Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37099 |
Resumo: | No contexto atual existem muitas marcas e cada uma delas quer destacar-se perante o consumidor com um objetivo: vender. A FNAC Portugal é uma das marcas de retalho mais conhecidas e consumidas em Portugal, oferecendo aos seus consumidores produtos e serviços diversos. Contudo, as marcas concorrentes têm atributos e características que atraem os consumidores. Uma das particularidades da FNAC é ser uma das maiores promotoras de cultura do país, oferecendo vários eventos de cultura semanais aos seus consumidores por todo o país, como espetáculos de música, apresentação de livros, concursos de gaming, entre outros. Assim, é uma marca que se diferencia de todas as outras, também pelos conteúdos desenvolvidos e o expertise FNAC. Todos os consumidores são seres humanos e, por isso, são influenciados por diversos fatores sociais, geracionais e individuais. Ao fidelizarem-se a uma marca, esta fidelização proporciona-se através de alguns fatores, tais como satisfação, recompra, preferência e gosto pela marca, recomendação e fixação, passam por um processo de sentirem-se atentos, atraídos, bem aconselhados e seguirem para o ato de consumo. Desta forma, através da questão de partida, o que se pretende perceber é se os consumidores FNAC são fiéis à marca. Chegando à resposta através da metodologia mista, tendo como principal método o inquérito por questionário, criando cinco hipóteses. Os principais resultados desta investigação comprovam todas as hipóteses, demonstrando que os consumidores FNAC são fiéis à marca, sendo que os mesmos gostam da marca, sentem-se convencidos a avançar na compra, são assíduos no consumo, na sensação de satisfação e na recompra e têm necessidade de fixação à marca. Contudo, o consumidor sente que reconhece pouco a marca e que é pouco impactado por ela. |
id |
RCAP_4582e7d3b1fc3cdb68135f70493b3ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37099 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac PortugalFidelizaçãoConsumidorConsumoLove BrandLoyaltyConsumerConsumptionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNo contexto atual existem muitas marcas e cada uma delas quer destacar-se perante o consumidor com um objetivo: vender. A FNAC Portugal é uma das marcas de retalho mais conhecidas e consumidas em Portugal, oferecendo aos seus consumidores produtos e serviços diversos. Contudo, as marcas concorrentes têm atributos e características que atraem os consumidores. Uma das particularidades da FNAC é ser uma das maiores promotoras de cultura do país, oferecendo vários eventos de cultura semanais aos seus consumidores por todo o país, como espetáculos de música, apresentação de livros, concursos de gaming, entre outros. Assim, é uma marca que se diferencia de todas as outras, também pelos conteúdos desenvolvidos e o expertise FNAC. Todos os consumidores são seres humanos e, por isso, são influenciados por diversos fatores sociais, geracionais e individuais. Ao fidelizarem-se a uma marca, esta fidelização proporciona-se através de alguns fatores, tais como satisfação, recompra, preferência e gosto pela marca, recomendação e fixação, passam por um processo de sentirem-se atentos, atraídos, bem aconselhados e seguirem para o ato de consumo. Desta forma, através da questão de partida, o que se pretende perceber é se os consumidores FNAC são fiéis à marca. Chegando à resposta através da metodologia mista, tendo como principal método o inquérito por questionário, criando cinco hipóteses. Os principais resultados desta investigação comprovam todas as hipóteses, demonstrando que os consumidores FNAC são fiéis à marca, sendo que os mesmos gostam da marca, sentem-se convencidos a avançar na compra, são assíduos no consumo, na sensação de satisfação e na recompra e têm necessidade de fixação à marca. Contudo, o consumidor sente que reconhece pouco a marca e que é pouco impactado por ela.In the current context there are many brands and each one of them wants to stand out before the consumer with one objective: to sell. FNAC Portugal is one of the best known and most consumed retail brands in Portugal, offering its consumers diverse products and services. However, competing brands have attributes and characteristics that appeal to consumers. One of FNAC's particularities is that it is one of the largest culture promoters in the country, offering several weekly cultural events to its consumers throughout the country, such as music shows, book presentations, gaming contests, among others. Thus, it is a brand that differentiates itself from all others, also due to the developed content and FNAC expertise. All consumers are human beings and, therefore, are influenced by different social, generational and individual factors. By becoming loyal to a brand, this loyalty is provided through some factors, such as satisfaction, repurchase, preference and liking for the brand, recommendation and fixation, they go through a process of feeling attentive, attracted, well advised and following for the act of consumption. Thus, through the starting question, what is intended to be understood is whether FNAC consumers are loyal to the brand. Coming to the answer through the mixed methodology, having as main method the inquiry by survey, creating five hypotheses. The main results of this investigation confirm all hypotheses, demonstrating that FNAC consumers are loyal to the brand, and that they like the brand, feel convinced to move forward in the purchase, are diligent in consumption, in the sense of satisfaction and in the repurchase and they need to be attached to the brand. However, the consumer feels that he recognizes the brand little and that he is little impacted by it.Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Catarina Nascimento dos2022-03-29T00:30:26Z2022-02-042021-092022-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37099TID:202955974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:09.786567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal |
title |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal |
spellingShingle |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal Santos, Catarina Nascimento dos Fidelização Consumidor Consumo Love Brand Loyalty Consumer Consumption Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal |
title_full |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal |
title_fullStr |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal |
title_full_unstemmed |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal |
title_sort |
Fidelização à marca e comportamento do consumidor : estudo de caso Fnac Portugal |
author |
Santos, Catarina Nascimento dos |
author_facet |
Santos, Catarina Nascimento dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Catarina Nascimento dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fidelização Consumidor Consumo Love Brand Loyalty Consumer Consumption Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Fidelização Consumidor Consumo Love Brand Loyalty Consumer Consumption Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
No contexto atual existem muitas marcas e cada uma delas quer destacar-se perante o consumidor com um objetivo: vender. A FNAC Portugal é uma das marcas de retalho mais conhecidas e consumidas em Portugal, oferecendo aos seus consumidores produtos e serviços diversos. Contudo, as marcas concorrentes têm atributos e características que atraem os consumidores. Uma das particularidades da FNAC é ser uma das maiores promotoras de cultura do país, oferecendo vários eventos de cultura semanais aos seus consumidores por todo o país, como espetáculos de música, apresentação de livros, concursos de gaming, entre outros. Assim, é uma marca que se diferencia de todas as outras, também pelos conteúdos desenvolvidos e o expertise FNAC. Todos os consumidores são seres humanos e, por isso, são influenciados por diversos fatores sociais, geracionais e individuais. Ao fidelizarem-se a uma marca, esta fidelização proporciona-se através de alguns fatores, tais como satisfação, recompra, preferência e gosto pela marca, recomendação e fixação, passam por um processo de sentirem-se atentos, atraídos, bem aconselhados e seguirem para o ato de consumo. Desta forma, através da questão de partida, o que se pretende perceber é se os consumidores FNAC são fiéis à marca. Chegando à resposta através da metodologia mista, tendo como principal método o inquérito por questionário, criando cinco hipóteses. Os principais resultados desta investigação comprovam todas as hipóteses, demonstrando que os consumidores FNAC são fiéis à marca, sendo que os mesmos gostam da marca, sentem-se convencidos a avançar na compra, são assíduos no consumo, na sensação de satisfação e na recompra e têm necessidade de fixação à marca. Contudo, o consumidor sente que reconhece pouco a marca e que é pouco impactado por ela. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09 2022-03-29T00:30:26Z 2022-02-04 2022-02-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/37099 TID:202955974 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/37099 |
identifier_str_mv |
TID:202955974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132022776528896 |