Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Catarina Nascimento dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37099
Resumo: No contexto atual existem muitas marcas e cada uma delas quer destacar-se perante o consumidor com um objetivo: vender. A FNAC Portugal é uma das marcas de retalho mais conhecidas e consumidas em Portugal, oferecendo aos seus consumidores produtos e serviços diversos. Contudo, as marcas concorrentes têm atributos e características que atraem os consumidores. Uma das particularidades da FNAC é ser uma das maiores promotoras de cultura do país, oferecendo vários eventos de cultura semanais aos seus consumidores por todo o país, como espetáculos de música, apresentação de livros, concursos de gaming, entre outros. Assim, é uma marca que se diferencia de todas as outras, também pelos conteúdos desenvolvidos e o expertise FNAC. Todos os consumidores são seres humanos e, por isso, são influenciados por diversos fatores sociais, geracionais e individuais. Ao fidelizarem-se a uma marca, esta fidelização proporciona-se através de alguns fatores, tais como satisfação, recompra, preferência e gosto pela marca, recomendação e fixação, passam por um processo de sentirem-se atentos, atraídos, bem aconselhados e seguirem para o ato de consumo. Desta forma, através da questão de partida, o que se pretende perceber é se os consumidores FNAC são fiéis à marca. Chegando à resposta através da metodologia mista, tendo como principal método o inquérito por questionário, criando cinco hipóteses. Os principais resultados desta investigação comprovam todas as hipóteses, demonstrando que os consumidores FNAC são fiéis à marca, sendo que os mesmos gostam da marca, sentem-se convencidos a avançar na compra, são assíduos no consumo, na sensação de satisfação e na recompra e têm necessidade de fixação à marca. Contudo, o consumidor sente que reconhece pouco a marca e que é pouco impactado por ela.
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