Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Joana Carolina Teixeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17038
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Jornalismo
id RCAP_2944c29e72749b48b1c0153ebd3ecbf8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXIJornalismoBrandingIdentidadeImagemFuturismoOrpheuJournalismBrandingIdentityImageFuturismOrpheuDissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de JornalismoA história da literatura portuguesa faz-se de autores, grupos, movimentos e obras que contribuíram para a afirmação da identidade do país no mundo. A edição da revista Orpheu, que representou um dos períodos de encontro entre a Língua e a Arte portuguesas, cumpriu o seu primeiro centenário em 2015. O branding dos autores desta geração, inicialmente trabalhado pelos próprios, é hoje planeado e desenvolvido pelas editoras que detêm os direitos das suas obras, que pretendem republicar esses títulos, ou publicar obras inéditas. Este estudo pretende compreender o papel dos órgãos de comunicação social impressos no processo de divulgação dos autores futuristas portugueses e das suas obras, analisar a evolução da imagem desses autores através da promoção desenvolvida pelas editoras e de que forma esse trabalho contribui para a valorização das obras no mercado livreiro em Portugal. Nesse sentido, procedeu-se à análise de conteúdo das 71 peças jornalísticas com referência a Orpheu e aos autores desta geração (Cesário Verde, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros e Raul Leal), resultado da aplicação da técnica de clipping em 120 edições de cinco órgãos de comunicação social impressos, generalistas e especializados, com diferentes periodicidades (Revista LER; Jornal de Letras; Time Out Lisboa; Expresso e Público). A recolha feita através de clipping permitiu também proceder à análise iconográfica das imagens presentes nas peças jornalísticas onde se identificaram referências à Geração de Orpheu. Pudemos verificar que, ao longo do período considerado para este estudo, Fernando Pessoa foi o autor da Geração Orpheu mais referenciado pelos órgãos de comunicação social analisados. Por outro lado, as referências a Raul Leal são quase nulas. Estes resultados mostram-nos a disparidade de tratamento e divulgação dos autores em apreço nos media. O Público e o Jornal de Letras, Artes e Ideias souberam capitalizar o centenário de Orpheu para aumentar as referências aos autores desta geração e à própria revista, valorizando este período histórico-cultural da literatura portuguesa.The history of Portuguese literature is made up of authors, groups, movements and works that contributed to the affirmation of the country’s identity in the world. The Orpheu magazine, which represented one of the periods between the Portuguese Language and Art, fulfilled its first centenary in 2015. The branding initially worked on by the authors is now planned and developed by the publishers who own the rights of their works or want to republish them. This research intends to comprehend the role of the media in the process of communication of the futurist Portuguese authors and their works, analyze the evolution of the image of those authors through the promotion developed by publishers and how that image has contributed to maintain the sales of the works on the book market in Portugal. In this sense, we analyze the content of 71 journal entries with references to Orpheu magazine and the futurist authors under study (Cesário Verde, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros and Raul Leal), in result of the application of clipping on 120 editions of five portuguese printed media, general and specialized, with different periodicities (Revista LER, Jornal de Letras; Time Out Lisboa, Expresso and Público). The collection made by clipping also allowed to carry out the iconographic analysis of the images present in the journalistic pieces/journal entries where references about Orpheu and the authors considered were identified. It could be verified that, during the period considered for this study, Fernando Pessoa was the most referenced author of the futurists authors by the media analyzed. On the other hand, the references to Raul Leal are almost null. These show us the disparity of treatment and divulgation of the authors in the media. The portuguese newspapers Público and Jornal de Letras, Artes e Ideias capitalized on the centenary of Orpheu to increase the references to the authors of this generation and the magazine itself, valuing this cultural period of the Portuguese literature.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasTrindade, Alice DonatRepositório da Universidade de LisboaPires, Joana Carolina Teixeira2019-12-13T01:30:11Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17038TID:202173925porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:20.175867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
title Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
spellingShingle Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
Pires, Joana Carolina Teixeira
Jornalismo
Branding
Identidade
Imagem
Futurismo
Orpheu
Journalism
Branding
Identity
Image
Futurism
Orpheu
title_short Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
title_full Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
title_fullStr Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
title_full_unstemmed Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
title_sort Branding Literário: a imagem dos autores da Geração de Orpheu no século XXI
author Pires, Joana Carolina Teixeira
author_facet Pires, Joana Carolina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, Alice Donat
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Joana Carolina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Branding
Identidade
Imagem
Futurismo
Orpheu
Journalism
Branding
Identity
Image
Futurism
Orpheu
topic Jornalismo
Branding
Identidade
Imagem
Futurismo
Orpheu
Journalism
Branding
Identity
Image
Futurism
Orpheu
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Jornalismo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2018-12-13T00:00:00Z
2019-12-13T01:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17038
TID:202173925
url http://hdl.handle.net/10400.5/17038
identifier_str_mv TID:202173925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131112920842240