Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18070 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_4344462ffe0a3f6d439b294a3b189fcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18070 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de PortugalTurismoMarketing de DestinoMotivações Turísticas PessoaisQualidade PercebidaRisco PercebidoImagem do destinoComportamento do ConsumidorTourismDestination MarketingPersonal Tourism MotivationsPerceived QualityPerceived RiskDestination ImageConsumer BehaviorMestrado em MarketingAlguns académicos da indústria turística têm vindo a focar-se e a integrar o tema do terrorismo e risco percebido e o seu impacto no estudo do setor do turismo. Porém, existem poucos estudos acerca da temática. Este trabalho tem o propósito de combater este gap, utilizando Portugal, um dos países menos afetado pelos ataques terroristas, como análise e procedendo à realização de inquéritos por questionário a 110 turistas que estejam hospedados no país. Foi solicitado aos inquiridos a sua avaliação de Portugal, através das dimensões do modelo concetual, motivações turísticas pessoais, qualidade percebida, risco percebido e imagem do destino. Os resultados, extraídos através da utilização de uma análise descritiva e fatorial, declaram que o modelo é composto pelas dimensões qualidade percebida e risco percebido apesar da última se destacar.Some academics in the tourism industry have been focusing and integrating the theme of terrorism, perceived risk and its impact on the study in the tourism sector. However, there are few studies on the subject. This work aims to combat this gap, using Portugal, one of the countries least affected by the terrorist attacks, as an analysis and carrying out questionnaires to 110 tourists who are in the country. Respondents were asked to evaluate Portugal, through the dimensions of the conceptual model, personal tourism motivations, perceived quality, perceived risk and destination image. The results, extracted using a descriptive and factorial analysis, state that, the model is composed by two dimensions, perceived quality and perceived risk, although the dimension perceived risk stands out.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Ana Sofia Dias2019-06-21T09:09:39Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18070porCarvalho, Ana Sofia Dias (2018). "Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:11.247834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal |
title |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal |
spellingShingle |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal Carvalho, Ana Sofia Dias Turismo Marketing de Destino Motivações Turísticas Pessoais Qualidade Percebida Risco Percebido Imagem do destino Comportamento do Consumidor Tourism Destination Marketing Personal Tourism Motivations Perceived Quality Perceived Risk Destination Image Consumer Behavior |
title_short |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal |
title_full |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal |
title_fullStr |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal |
title_full_unstemmed |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal |
title_sort |
Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal |
author |
Carvalho, Ana Sofia Dias |
author_facet |
Carvalho, Ana Sofia Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Sofia Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Marketing de Destino Motivações Turísticas Pessoais Qualidade Percebida Risco Percebido Imagem do destino Comportamento do Consumidor Tourism Destination Marketing Personal Tourism Motivations Perceived Quality Perceived Risk Destination Image Consumer Behavior |
topic |
Turismo Marketing de Destino Motivações Turísticas Pessoais Qualidade Percebida Risco Percebido Imagem do destino Comportamento do Consumidor Tourism Destination Marketing Personal Tourism Motivations Perceived Quality Perceived Risk Destination Image Consumer Behavior |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-06-21T09:09:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18070 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Sofia Dias (2018). "Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131122219614208 |