Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Aline César
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1523
Resumo: No cenário atual do turismo, em que se destaca a segmentação de mercado, este trabalho aborda o turismo de negócios e se propõe a apresentar a gestão das viagens corporativas como a conjugação de papéis entre uma agência de viagens especializada e a própria empresa cliente. Para tanto, é feita uma ampla análise do turismo de negócios, sua evolução ao longo do tempo, suas características próprias, as categorias em que é dividido, bem como as adaptações que os prestadores de serviços turísticos fazem para o atendimento a essa demanda. A seguir, apresenta-se a gestão de viagens corporativas, no contexto da gestão organizacional. A representatividade do setor no Brasil é ilustrada através dos seus resultados econômicos. Por fim, é apresentado o modelo de gestão de viagens utilizado pela empresa Icatu Hartford
id UFF-2_4efadf14489cc3fbd9b53735fd899a24
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1523
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativasTurismoTurismo de negóciosGestãoAgenciamentoTurismo de negóciosTourismBusiness tourismManagementTravel agenciesNo cenário atual do turismo, em que se destaca a segmentação de mercado, este trabalho aborda o turismo de negócios e se propõe a apresentar a gestão das viagens corporativas como a conjugação de papéis entre uma agência de viagens especializada e a própria empresa cliente. Para tanto, é feita uma ampla análise do turismo de negócios, sua evolução ao longo do tempo, suas características próprias, as categorias em que é dividido, bem como as adaptações que os prestadores de serviços turísticos fazem para o atendimento a essa demanda. A seguir, apresenta-se a gestão de viagens corporativas, no contexto da gestão organizacional. A representatividade do setor no Brasil é ilustrada através dos seus resultados econômicos. Por fim, é apresentado o modelo de gestão de viagens utilizado pela empresa Icatu HartfordIn the current scene of tourism, in which it distinguishes the market segmentation, this work approaches business tourism and proposes to present the business travel management as a combination of parts between a specialized travel agency and the client company. In such a way, an ample analysis of business tourism is made, its evolution throughout the time, its proper characteristics, the categories it is divided, as well as the adaptations that the suppliers of touristic services make for the attendance to this demand. To follow, it is presented business travel management, in the context of the organizational management. The representation of the sector in Brazil is illustrated through its economic results. Finally, it is presented the model of travel management used by the company Icatu HartfordMagalhães, Margarida MolinaDantas, José Carlos de SouzaSilva, Frederico Cascardo Alexandre eJesus, Aline César2016-03-21T14:39:52Z2016-03-21T14:39:52Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1523CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-25T16:27:42Zoai:app.uff.br:1/1523Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-25T16:27:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
title Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
spellingShingle Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
Jesus, Aline César
Turismo
Turismo de negócios
Gestão
Agenciamento
Turismo de negócios
Tourism
Business tourism
Management
Travel agencies
title_short Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
title_full Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
title_fullStr Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
title_full_unstemmed Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
title_sort Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
author Jesus, Aline César
author_facet Jesus, Aline César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Margarida Molina
Dantas, José Carlos de Souza
Silva, Frederico Cascardo Alexandre e
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Aline César
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo de negócios
Gestão
Agenciamento
Turismo de negócios
Tourism
Business tourism
Management
Travel agencies
topic Turismo
Turismo de negócios
Gestão
Agenciamento
Turismo de negócios
Tourism
Business tourism
Management
Travel agencies
description No cenário atual do turismo, em que se destaca a segmentação de mercado, este trabalho aborda o turismo de negócios e se propõe a apresentar a gestão das viagens corporativas como a conjugação de papéis entre uma agência de viagens especializada e a própria empresa cliente. Para tanto, é feita uma ampla análise do turismo de negócios, sua evolução ao longo do tempo, suas características próprias, as categorias em que é dividido, bem como as adaptações que os prestadores de serviços turísticos fazem para o atendimento a essa demanda. A seguir, apresenta-se a gestão de viagens corporativas, no contexto da gestão organizacional. A representatividade do setor no Brasil é ilustrada através dos seus resultados econômicos. Por fim, é apresentado o modelo de gestão de viagens utilizado pela empresa Icatu Hartford
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2016-03-21T14:39:52Z
2016-03-21T14:39:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1523
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044782906736640