Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2233 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Nos últimos anos, os cidadãos, enquanto consumidores, são constantemente confrontados com a necessidade da tomada de decisões em relação às finanças pessoais. A Educação Financeira (EF) é reconhecidamente uma temática abstrata para as crianças nos primeiros anos, provavelmente pelo facto de existir um grande distanciamento entre elas e o conhecimento sobre o dinheiro. Por isso, torna-se fundamental o desenvolvimento de temáticas preparatórias para a EF desde os primeiros anos. Assim, desenvolveu-se um estudo que pretendeu perceber se os alunos do 4.º ano de escolaridade estavam capacitados para lidar com questões financeiras e efetuar as melhores escolhas, tendo como finalidade a poupança. Foram definidos os seguintes objetivos: Identificar o conhecimento prévio dos alunos face ao vocabulário específico das questões financeiras; Capacitar os alunos de vocabulário ao nível financeiro; Desenvolver a capacidade de recolha de informação necessária à aquisição de um produto, análise da informação recolhida e decisão sobre a opção mais vantajosa, tendo a poupança como objetivo; Construir o orçamento individual, com base nos conhecimentos adquiridos. Tendo em conta o problema e os objetivos, optou-se pela metodologia qualitativa, tendo sido seguido o método descritivo. Foram utilizadas diferentes técnicas e métodos de recolha de dados, tais como: observação; questionários; documentos dos alunos e meios audiovisuais – registo fotográfico. A turma do 4.º ano de escolaridade, onde o estudo foi desenvolvido, era composta por 22 alunos. Foi implementada uma Proposta Didática no âmbito da EF, que contou com dois questionários, duas fichas formativas e a elaboração de um orçamento individual. Os resultados mostraram que os alunos, apesar de não possuírem conhecimentos prévios sobre EF, conseguiram desenvolver capacidades relativas a esta temática, tendo tomado decisões conscientes, elaborado o seu orçamento, tendo a poupança como objetivo. Superar desafios, cativar as crianças e promover o melhor desenvolvimento das suas capacidades, foram algumas das aprendizagens fundamentais adquiridas durante todo este percurso. |
id |
RCAP_9882fbf7a68e0d8b29b9fff663ce0242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2233 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadeEnsino da matemáticaEducação financeiraPoupançaOrçamentoMathematics teachingFinancial educationSavingsBudgetO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Nos últimos anos, os cidadãos, enquanto consumidores, são constantemente confrontados com a necessidade da tomada de decisões em relação às finanças pessoais. A Educação Financeira (EF) é reconhecidamente uma temática abstrata para as crianças nos primeiros anos, provavelmente pelo facto de existir um grande distanciamento entre elas e o conhecimento sobre o dinheiro. Por isso, torna-se fundamental o desenvolvimento de temáticas preparatórias para a EF desde os primeiros anos. Assim, desenvolveu-se um estudo que pretendeu perceber se os alunos do 4.º ano de escolaridade estavam capacitados para lidar com questões financeiras e efetuar as melhores escolhas, tendo como finalidade a poupança. Foram definidos os seguintes objetivos: Identificar o conhecimento prévio dos alunos face ao vocabulário específico das questões financeiras; Capacitar os alunos de vocabulário ao nível financeiro; Desenvolver a capacidade de recolha de informação necessária à aquisição de um produto, análise da informação recolhida e decisão sobre a opção mais vantajosa, tendo a poupança como objetivo; Construir o orçamento individual, com base nos conhecimentos adquiridos. Tendo em conta o problema e os objetivos, optou-se pela metodologia qualitativa, tendo sido seguido o método descritivo. Foram utilizadas diferentes técnicas e métodos de recolha de dados, tais como: observação; questionários; documentos dos alunos e meios audiovisuais – registo fotográfico. A turma do 4.º ano de escolaridade, onde o estudo foi desenvolvido, era composta por 22 alunos. Foi implementada uma Proposta Didática no âmbito da EF, que contou com dois questionários, duas fichas formativas e a elaboração de um orçamento individual. Os resultados mostraram que os alunos, apesar de não possuírem conhecimentos prévios sobre EF, conseguiram desenvolver capacidades relativas a esta temática, tendo tomado decisões conscientes, elaborado o seu orçamento, tendo a poupança como objetivo. Superar desafios, cativar as crianças e promover o melhor desenvolvimento das suas capacidades, foram algumas das aprendizagens fundamentais adquiridas durante todo este percurso.The present research was developed within the Supervised Teaching Practice from the Pre-school and Primary Teaching Education (1st cycle) Master’s Degree. Citizens, as the consumers of the global age, are constantly confronted with decision-making regarding personal finance. Financial Education (FE) is admittedly an abstract theme for children in their early years, probably due to a substantial rift between them and the knowledge they have about money. For this same reason, the development of preparatory topics in FE from their early years has become a fundamental point when educating the citizens