Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Sofia Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18070
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_4344462ffe0a3f6d439b294a3b189fcd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de PortugalTurismoMarketing de DestinoMotivações Turísticas PessoaisQualidade PercebidaRisco PercebidoImagem do destinoComportamento do ConsumidorTourismDestination MarketingPersonal Tourism MotivationsPerceived QualityPerceived RiskDestination ImageConsumer BehaviorMestrado em MarketingAlguns académicos da indústria turística têm vindo a focar-se e a integrar o tema do terrorismo e risco percebido e o seu impacto no estudo do setor do turismo. Porém, existem poucos estudos acerca da temática. Este trabalho tem o propósito de combater este gap, utilizando Portugal, um dos países menos afetado pelos ataques terroristas, como análise e procedendo à realização de inquéritos por questionário a 110 turistas que estejam hospedados no país. Foi solicitado aos inquiridos a sua avaliação de Portugal, através das dimensões do modelo concetual, motivações turísticas pessoais, qualidade percebida, risco percebido e imagem do destino. Os resultados, extraídos através da utilização de uma análise descritiva e fatorial, declaram que o modelo é composto pelas dimensões qualidade percebida e risco percebido apesar da última se destacar.Some academics in the tourism industry have been focusing and integrating the theme of terrorism, perceived risk and its impact on the study in the tourism sector. However, there are few studies on the subject. This work aims to combat this gap, using Portugal, one of the countries least affected by the terrorist attacks, as an analysis and carrying out questionnaires to 110 tourists who are in the country. Respondents were asked to evaluate Portugal, through the dimensions of the conceptual model, personal tourism motivations, perceived quality, perceived risk and destination image. The results, extracted using a descriptive and factorial analysis, state that, the model is composed by two dimensions, perceived quality and perceived risk, although the dimension perceived risk stands out.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Ana Sofia Dias2019-06-21T09:09:39Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18070porCarvalho, Ana Sofia Dias (2018). "Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:11.247834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
title Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
spellingShingle Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
Carvalho, Ana Sofia Dias
Turismo
Marketing de Destino
Motivações Turísticas Pessoais
Qualidade Percebida
Risco Percebido
Imagem do destino
Comportamento do Consumidor
Tourism
Destination Marketing
Personal Tourism Motivations
Perceived Quality
Perceived Risk
Destination Image
Consumer Behavior
title_short Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
title_full Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
title_fullStr Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
title_full_unstemmed Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
title_sort Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal
author Carvalho, Ana Sofia Dias
author_facet Carvalho, Ana Sofia Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Sofia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing de Destino
Motivações Turísticas Pessoais
Qualidade Percebida
Risco Percebido
Imagem do destino
Comportamento do Consumidor
Tourism
Destination Marketing
Personal Tourism Motivations
Perceived Quality
Perceived Risk
Destination Image
Consumer Behavior
topic Turismo
Marketing de Destino
Motivações Turísticas Pessoais
Qualidade Percebida
Risco Percebido
Imagem do destino
Comportamento do Consumidor
Tourism
Destination Marketing
Personal Tourism Motivations
Perceived Quality
Perceived Risk
Destination Image
Consumer Behavior
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-06-21T09:09:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18070
url http://hdl.handle.net/10400.5/18070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Sofia Dias (2018). "Determinantes da intenção de compra de viagens turísticas : o caso de Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131122219614208