Formação da imagem do golfe em Vilamoura na óptica do jogador.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24787 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Formação da imagem do golfe em Vilamoura na óptica do jogador.Marketing turísticoComportamento do consumidorImagem do destinoGolfeVilamouraTourism MarketingConsumer BehaviorDestination ImageGolfMestrado em MarketingO objectivo desta tese é perceber quais as razões e motivações do jogador de golfe, assim como as suas percepções relativamente ao destino e, consequentemente, a imagem do mesmo. Com este objectivo e, suportado num corpo teórico sólido, conceptualiza-se e testa-se um modelo de formação da imagem na óptica do jogador. A imagem de um destino é determinada em função das suas motivações, percepções, expectativas e estímulos externos recebidos, bem como de experiências anteriores, variáveis consideradas no modelo que no plano experimental foi testado para o subdestino Vilamoura. A concentração de 16% dos campos do Algarve em Vilamoura e a procura derivada conferem a este local a posição de âncora no mercado de golfe. O modelo conceptual é testado a partir da análise de dados realizada a uma amostra aleatória e significativa de jogadores que utilizaram os campos de Vilamoura. A análise estatística pretendeu identificar dimensões de formação da imagem e analisar o nível de associação entre cada uma delas. Conclui-se que o Golfe é um produto de forte conotação social, onde a manutenção e a qualidade, bem como a sua inserção e articulação com o turismo é percebida pelos que nos visitam como indispensável para a formação da imagem do destino. Com imagens diferenciadas encontram-se segmentos com grandes expectativas e outros com expectativas menores, no entanto, todos eles parecem sair satisfeitos. O papel das diferentes fontes de informação na formação desta imagem permitiu ainda concluir que todas as fontes são utilizadas ainda que para fins diferentes.The purpose of this study is to understand the reasons and motivations that drive the golfers, as well as theirs perceptions of the destination and, consequently, the image of the destination. With this aim, and supported by a solid conceptual framework, a model of destination image formation is tested. The destination image is determined by a function of motivations, perceptions, expectations and external stimuli, as well as the past experiences of the individuais. Those were the variables considered in this model that has been tested empirically in Vilamoura sub-destination. The 16% of the golf courses that are concentrated in the region and its demand render Vilamoura with a leadership position in the market. The conceptual model is tested based on data analysis of a random and significant sample of golfers that have used the golf courses in Vilamoura. The purpose of the statistical analysis was to identify the dimensions that take part of the image formation process and also the levei of association among them. In conclusion, golf is a product with strong social connotation, where maintenance and quality, and its relation with tourism are perceived as fundamental to the destination image formation to the ones who visit us. With differently images we can find groups with high expectations and others with less, although, ali of them seems to leave satisfied. The analysis of the information sources on the image formation allow us to conclude that ali the sources are used although for different purposes.ISEGMartins, Victor ManuelRepositório da Universidade de LisboaSilva, Filipa Gomes Henriques da2022-07-08T10:46:18Z2006-032006-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24787porSilva, Filipa Gomes Henriques da (2006) . " Formação da imagem do golfe em Vilamoura na óptica do jogador". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:45.288634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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