of tomorrow. Thus, a study was developed with the objective of understand if students in the 4th grade are able to deal with financial issues and make the best choices, with the end purpose of saving money. The following objectives were defined: to assess students’ prior knowledge regarding the specific financial vocabulary; To equip students with financial vocabulary; To develop their capacity to collect the information they might need to know to acquire a product, to analyze the information collected and to decide on the most advantageous option, having saving money as their objective; To build an individual budget, based on the knowledge gained. Taking into account the problematic and the objectives, the qualitative methodology was adopted, and the descriptive method was followed. Different techniques of data mining were used such as: observation; surveys; student documents and audiovisual media - photographic records. The class of 4th graders where the study was developed consisted of a total of 22 students. A didactic proposal was implemented within the FE scope, which consisted of two surveys, two training files and the preparation of an individual budget. Results showed that although students lacked knowledge about FE beforehand, they were able to develop competences related to the subject by making conscious decisions and elaborating their budgets with the objective saving money. Overcoming challenges, how to captivate children and promoting the best development of their abilities were some of the fundamental teachings that I acquired throughout this process.2019-09-23T16:34:40Z2019-07-11T00:00:00Z2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2233TID:202284760porGonçalves, Marina Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:59Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:27.807577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
title |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade Gonçalves, Marina Helena Ensino da matemática Educação financeira Poupança Orçamento Mathematics teaching Financial education Savings Budget |
title_short |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
title_full |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
title_sort |
Educação financeira e matemática: um caminho para a poupança. Estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade |
author |
Gonçalves, Marina Helena |
author_facet |
Gonçalves, Marina Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Marina Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Educação financeira Poupança Orçamento Mathematics teaching Financial education Savings Budget |
topic |
Ensino da matemática Educação financeira Poupança Orçamento Mathematics teaching Financial education Savings Budget |
description |
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Nos últimos anos, os cidadãos, enquanto consumidores, são constantemente confrontados com a necessidade da tomada de decisões em relação às finanças pessoais. A Educação Financeira (EF) é reconhecidamente uma temática abstrata para as crianças nos primeiros anos, provavelmente pelo facto de existir um grande distanciamento entre elas e o conhecimento sobre o dinheiro. Por isso, torna-se fundamental o desenvolvimento de temáticas preparatórias para a EF desde os primeiros anos. Assim, desenvolveu-se um estudo que pretendeu perceber se os alunos do 4.º ano de escolaridade estavam capacitados para lidar com questões financeiras e efetuar as melhores escolhas, tendo como finalidade a poupança. Foram definidos os seguintes objetivos: Identificar o conhecimento prévio dos alunos face ao vocabulário específico das questões financeiras; Capacitar os alunos de vocabulário ao nível financeiro; Desenvolver a capacidade de recolha de informação necessária à aquisição de um produto, análise da informação recolhida e decisão sobre a opção mais vantajosa, tendo a poupança como objetivo; Construir o orçamento individual, com base nos conhecimentos adquiridos. Tendo em conta o problema e os objetivos, optou-se pela metodologia qualitativa, tendo sido seguido o método descritivo. Foram utilizadas diferentes técnicas e métodos de recolha de dados, tais como: observação; questionários; documentos dos alunos e meios audiovisuais – registo fotográfico. A turma do 4.º ano de escolaridade, onde o estudo foi desenvolvido, era composta por 22 alunos. Foi implementada uma Proposta Didática no âmbito da EF, que contou com dois questionários, duas fichas formativas e a elaboração de um orçamento individual. Os resultados mostraram que os alunos, apesar de não possuírem conhecimentos prévios sobre EF, conseguiram desenvolver capacidades relativas a esta temática, tendo tomado decisões conscientes, elaborado o seu orçamento, tendo a poupança como objetivo. Superar desafios, cativar as crianças e promover o melhor desenvolvimento das suas capacidades, foram algumas das aprendizagens fundamentais adquiridas durante todo este percurso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23T16:34:40Z 2019-07-11T00:00:00Z 2019-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2233 TID:202284760 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2233 |
identifier_str_mv |
TID:202284760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131520566296576 |