Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Nicole
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8092
Resumo: As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no engagement nas atividades escolares e no desejo de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Obtiveram-se perfis diferenciados para cada ciclo e para os sexos, indicando a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.
id RCAP_290c75782838156baf0e202e5968f764
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexoStudy of the attitudinal and emotional profiles from Portuguese elementary school students’: characterization in function of school level and sexAtitudesInteligência EmocionalPerfisEscolaLíngua PortuguesaMatemáticaAs atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no engagement nas atividades escolares e no desejo de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Obtiveram-se perfis diferenciados para cada ciclo e para os sexos, indicando a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.2013-01-30T16:51:20Z2013-01-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/8092http://hdl.handle.net/10174/8092porRebelo, N. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo (dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Évora, Évora.ÉvoraMestradonrebelo@uevora.pt681Rebelo, Nicoleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:29.731363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
Study of the attitudinal and emotional profiles from Portuguese elementary school students’: characterization in function of school level and sex
title Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
spellingShingle Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
Rebelo, Nicole
Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
title_short Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_full Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_fullStr Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_full_unstemmed Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
title_sort Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo
author Rebelo, Nicole
author_facet Rebelo, Nicole
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Nicole
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
topic Atitudes
Inteligência Emocional
Perfis
Escola
Língua Portuguesa
Matemática
description As atitudes face à escola e às disciplinas escolares são um fenómeno determinante nos resultados escolares dos alunos, no engagement nas atividades escolares e no desejo de prosseguir estudos. As competências emocionais são determinantes para a capacidade de coping, relacionamento interpessoal e capacidade para ter êxito na vida. Recorrendo a uma amostra de 670 alunos de escolas de ensino básico português, aos quais de aplicaram o Questionário de Atitudes Face à Escola (QAFE, Rebelo et al., 2011; Candeias, 1995, 2005), Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa (QAFLP, Costa et al., 2011) Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM, Pomar et al., 2011) e EQi-yv (Candeias et al., 2011; Bar-On & Parker, 2004), caracterizaram-se os perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português. Obtiveram-se perfis diferenciados para cada ciclo e para os sexos, indicando a necessidade de se considerarem estas varáveis em separado quando se tomam decisões escolares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-30T16:51:20Z
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8092
http://hdl.handle.net/10174/8092
url http://hdl.handle.net/10174/8092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rebelo, N. (2012). Estudo dos perfis atitudinais e emocionais de alunos do ensino básico português: Caracterização em função do nível escolar e do sexo (dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Évora, Évora.
Évora
Mestrado
nrebelo@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509185490944