O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sara Raquel Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6558
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
id RCAP_293af108d1d50df515010e42cba934a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PTComércio eletrónicoFidelização do consumidorInternetMarcaMarketing comportamentalBehavioral marketingBrandConsumer loyaltyE-commerceMestrado em Controlo de Gestão e dos NegóciosCom a crescente complexidade que os mercados apresentam atualmente, tornou-se obrigatório para as empresas redesenharem novas estratégias – diferenciadoras e inovadoras – que acompanhem estas constantes mutações. Nesta nova era, intitulada era da informação, a internet possibilita uma economia à escala global, onde a circulação e a troca de dados é feita de forma livre, rápida e sem barreiras geográficas. Todos esses fatores impulsionaram que o consumidor assumisse um novo papel nas relações comerciais: mais ativo, mais exigente, bastante mais informado e, por consequência, mais desconfiado e caprichoso. De facto, surgiram novos desafios que estimularam a renovação de alguns parâmetros do marketing tradicional. O conceito de brand equity ganhou relevância, assim como se tornou fulcral para a empresa ter o cliente como centro dos seus esforços, numa perspetiva de marketing one-to-one, de forma a responder aos seus desejos. Nesta fase, em que a internet e o consumidor estão intimamente ligados, cabe às empresas retirar o maior proveito desta relação: por um lado, satisfazer os caprichos e as expetativas dos consumidores, com a informação absorvida dos dados que o marketing comportamental disponibiliza, e por outro, aproveitar um novo canal de comunicação para chegar mais rápida e eficazmente ao consumidor. Contudo, para que as empresas consigam efetivamente alcançar novos consumidores e principalmente que os consigam fidelizar num contexto de e-commerce é crucial a implementação de estratégias ao nível do marketing digital que permitam às empresas explorar e beneficiar dos paradigmas do novo contexto atual.With the increasing complexity of the markets at present, it became mandatory for companies to redesign their strategies – in a differentiating and innovative way - that will follow these constant changes. In this new era, called by the information age, the internet allows a global economy, where the circulation and exchange of data is done freely, quickly and without barriers. All these factors have improved for the consumer to acquire a new role in business relationships: more active, more demanding, much more informed and, therefore, more suspicious. In fact, new challenges have emerged which stimulated the renewal of some parameters of traditional marketing. The concept of brand equity gained prominence, and became central to the companies to have the customer as the center of their efforts, in a marketing one-to-one perspective and hoping to meet their expectations. At this stage, when the Internet and the consumer are closely linked, it is for the companies take full advantage of this relationship: on the one hand, satisfy the whims and desires of consumers supported the data absorbed by behavioral marketing, and secondly, make a new channel communication (which can be much more efficient than traditional). However, for companies to be able to effectively reach new consumers and especially able to retain them in the context of e-commerce, it is crucial the implementation of digital strategies that allow companies to explore and benefit from new paradigms of the current context.Sotomayor, Ana Maria da Silva Barbosa deRCIPLLopes, Sara Raquel Rodrigues2016-11-02T14:21:51Z2014-092014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:40.242538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
title O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
spellingShingle O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
Lopes, Sara Raquel Rodrigues
Comércio eletrónico
Fidelização do consumidor
Internet
Marca
Marketing comportamental
Behavioral marketing
Brand
Consumer loyalty
E-commerce
title_short O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
title_full O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
title_fullStr O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
title_full_unstemmed O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
title_sort O marketing comportamental no processo de fidelização do consumidor online - Estudo de caso: FNAC.PT
author Lopes, Sara Raquel Rodrigues
author_facet Lopes, Sara Raquel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sotomayor, Ana Maria da Silva Barbosa de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sara Raquel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Fidelização do consumidor
Internet
Marca
Marketing comportamental
Behavioral marketing
Brand
Consumer loyalty
E-commerce
topic Comércio eletrónico
Fidelização do consumidor
Internet
Marca
Marketing comportamental
Behavioral marketing
Brand
Consumer loyalty
E-commerce
description Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2014-09-01T00:00:00Z
2016-11-02T14:21:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6558
url http://hdl.handle.net/10400.21/6558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133415868465152