Estratégias de ensino das ciências promotoras de criatividade e pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Maria Dulce de Campos Chasqueira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3546
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
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spelling Estratégias de ensino das ciências promotoras de criatividade e pensamento críticoDidáctica das ciênciasCriatividadePensamento críticoTeste de pensamento criativo de TorranceTeste de pensamento crítico de Cornell - Nível XTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009O estudo pretende dar resposta ao seguinte problema central: “Será que se verificam melhorias dos níveis de criatividade e de pensamento crítico quando os alunos realizam actividades de ensino-aprendizagem que apelam para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico?”. Trata-se de um estudo de design quase-experimental / grupo controlo-grupo experimental / pré-teste-pós-teste / grupos não aleatórios. As observações foram realizadas num colégio particular da região do concelho de Lisboa e nele participaram alunos de duas turmas de Ciências Físico-Químicas do 8º ano de escolaridade. Com este trabalho não se pretendeu apenas fazer uma medição dos níveis de criatividade e de pensamento crítico dos alunos. Um dos grandes objectivos deste trabalho consistia na elaboração e implementação de materiais didácticos passíveis de ser utilizados em sala de aula como promotores de criatividade e pensamento crítico. Foram seleccionadas sete actividades que integraram um programa de intervenção que foi implementado durante um período lectivo no grupo experimental. Antes e depois do programa de intervenção foram administrados testes de medição de pensamento criativo (Teste de Pensamento Criativo de Torrance) e testes de medição de pensamento crítico (Teste de Pensamento Crítico de Cornell - Nível X). A análise dos resultados obtidos no pré-teste permitiu constatar que os dois grupos eram equivalentes no que diz respeito aos níveis de Criatividade e de Pensamento Crítico. Após a conclusão do estudo verificou-se que não se registaram melhorias estatisticamente significativas nos níveis de pensamento criativo e crítico dos alunos envolvidos no estudo. Verificou-se contudo que o nível de pensamento crítico dos alunos do grupo experimental no aspecto assumpções aumentou significativamente. O estudo permitiu a reflexão sobre a importância da promoção da Criatividade e do Pensamento Crítico através das práticas lectivas dos professores e concluir sobre a necessidade de formação de professores no que diz respeito à concepção e implementação de materiais didácticos.The present study seeks to answer the following central problem: “Are there improvements of the levels of creativity and critical thinking when pupils perform teaching-learning activities that call for the development of creativity and critical thinking?”. It is a study of quasi-experimental design/ control group-experimental group/ pre-test-post-test/ non-random groups. The data were collected in a private school localized in central Lisbon and involved pupils of two classes of Physics and Chemistry of the 8th grade. The purpose of this work consisted in the development and implementation of didactic materials to be used in the classroom as promoters of creativity and critical thinking and in the measurement of the levels of creativity and critical thinking of the pupils involved. Seven activities were selected and incorporated in an intervention programme that was implemented during a school term in the experimental group. At the beginning and at the end, tests measuring creativity (Torrance Test of Creative Thinking) and critical thinking (Cornell Critical Thinking Test, Level X) were administered. Analysis of the results obtained in the pre-test revealed that the two groups were equivalent in respect of levels of creativity and critical thinking as well as critical thinking aspects. After the end of the study it was found that there were no statistically significant improvements in the levels of creative and critical thinking of pupils involved in the study. It was noted, however, that the level of the critical thinking aspect, assumptions, increased significantly in the experimental group. This study allowed to reflect on the importance of promoting creativity and critical thinking through the teachers’ practices and conclude on the need for training of teachers in relation to the design and implementation of didactic materials.Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-Repositório da Universidade de LisboaSanches, Maria Dulce de Campos Chasqueira2011-06-06T14:36:43Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:24.816575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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