, the eleven students of clarinet class from Academia de Música de Santa Maria da Feira and their respective guardians were asked to complete a questionnaire, relating to the results and monitoring of the 2nd term of the 2016/2017 school year. The questionnaire for the two groups (students and guardians) was distinct but had the shared objective of exploring guardian support for study. Though of an exploratory nature, this project constituted one of the first scientific works on the impact of the sponsors on the individual study of the vocational music education. Through the questionnaires and subsequent analysis, I concluded that guardians are seen as indispensable agents, who must have an active role in the study of their dependents and that are necessary to improve their study methods.2018-09-10T13:36:51Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24073TID:201945010porSilva, Pedro Miguel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:23Zoai:ria.ua.pt:10773/24073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:53.378902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
title O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
spellingShingle O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
Silva, Pedro Miguel Soares
Música
Clarinete
Encarregados de Educação
Envolvimento
title_short O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
title_full O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
title_fullStr O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
title_full_unstemmed O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
title_sort O envolvimento dos encarregados de educação na otimização da aprendizagem no ensino vocacional da música
author Silva, Pedro Miguel Soares
author_facet Silva, Pedro Miguel Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Miguel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Clarinete
Encarregados de Educação
Envolvimento
topic Música
Clarinete
Encarregados de Educação
Envolvimento
description Para um bom desenvolvimento psicossocial dos alunos, a presença e o suporte dos seus encarregados de educação (EE) são fundamentais. Este apoio é especialmente importante nos primeiros patamares do percurso académico, nomeadamente da infância até à adolescência, sendo necessário e benéfico para os educandos (E) verem este apoio distribuído entre professores e EE. O objetivo primário deste estudo passa por clarificar se os EE motivam e apoiam o estudo diário dos seus E. Como segundo objetivo, pretende-se explorar se o maior acompanhamento por parte dos EE influencia positivamente o nível de motivação dos alunos para um estudo regular. Por fim e, em terceiro lugar, será analisado o desenvolvimento dos alunos a nível da sua performance após este programa de acompanhamento. Para responder às questões levantadas neste projeto educativo, foi então pedido, aos onze alunos da classe de clarinete da Academia de Música de Santa Maria da Feira e aos seus respetivos EE, a participação num IQ, tendo como referência os resultados e acompanhamento do 2.º período do ano letivo 2016/2017. O questionário para os dois grupos (E e EE) foi distinto mas partilhou a origem – explorar o apoio ao estudo por parte dos EE. Ainda que com um carácter exploratório, este projeto constituiu um dos primeiros trabalhos científicos sobre o impacto dos EE no estudo individual do ensino vocacional da música. Através do IQ aplicado e posterior análise, concluí que os EE são vistos como agentes indispensáveis, que devem ter um papel ativo no estudo dos seus E e que são necessários para melhorar a sua metodologia de estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-09-10T13:36:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24073
TID:201945010
url http://hdl.handle.net/10773/24073
identifier_str_mv TID:201945010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137633294614528