A motivação para a leitura no contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Joana Filipa Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8040
Resumo: No âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas englobada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o nosso Relatório Final de Estágio que irá ser apresentado de seguida. Numa primeira instância, iremos apresentar o nosso percurso ao longo de dois anos letivos que incidiram na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB e no 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Seguidamente e na segunda parte do nosso trabalho vamos dar a conhecer o trabalho de investigação por nós desenvolvido. A oferta de livros para o público infantojuvenil é cada vez mais ampla, porém é cada vez mais recorrente a demonstração de desinteresse e motivação por parte do público-alvo referido. Dado que as horas que os jovens dedicam à leitura são cada vez menos, diversas são as capacidades afetadas, como por exemplo, a compreensão. Os jovens recorrem cada vez mais à informação curta e por vezes pouco fidedigna apresentada na internet ao invés de recorrerem aos livros, perdendo-se assim a motivação para a leitura. A investigação realizada foca a motivação dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente do 6.º ano de escolaridade. A seleção destes alunos esteve diretamente relacionada com o contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal. Esta investigação foi desenvolvida através de um inquérito por questionário realizado aos vinte e cinco alunos do 6.º ano de escolaridade, referidos anteriormente. Estes alunos estão englobados num Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu. Através dos dados recolhidos é nos possível afirmar que os alunos apresentam falta de motivação para ler, sendo esse um problema com tendência a agravar, caso nada seja feito neste campo. Através do relatório PISA 2018 constatamos mais uma vez essa falta de motivação por parte dos jovens, existindo um maior número de respostas às questões “Só lê se for obrigado” à qual responderam 49% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 31 % dos inquiridos situados nosso país. No que diz respeito à resposta “Considero que a leitura é uma perda de tempo” esta foi utilizada por 28% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 22% dos inquiridos do nosso país. No que diz respeito às possibilidades económicas das famílias, este relatório apresenta uma discrepância entre as famílias com menos e mais recursos, uma vez que as famílias com menos recursos apresentam uma pontuação inferior ao nível dois de proficiência em leitura, o que se traduz em três vezes maior do que as famílias com um estatuto socioeconómico mais confortável. Foi igualmente possível constatar que os apoios imprescindíveis dos alunos quando se faz referência à leitura, são a família e os professores, sendo importante dar realce ao papel destes dois intervenientes para que este paradigma seja alterado.
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A oferta de livros para o público infantojuvenil é cada vez mais ampla, porém é cada vez mais recorrente a demonstração de desinteresse e motivação por parte do público-alvo referido. Dado que as horas que os jovens dedicam à leitura são cada vez menos, diversas são as capacidades afetadas, como por exemplo, a compreensão. Os jovens recorrem cada vez mais à informação curta e por vezes pouco fidedigna apresentada na internet ao invés de recorrerem aos livros, perdendo-se assim a motivação para a leitura. A investigação realizada foca a motivação dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente do 6.º ano de escolaridade. A seleção destes alunos esteve diretamente relacionada com o contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal. Esta investigação foi desenvolvida através de um inquérito por questionário realizado aos vinte e cinco alunos do 6.º ano de escolaridade, referidos anteriormente. Estes alunos estão englobados num Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu. Através dos dados recolhidos é nos possível afirmar que os alunos apresentam falta de motivação para ler, sendo esse um problema com tendência a agravar, caso nada seja feito neste campo. Através do relatório PISA 2018 constatamos mais uma vez essa falta de motivação por parte dos jovens, existindo um maior número de respostas às questões “Só lê se for obrigado” à qual responderam 49% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 31 % dos inquiridos situados nosso país. No que diz respeito à resposta “Considero que a leitura é uma perda de tempo” esta foi utilizada por 28% dos inquiridos referentes à média da OCDE e por 22% dos inquiridos do nosso país. No que diz respeito às possibilidades económicas das famílias, este relatório apresenta uma discrepância entre as famílias com menos e mais recursos, uma vez que as famílias com menos recursos apresentam uma pontuação inferior ao nível dois de proficiência em leitura, o que se traduz em três vezes maior do que as famílias com um estatuto socioeconómico mais confortável. Foi igualmente possível constatar que os apoios imprescindíveis dos alunos quando se faz referência à leitura, são a família e os professores, sendo importante dar realce ao papel destes dois intervenientes para que este paradigma seja alterado.Within the scope of the curricular unit of Research Seminar on Practices included in the study plan of the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education of Portuguese and History and Geography of Portugal, our Final Internship Report was prepared, which will be presented below. In a first instance, we will present our path over two academic years, which focused on Supervised Teaching Practice in the 1st CEB and 2nd CEB in Portuguese and History and Geography of Portugal. Then, and in the second part of our work, we will present the research work we have developed. The offer of books for children and young people is increasingly wide, but the demonstration of disinterest and motivation on the part of the target audience is increasingly recurrent. Since the hours that young people dedicate to reading are less and less, the abilities affected are diverse, such as comprehension. Young people increasingly resort to short and sometimes unreliable information presented on the internet instead of resorting to books, thus losing the motivation to read. The research carried out focuses on the motivation of students in the 2nd Cycle of Basic Education, more specifically in the 6th grade. The selection of these students was directly related to the context of the Supervised Teaching Practice in the 2nd Cycle of Basic Education in Portuguese and History and Geography of Portugal. Through the data collected, it is possible to state that students lack motivation to read, which is a problem that tends to get worse if nothing is done in this field. Through the PISA 2018 report, we once again found this lack of motivation on the part of young people, with a greater number of responses to the questions “Only read if you have to” to which 49% of respondents responded, referring to the OECD average, and by 31% of respondents. respondents located in our country. With regard to the answer “I consider that reading is a waste of time” this was used by 28% of respondents referring to the OECD average and by 22% of respondents in our country. With regard to the economic possibilities of families, this report shows a discrepancy between families with less and more resources, since families with less resources have a score below level two of proficiency in reading, which translates into three times higher than families with a more comfortable socioeconomic status. It was also possible to verify that the essential support of the students when referring to reading is the family and the teachers, and it is important to emphasize the role of these two actors so that this paradigm is changed.Melão, DulceBalula, João PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuNunes, Joana Filipa Gomes2023-11-27T10:18:05Z2023-04-192023-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8040TID:203405994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T02:30:40Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.075342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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