Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17038 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Jornalismo |
id |
RCAP_2944c29e72749b48b1c0153ebd3ecbf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXIJornalismoBrandingIdentidadeImagemFuturismoOrpheuJournalismBrandingIdentityImageFuturismOrpheuDissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de JornalismoA história da literatura portuguesa faz-se de autores, grupos, movimentos e obras que contribuíram para a afirmação da identidade do país no mundo. A edição da revista Orpheu, que representou um dos períodos de encontro entre a Língua e a Arte portuguesas, cumpriu o seu primeiro centenário em 2015. O branding dos autores desta geração, inicialmente trabalhado pelos próprios, é hoje planeado e desenvolvido pelas editoras que detêm os direitos das suas obras, que pretendem republicar esses títulos, ou publicar obras inéditas. Este estudo pretende compreender o papel dos órgãos de comunicação social impressos no processo de divulgação dos autores futuristas portugueses e das suas obras, analisar a evolução da imagem desses autores através da promoção desenvolvida pelas editoras e de que forma esse trabalho contribui para a valorização das obras no mercado livreiro em Portugal. Nesse sentido, procedeu-se à análise de conteúdo das 71 peças jornalísticas com referência a Orpheu e aos autores desta geração (Cesário Verde, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros e Raul Leal), resultado da aplicação da técnica de clipping em 120 edições de cinco órgãos de comunicação social impressos, generalistas e especializados, com diferentes periodicidades (Revista LER; Jornal de Letras; Time Out Lisboa; Expresso e Público). A recolha feita através de clipping permitiu também proceder à análise iconográfica das imagens presentes nas peças jornalísticas onde se identificaram referências à Geração de Orpheu. Pudemos verificar que, ao longo do período considerado para este estudo, Fernando Pessoa foi o autor da Geração Orpheu mais referenciado pelos órgãos de comunicação social analisados. Por outro lado, as referências a Raul Leal são quase nulas. Estes resultados mostram-nos a disparidade de tratamento e divulgação dos autores em apreço nos media. O Público e o Jornal de Letras, Artes e Ideias souberam capitalizar o centenário de Orpheu para aumentar as referências aos autores desta geração e à própria revista, valorizando este período histórico-cultural da literatura portuguesa.The history of Portuguese literature is made up of authors, groups, movements and works that contributed to the affirmation of the country’s identity in the world. The Orpheu magazine, which represented one of the periods between the Portuguese Language and Art, fulfilled its first centenary in 2015. The branding initially worked on by the authors is now planned and developed by the publishers who own the rights of their works or want to republish them. This research intends to comprehend the role of the media in the process of communication of the futurist Portuguese authors and their works, analyze the evolution of the image of those authors through the promotion developed by publishers and how that image has contributed to maintain the sales of the works on the book market in Portugal. In this sense, we analyze the content of 71 journal entries with references to Orpheu magazine and the futurist authors under study (Cesário Verde, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros and Raul Leal), in result of the application of clipping on 120 editions of five portuguese printed media, general and specialized, with different periodicities (Revista LER, Jornal de Letras; Time Out Lisboa, Expresso and Público). The collection made by clipping also allowed to carry out the iconographic analysis of the images present in the journalistic pieces/journal entries where references about Orpheu and the authors considered were identified. It could be verified that, during the period considered for this study, Fernando Pessoa was the most referenced author of the futurists authors by the media analyzed. On the other hand, the references to Raul Leal are almost null. These show us the disparity of treatment and divulgation of the authors in the media. The portuguese newspapers Público and Jornal de Letras, Artes e Ideias capitalized on the centenary of Orpheu to increase the references to the authors of this generation and the magazine itself, valuing this cultural period of the Portuguese literature.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasTrindade, Alice DonatRepositório da Universidade de LisboaPires, Joana Carolina Teixeira2019-12-13T01:30:11Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17038TID:202173925porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:20.175867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI |
title |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI |
spellingShingle |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI Pires, Joana Carolina Teixeira Jornalismo Branding Identidade Imagem Futurismo Orpheu Journalism Branding Identity Image Futurism Orpheu |
title_short |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI |
title_full |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI |
title_fullStr |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI |
title_full_unstemmed |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI |
title_sort |
Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI |
author |
Pires, Joana Carolina Teixeira |
author_facet |
Pires, Joana Carolina Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trindade, Alice Donat Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Joana Carolina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Branding Identidade Imagem Futurismo Orpheu Journalism Branding Identity Image Futurism Orpheu |
topic |
Jornalismo Branding Identidade Imagem Futurismo Orpheu Journalism Branding Identity Image Futurism Orpheu |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Jornalismo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 2018-12-13T00:00:00Z 2019-12-13T01:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17038 TID:202173925 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17038 |
identifier_str_mv |
TID:202173925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131112920842240 |